DEV Community

Gabriel Gomes de Oliveira
Gabriel Gomes de Oliveira

Posted on • Updated on

Introdução ao SEO

Por que aprender sobre SEO?

Desde que comecei a estudar desenvolvimento web sempre ouvi frases como "Temos que usar as tags HTML corretamente para melhorar o desempenho do SEO", mas eu nunca soube nada além disso.
Quando mudei de time no trabalho e passei a integrar o time de tráfego (onde um dos objetivos é aumentar o número de visitas no site da empresa), o assunto começou a aparecer com frequência e vi que precisava aprender a respeito.
Resumidamente, o estudo de SEO gira em torno de um conjunto de ferramentas, termos e práticas que devem ser padronizadas tanto na área de produto quanto na área de desenvolvimento para que um site possua uma boa relevância, apareça e se mantenha como um resultado acima das empresas concorrentes nos mecanismos de pesquisa.
SEO é uma área de estudos densa, extremamente específica e relativamente nebulosa. O que eu quero dizer com isso é: existem boas práticas para melhorar o desempenho do SEO, mas em certo momento não dá para saber exatamente como os mecanismos de pesquisa funcionam com profundidade, isso porque nem mesmo os funcionários da Google sabem como funciona o algoritmo de pesquisa muito bem.
De todas as formas, existem sim ferramentas para medir tudo isso e boas práticas que podemos adotar. Os desenvolvedores também deveriam aprender esse tema, uma vez que ele está vinculado diretamente com nossa área e, dependendo do site de seu cliente, é totalmente relevante para ele que seu site tenha um bom ranqueamento nas pesquisas (ou seja, apareça nas primeiras colocações no resultado das pesquisas feita pelos usuários).

O que é SEO?

SEO, search engine optimization, é exatamente o que a tradução literal diz: a otimização do mecanismo de pesquisa. Os mecanismos de pesquisa são: Google, Bing, DuckDuckGo, Baidu, dentre outros.
Essa otimização se dá pelo conjunto de boas práticas adotadas tanto pelos desenvolvedores quanto por aqueles que inserem algum tipo de conteúdo no site, seja produtos num ecommerce, publicações em um blog de receitas, notícias em algum portal ou qualquer informação importante.
Aprimorar o SEO significa:

  • melhorar a visibilidade em mecanismos de pesquisa (Google, Bing, DuckDuckGo, Baidu, etc);
  • aumentar o tráfego orgânico no seu site (ou seja, quando você não precisa para aparecer como um link patrocinado no topo das pesquisas);
  • facilitar as pessoas a acharem o seu site (você pode ter o melhor site de receitas do mundo, mas se ele estiver na segunda página do Google ninguém vai até lá para encontrá-lo);
  • estar ranqueado em melhores posições nos resultados quando as pesquisas usam palavras-chave relevantes ao seu serviço.

Por que SEO é importante?

Existe um ditado famoso chamado "quem é visto não é lembrado". E basicamente é isso. As práticas de SEO, unidas com práticas de marketing, são coisas que fazem com que mais pessoas encontrem seu produto final.
Mas SEO não é só sobre seu produto ser visto ou ele aparecer em primeiro em todas as pesquisas, é sobre a experiência do usuário ser boa e ele conseguir encontrar o que estava procurando.
O Guia de SEO para iniciantes, da Google, resume esse conceito no seguinte trecho:

Em geral, o processo de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) se dá com a realização de pequenas modificações em partes do seu site. Essas mudanças podem parecer pequenas melhorias quando vistas individualmente, mas, combinadas com outras otimizações, o impacto em termos de experiência do usuário e de resultados da pesquisa orgânica é notável.

Tráfego pago versus tráfego orgânico

Anteriormente, quando citei que o SEO aumenta o tráfego orgânico do site, foi para mostrar também que pouquíssimas pessoas clicam em anúncios pagos, como mostra essa pesquisa feita nos Estados Unidos entre 2015 e 2017.

Gráfico demonstrando que apenas 2% das pessoas clicam em links patrocinados ao pesquisarem algo no site da Google entre 2015 e 2017, nos Estados Unidos.

Dessa forma, quando você tem uma presença orgânica nos resultados das pesquisas, acaba se tornando mais relevante do que se você pagar um link patrocinado (o que também tem seu aspecto de influência, mas isso já é outra área).

