DEV Community 👩‍💻👨‍💻

guiadeti
guiadeti

Posted on • Originally published at guiadeti.com.br on

Curso gratuito sobre Metaverso, Web3, Tecnologias Web e seus impactos na sociedade é oferecido pela NIC.br

Image description

Iniciativa terá a participação de especialistas renomados na área; Metaverso e Web3, padrões e novas tecnologias Web são temas dos encontros.

Com o intuito de fomentar a discussão sobre tecnologias Web e seus desdobramentos na sociedade, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Ceweb.br | NIC.br) promove, a partir de agosto, a série “Encontros com a Web”. A iniciativa é gratuita e oferecerá aos participantes a oportunidade de terem acesso a tendências no universo das tecnologias Web, além da possibilidade de debate com renomados especialistas brasileiros. Ao todo, serão cinco encontros online , com vagas limitadas.

O público-alvo são profissionais e estudantes de tecnologia, além de entusiastas do assunto que buscam estar sempre atualizados quanto aos principais temas e fenômenos que permeiam a Web. Para pleitear uma das 30 vagas, o interessado terá de passar por um processo de seleção, no qual precisará enviar o currículo atualizado e uma carta de motivação explicando por que a iniciativa é relevante para sua atuação profissional.

As inscrições vão até 5 de agosto, e os selecionados às vagas, que poderão participar de todos os encontros, serão conhecidos no dia 15 do mesmo mês. Para obter certificado de participação, é preciso ter presença mínima de 75%, além de concluir uma atividade proposta para o encontro final.

“A série “Encontros com a Web” faz parte do nosso princípio em disseminar as tecnologias da Web aberta. Temos realizado nos últimos anos trabalho de divulgar essas tecnologias e fazer com que cada vez mais as pessoas se conscientizem sobre a importância de termos uma Web de todos e para todos”, explica Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br | NIC.br.

Os encontros serão compostos de uma apresentação por cada palestrante, seguida de debates com os participantes. “É também uma oportunidade de troca de ideias entre o público selecionado e os especialistas, proporcionando networking que dificilmente aconteceria num evento comum. Entendemos que o trabalho com tecnologia é colaborativo, por essa razão, consideramos esse intercâmbio tão importante”, complementa Diniz.

Confira abaixo mais detalhes sobre a programação.

▪ 31/08 – O que é a Web e sua história

– Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br | NIC.br

– Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento Web do Ceweb.br

– Diogo Cortiz, pesquisador no Ceweb.br e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP

▪ 28/09 – Comportamento na Web e o fenômeno das novas redes sociais

– Anna Bentes (Pesquisadora do MediaLab.UFRJ, professora em Comunicação, Psicologia e Mídias Digitais e Analista acadêmica Sênior no Data Privacy Brasil)

– Diogo Cortiz (Ceweb.br|NIC.br e PUC-SP)

▪ 26/10 – Ciências Sociais Computacionais na Web

Chico Camargo (professor na Universidade de Exeter, pesquisador associado no Oxford Internet Institute, líder do tema de Ciências Sociais Computacionais no Institute for Data Science and AI e diretor do CC Lab).

▪ 30/11 – Metaverso e Web3

Especialistas a confirmar

▪ 15/12 – Encontro final

Apresentação dos trabalhos dos alunos, seguida de uma atividade crítica e reflexiva.

Sobre o Ceweb.br

O Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br foi criado em 2015 com a missão de conduzir ações e iniciativas que promovam o contínuo desenvolvimento da Web e de seus princípios originais, colaborando para que seja uma rede aberta, universal e acessível a todos. Traz, em seu histórico de atuação, os projetos já desenvolvidos no Brasil pelo Consórcio do W3C, que têm por essência o fomento e uso de tecnologias web em sua concepção. Além disso, o Ceweb.br amplia o escopo desse trabalho ao desenvolver estudos e pesquisas sobre essas tecnologias, que podem auxiliar na formulação de políticas públicas. São diversas publicações que buscam mostram como as tecnologias padronizadas da Web podem auxiliar na transformação social com mais transparência em governos e instituições, mais liberdade, privacidade, acessibilidade e universalidade. Mais informações em: Link.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (Link) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio.br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provem de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (Link), CERT.br (Link), Ceptro.br (Link), Cetic.br (Link), IX.br (Link) e Ceweb.br (Link), além de projetos como Internetsegura.br (Link) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (Link). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (Link).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (Link). Mais informações em Link.

Inscrições:

  • Informações de inscrição: Você pode participar do processo de seleção enviando os documentos abaixo para ceweb@nic.br : – CV atualizado – Carta de motivação nos contando o porquê os Encontros com a Web é importante e relevante para a sua atuação atual e futura.
  • *Número de vagas: * 30
  • Certificado: Para a emissão do certificado, o aluno deverá ter o mínimo de 75% de presença e entregar uma atividade proposta.
  • Datas Importantes: – Inscrições para o processo seletivo: de 20 de junho a 05 de Agosto. – Anúncio dos selecionados: 15 de agosto.
  • Reforçamos que esta iniciativa é totalmente gratuita.

Saiba mais: https://encontroscomaweb.ceweb.br/

Fonte: https://ceweb.br/noticia/releases/nic-br-promove-curso-online-gratuito-sobre-tecnologias-web-e-seus-impactos-na-sociedade/

O post Curso gratuito sobre Metaverso, Web3, Tecnologias Web e seus impactos na sociedade é oferecido pela NIC.br apareceu primeiro em Guia de TI.

Top comments (0)

🌚 Browsing with dark mode makes you a better developer.

It's a scientific fact.