DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Gabriel_Silvestre
Gabriel_Silvestre

Posted on

Introdução a Orientação a Objeto

Tabela de Conteúdo


Conceitos Básicos

Classe

Classes são a representação genérica de algo em nosso código, podendo ser considerada um "molde" a ser utilizado na criação de Objetos (instâncias da Classe).

Em uma analogia mais superficial podemos comparar as Classes às formas de bolo, se tivermos uma forma retangular todo o bolo será retangular, porém cada bolo poderá ter um sabor, uma cobertura, ou não, ou até ser salgado ou doce. Em resumo a Classe seria nossa forma onde definimos, de forma genérica, que todo o bolo feito ali será retangular, porém cada bolo poderá apresentar características únicas, ou seja, a instância da Classe.

Atributos

Atributos são as características da Classe, variáveis definidas dentro de seu escopo que armazenam alguma informação relevante para a mesma. Sendo que esses atributos podem ser públicos, ou privados, podendo ser acessados diretamente ou indiretamente através de um método, respectivamente.

Métodos

Métodos são as ações que uma instância de Classe pode executar, em uma análise superficial, podemos dizer que são funções internas de uma Classe.

Construtor

O construtor é um método especial de toda a Classe, isso porque ele é executado sempre que um novo Objeto é instanciado, dessa forma podemos definir os valores iniciais de nossos atributos, bem como executar algum outro método.

Voltar ao topo


Pilares da OOP

Abstração

A abstração diz que não precisamos saber exatamente como algo funciona para utilizar, por exemplo, ao usarmos o WhatsApp, não sabemos exatamente como as mensagens são enviadas e recebidas, sabemos apenas que precisamos de internet e o contato da pessoa e só isso basta para conseguirmos utilizá-lo.

Um exemplo mais próximo do dia a dia de uma pessoa desenvolvedora é a utilização de um ORM para se comunicar com o DB, não sabemos, e nem precisamos saber, como essa ferramenta funciona em seus mínimos detalhes, tudo que precisamos é entender os métodos e O QUE FAZEM, não COMO FAZEM.

Encapsulamento

É a capacidade de alterar a visibilidade dos atributos de uma Classe, fazendo com que eles possam ser acessadas direta ou indiretamente.

Herança

A herança permite que novas Classes sejam criadas a partir de outra Classe já existente (super classe). Dessa forma podemos "reutilizar" comportamentos, diminuindo a repetição de código.

Polimorfismo

Faz com que diferentes comportamentos ocorram a depender do Objeto chamado, esses que precisam obrigatoriamente ser instâncias de Classes filhas de uma mesma super classe.

Para aqueles que já utilizaram o React com Classes, a utilização dos métodos de ciclo de vida ilustra perfeitamente esse comportamento, pois em uma aplicação com três componentes de Classe, todos herdam do React.Component e mesmo que todos tenham o método componentDidMount() seu comportamento é diferente em cada um dos componentes.

Voltar ao topo


Sintaxes

Classe

Para definirmos uma classe utilizamos a palavra reservada class, seguida do nome da Classe, que por convenção deve ser capitalizada.

class Person {}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Atributos

Como irei utilizar TypeScript para trabalhar OOP, além de definir os atributos, é necessários tipa-los. Para tipar os atributos, só precisamos definir seu nome e tipo, para utilizá-los depois basta usar a palavra reservada this.

class Person {
  name: string;
  age: number;
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Encapsulamento

Para aplicarmos o encapsulamento aos nossos atributos utilizamos a palavra reservada private e por convenção adicionamos um underscore _ antes do nome do atributo.

* Essa sintaxe se aplica apenas ao TypeScript, pois o JavaScript não possui a palavra reservada private.

class Person {
  name: string;
  age: number;
  private _weight: number;
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Métodos

Como dito anteriormente, os métodos podem ser considerandos "funções de classes", isso porque sua sintaxe se assemelha muito a funções tradicionais e até mesmo a arrow functions, com a única diferença que não precisamos utilizar a palavra reservada function.

class Person {
  greetings(): void {
    console.log('Olá!');
  }
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Geral

Segue abaixo um exemplo da classe pessoa implementando atributos e métodos.

class Person {
  name: string;
  age: number;

  constructor(name: string, age: number) {
    this.name = name;
    this.age = age;
  }

  greetings(): void {
    console.log(`Eu me chamo ${this.name} e tenho ${this.age} anos.`);
  }
}
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode
// Utilização da classe Person

const p1 = new Person('Gabriel', 21);
const p2 = new Person('Daniela', 23);

console.log(p1.name, p1.age);  // 'Gabriel', 21
console.log(p2.name, p2.age);  // 'Daniela', 23

p1.greetings()  // Eu me chamo Gabriel e tenho 21 anos.
p2.greetings()  // Eu me chamo Daniela e tenho 23 anos.
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Voltar ao topo


Links Úteis

Voltar ao topo

Top comments (0)

Does your company have something to share with DEV?

Create an Organization and start sharing content with the community on DEV.