Mecanismos de Pesquisa

Apesar de listarmos vários mecanismos de pesquisa, a Google obviamente possui o maior de todos, tendo mais de 90% de marketshare do que os demais. Cada um dos mecanismos de pesquisa possui uma série de boas práticas para que o seu site ou o site de seu cliente seja colocado em melhores posicionamentos. Por conta desse domínio da Google, acabamos focando nas boas práticas que a sua ferramenta sugere, mas voltaremos nessas especificidades depois.
A questão é: Como os mecanismos de pesquisa funcionam? Como eles encontram algum site?
Os mecanismos de pesquisa possuem robôs que "rastejam" pelas páginas, os chamados crawlers, muitas vezes associados com aranhas que vão tecendo suas teias. Eles vão indexando todos os links que encontram nas páginas e conectando uns aos outros. Essa é uma das formas de tornar seu site mais relevante: quando um link direcionando para ele aparece em locais indexados por esses robôs.

Como ser encontrado pelos mecanismos de pesquisa

Os mecanismos de pesquisa podem encontrar o seu site de forma automática ou manual.
Na forma automática, os crawlers acham seu site quando outros sites possuem link direcionando para ele. Ou seja, algum blog, site de notícia, a Wikipédia, ou qualquer outro referencia o seu site com um link.
Porém, se você possui um site novinho em folha, é bem difícil que ele esteja listado em algum lugar da internet, o que nos leva para o cadastro manual nas plataformas dos mecanismos de pesquisa. Se o site for de algum comércio local, restaurante ou similares, essa pesquisa fica mais forte quando a empresa possui um registro bem feito no Google My Business, por ter as funcionalidades de localização, informações gerais do estabelecimento e avaliações.
Na forma manual, você registra o seu domínio nas ferramentas dos próprios mecanismos de pesquisa. A Google possui o Google Search Console, o Bing e Baidu possuem seus respectivos Webmaster Tools. O DuckDuckGo, por sua vez, não tem uma ferramenta similar, uma vez que o mecanismo preza pela privacidade dos dados dos usuários e não rastreia o que é mais clicado/buscado, restando a primeira tática de ser linkado por algum site relevante.
No futuro estudarei o passo a passo de cada um deles e faço um resumo a respeito, mas, por hora, é importante apontar que cada plataforma tem quase as mesmas funcionalidades, mostrando estatísticas e informações sobre quantidades de acessos e métricas para que você possa tentar melhorar o SEO e o seu ranqueamento.

Guiando os robôs

Existem algumas formas de guiar os robôs pelo seu site. Pode acontecer dos buscadores mostrarem páginas restritas que não deveriam ou deixarem de mostrar páginas importantes. Para facilitar essa "navegação", existem os sitemaps, que são o que o próprio nome diz: um "mapa" com os links que seu site possui, os que você quer que os robôs encontrem. Ele deve ser submetido junto ao seu site e existem vários formatos possíveis para isso. O Google Search Console inclusive possui uma ferramenta para que você cadastre o link do seu sitemap. Mais informações sobre isso aqui (em inglês).
Há o Robots.txt, um arquivo relativamente similar onde você pode listar quais páginas quer ou não que os robôs encontrem. Mais informações aqui (em inglês).
Além disso, as meta tags, que também ajudam os crawlers a entender o que está nas páginas do seu site. Mais informações aqui (em inglês).

Nos próximos posts irei explicar a respeito das meta tags e das demais ferramentas. Se quiserem se aprofundar no assunto, todos os links disponíveis possuem mais informações, lembrando que este é um resumo de um humilde estudante :)
Até a próxima!

Referências
2020 Search Market Share - https://www.webfx.com/blog/seo/2019-search-market-share/
4 Search Engine Optimization Techniques for DuckDuckGo - https://searchengineland.com/4-search-engine-optimization-techniques-duck-duck-go-212912
Baidu Webmaster Tools - https://www.seomandarin.com/baidu-webmaster-tools
Bing Webmaster Tools - https://www.bing.com/webmasters/about
Google Search Console - https://search.google.com/search-console/about
Guia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para iniciantes - https://developers.google.com/search/docs/beginner/seo-starter-guide?hl=pt-br
How to Submit a Website to Search Engines - https://www.bruceclay.com/seo/submit-website/
Is SEO Opportunity Growing or Shrinking? - https://sparktoro.com/blog/seo-opportunity-growing-shrinking/
SEO 101 - https://moz.com/beginners-guide-to-seo/why-search-engine-marketing-is-necessary

Top comments (1)

Collapse
 
matheusmprado profile image
Matheus Maximiliano

Bom demais o conteúdo, difícil achar algum com tantas referências boas e explicado!