DEV Community

Guilherme_Konan
Guilherme_Konan

Posted on

Minha experiência no NLW #4

Eae galera beleza? Esse é meu primeiro post em português, eu ainda pretendo continuar escrevendo a maioria dos meus artigos em inglês, porem esse aqui não podia ser o caso e eu acho que você sabe porque. Hoje pela primeira vez eu participei de uma NLW (Next level week) um evento feito pela RocketSeat que dura uma semana. Nessa quarta edição o evento foi dividido em trilhas de React, NodeJS e Elixir. Nesse post eu vou contar um pouquinho sobre a minha experiência nesse evento e como eu resolvi aproveitar ele!

Trilhas

Eu fiz duas trilhas nessa NLW, a de Node e a de React. No site da Rocket é recomendado que você escolha apenas uma trilha, mas eu vou dar a minha opinião. Eu escolhi fazer duas trilhas por alguns motivos:

1 - Eu tenho o tempo para isso

Se você trabalha 8 horas por dia eu acho que é melhor ficar com só uma trilha, porem eu dediquei essa semana toda apenas para estudar.

2 - Já possuo conhecimentos em React

Eu não sou nenhum especialista em React, mas já usei ele em alguns projetos, inclusive usando especificamente o NextJS como foi usado na NLW (como meu portfolio e meu blog) então acompanhar as aulas de react foi bem mais tranquilo do que as aulas de Node no qual eu tinha o conhecimento bem limitado.

Talvez você tenha pensado nisso...

"Porque Você fez um curso de React que você já conhece ao invés de algo novo como o Elixir?" ou "Vale a pena fazer a NLW em uma trilha de uma tecnologia que eu já uso:?". Então, para a primeira pergunta a resposta esta em um ponto que foi dito na própria NLW. É melhor você ficar bom em algo especifico do que saber um pouquinho de cada coisa então parar em nenhum conhecimento solido. Tenha foco.

Para a segunda pergunta, minha resposta é sim, você tem a chance de aprender coisas novas sobre essa tecnologia, que mesmo que fossem simples você n sabia. Para mim essas foram o uso de contextos do react, criação de notificações, uso do typescript, uso dos modules no css e por ai vai. Mas o melhor de tudo é que mesmo que você saiba de absolutamente TUDO que tenha sido passado em todas as aulas, no final você ainda vai ter um projeto com uma ideia muito boa (tanto o projeto de node quanto o de react para mim foram muito bem pensados e não clichês como algum tipo de todo app) Além disso você vai ter a oportunidade de criar um network muito grande com os devs que estão fazendo o NLW também (só de eu postar minha apresentação no servidor deles mais de 30 pessoas me adicionaram no linkedin, além das conversas e conexões em outras redes que eu não vou comentar). Então eu acho que no final sempre vai valer a pena.

Recomendações

Agora algo que eu posso recomendar para quem tem vontade de fazer a NLW (obviamente são apenas opiniões minhas)

Recomendações gerais

1 - Tenha o tempo para estudar focado e entender bem o conteúdo

2 - pratique o conteúdo de alguma forma

3 - Vá no servidor, se apresente, pergunte, responda por mais tímido que seja (como eu)

4 - Anote, escreva, desenhe ou qualquer coisa que te ajude a absorver melhor o conteúdo

Perfil de quem pode fazer mais de uma trilha

1 - Tenha bastante tempo no dia

2 - Tenha muito foco

3 - Conheça alguma das tecnologias previamente

Como eu estudei?

Vi muitas pessoas que no meio da semana já tinham feito muitas modificações no projeto original (principalmente no React) e, apesar de estar me segurando para fazer isso, eu preferi não fazer nenhuma modificação até o final da semana. Eu acho que se eu mudasse o projeto demais eu poderia acabar me perdendo nas aulas subsequentes, mesmo que fosse por não usar alguma boa pratica de escrita. Minha forma foi ter 2 projetos, o da aula e outro que estivesse usando as mesmas tecnologias, para eu reforçar o conteúdo e quebrar a cabeça no segundo deixando o que era feito em aula para eu mexer apenas quando já tivesse concluído a semana (diga-se de passagem já comecei a alterar ele agora :) ).

Eu tenho muita experiência que eu ainda poderia dizer sobre essa semana, mas eu acho que esse artigo esta ficando grande demais já então vou conclui-lo por aqui. Muito obrigado a toda a equipe da RocketSeat, a qualidade e o carinho que foi posto no conteúdo é algo que nunca teria passado pela minha cabeça. Um obrigado especial ao Filipe Deschamps também por falar bem da Rocket fazendo eu ter vontade de verificar por mim mesmo. Estou muito ansioso pelos próximos eventos, para continuar sempre indo ao próximo nivel.

Discussion (0)