DEV Community

Cover image for O que é e-learning? Definição, exemplos e guia rápido
meydele
meydele

Posted on

O que é e-learning? Definição, exemplos e guia rápido

Desde cursos tradicionais por correspondência a treinamentos digitais abrangentes, o ensino à distância percorreu um longo caminho e agora atingiu seu auge como e-learning. Hoje já não é uma novidade, mas sim uma indústria em crescimento. De acordo com estatísticas da Ambient Insight, o mercado global de e-learning continuará a crescer 5% ao ano, e com o tempo substituirá os formatos offline.

O e-learning continua a ganhar terreno no setor empresarial. As empresas implementam-o para treinar seus colaboradores, agilizar os seus processos e estender seu alcance.

Então o que é e-learning em um contexto real e por que ele é tão atraente? Vamos dar uma olhada.

O que é e-learning?

Hoje, quando as pessoas falam “e-learning”, elas estão se referindo a treinamento em qualquer dispositivo digital. Assistir a um vídeo educacional, ler um artigo interessante ou fazer um questionário — tudo isso é e-learning.

Comparar e-learning com métodos de educação tradicional é como comparar formatos de e-book com livros em papel. Assim como os textos digitais não podem substituir a autenticidade de um livro real, o e-learning não pode substituir a educação em larga escala. Entretanto, ele está sempre disponível desde que você tenha seu dispositivo digital com você, e assim se torna mais conveniente.

A conveniência é uma das principais razões pelas quais as pessoas adoram o e-learning. Outra razão é que você pode personalizar sua experiência de aprendizagem com outras novidades, como a realidade aumentada e a realidade virtual (as pessoas adoram novas tecnologias!). Por exemplo, com cursos de RV, trabalhadores de armazéns e locais de construção recebem treinamento de segurança, e os alunos de medicina aprendem a localizar ossos e vasos sanguíneos.

Usamos o e-learning diariamente para nos desenvolvermos como indivíduos. Nós lemos artigos, assistimos vídeos do YouTube e jogamos jogos em nossos smartphones para exercitar nossa mente. Empresas, desde pequenas startups a grandes empresas, também utilizam o e-learning para treinar colaboradores e ajudar com processos internos. Mas você não gostaria de saber como tudo começou?

Ler mais

Discussion (0)