DEV Community

Cover image for Solidão | Ansiedade😿
Guilherme FGR
Guilherme FGR

Posted on

Solidão | Ansiedade😿

Hoje, ontem ou até mesmo há alguns dias, você que está lendo se sentiu sozinho, desmotivado, cansado e ansioso supostamente sem motivo algum ou até mesmo se sentiu sozinho mesmo tão conectado com as pessoas na internet.

Bom, estamos mesmo realmente tão conectados?

A resposta é bem simples: Não.

Com o passar dos anos paramos de frequentar a escola, universidade e até mesmo as festas que costumávamos ir e nos sentir acolhidos ou não. Trabalhamos de casa, fazemos tudo pelo celular e não damos a devida atenção ao mundo a nossa volta.

Antigamente nos sentíamos bem mostrando um brinquedo, figurinha ou até mesmo um relógio novo que ganhamos dos nossos pais.
Ficávamos felizes com um amigo ou colega ganhando também, mas ultimamente a forma como as pessoas mostram seu sucesso tem sido um pouco irreal.

Mas por que irreal?

Eu lhes digo, pelo simples fato de hoje as pessoas não mostram ou não falam a realidade de suas vidas, fazendo com que pessoas comparem suas vidas com feeds de Instagram que mostram os sucessos e belas fotos de lugares e produtos de última geração.

Hoje pessoas publicam suas conquistas e vitórias em suas redes sociais e esquecem de mostrar que assim como todo ser humano ela também tem seus dias de luta.

Mas isso é uma faca de dois gumes, da mesma forma que você vendo o Instagram de algum dev no Canadá ou alguém que acabou de entrar em uma grande empresa. Essa pessoa "sucedida" também passou e passa muita ansiedade vendo feed de pessoas que podem ter ou não o mesmo sucesso que ela. Entretanto esquecemos de mostrar a nossa jornada para conseguir atingir algo, ocasionando um falso sentimento de fracasso nos outros.

Muitas vezes em conversas com pessoas da minha bolha dos 20's se comparam com uma pessoa no Instagram postando uma selfie que publicou para mostrar que trocou de celular.

E sabe o mais irônico?

Essa pessoa que postou a foto com o celular novo, comprou o mesmo, pois viu que algum influenciador trocou e agora o que ela tinha ficou "ultrapassado" e tem medo de ser julgada por usar algo "que ficou para trás" pois na mente dela e de muitos assim como eu algo diz:

"Uma pessoa sucedida supostamente nunca fica para trás.

Esquecemos de celebrar nossas pequenas vitórias diárias!
Mesmo não sendo o melhor somos campeões, numa olimpíada existem 3 vencedores e na vida todos somos, temos que lembrar que acordar todo dia já é uma grande vitória.

Mas já parou para pensar o real motivo a qual nós queremos objetos e gostamos de ver coisas como unboxing do novo Macbook?

Simplesmente pelo fato que sempre foi assim, somos animais coletores e isso está enraizado em nosso DNA, mesmo há 50000 anos já fazíamos isso.
Fazíamos juntos e em bando, bando esse que viva os mesmos problemas e por isso a conquista era realmente vista como um sucesso e não um fracasso de quem não conseguiu algo.

Percebe como nascemos para estarmos fisicamente juntos?
Como dito no vídeo Solidão de Kurzgesagt – In a Nutshell

We are still biologically fine-tuned to being with each other.

estudos em grande escala mostraram
que o estresse que vem da solidão crônica
está entre as coisas mais prejudiciais
que podemos experimentar como humanos
faz você envelhecer mais rápido,
torna o câncer mais mortal
Alzheimer avança mais rápido
seu sistema imunológico mais fraco
a solidão é duas vezes mais mortal
que a obesidade
e tão mortal quanto fumar 
um maço de cigarros por dia
a coisa mais perigosa sobre 
isso é que uma vez que se torna
crônico pode se tornar autossustentável
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Estamos vivendo a cada ano que passa um ano mais conectado por aparências e menos por pessoas.

Não somos mais um bando de pessoas juntas, somos apenas seres individuais que ficam se comparando com outros seres individuais e isso nos faz querer sempre pensar que estamos fazendo algo errado em não ter o mesmo que uma pessoa e/ou nos sentimos fracassados em não atingir um cargo no Facebook ou Google.

Ok, mas ainda não respondeu por que sentimos a necessidade de ter tudo de última linha?

Para nos sentirmos parte e aceitos por um grupo seleto de vencedores que constantemente somos bombardeados com fotos no Instagram e Linkedin.

Temos nos medido com o sucesso dos outros e não temos aprendido com o fracasso dos outros.

O que é sucesso?

Bom, isso uma reposta individual.

Saiba muito bem onde quer chegar e não ache que apenas por que um colega seu trabalha na Totvs você é um fracasso, apenas ele trabalha na Totvs e você no seu trabalho.

Sendo bem claro, não se personifique em pessoas cujo acredita que a vida dela foi apenas feita de sucessos repetidos.
Aprenda que na vida todos vamos ter uma história e se realmente quer aquele cargo no banco Inter, estude!

Se você tem 60 anos e está aprendendo programação saiba que ainda é novo e toda a bagagem que tem vai ser positiva para quando realmente verem o valor que você tem.
Você é uma tamareira que demora 70 anos para dar um belo fruto carregando a vida e extraindo o melhor dela.

Se você tem 40 anos saiba que está no seu melhor momento onde tem experiência.
Você é como um whiskey Royal Salute 40 anos, envelhecido no carvalho e realmente sendo o melhor que pode oferecer!

Se você tem 20 anos saiba que tem muito para viver e aprender com pessoas que tem mais experiência que você
Você é um whiskey que ainda não está pronto e também é uma tamareira que ainda não tem frutos, você tem que saber que os seus sucessos podem acontecer em todas as idades então pare de se comparar com outras pessoas e viva a SUA vida. 😸

Discussion (0)