DEV Community

Cover image for Como deixar as imagens nos documentos no Confluence mais acessíveis
Morganna for Feministech

Posted on

Como deixar as imagens nos documentos no Confluence mais acessíveis

Muitas empresas e pessoas utilizam a ferramenta Confluence para documentação e gestão de conhecimento de seus times. Mas você sabia que existe uma forma de deixarmos nossos conteúdos mais acessíveis mesmo ao utilizar imagens dentro do Confluence?

Como fazer

Ao adicionar uma imagem no documento criado no Confluence, você pode utilizar um recurso da própria ferramenta para adicionar uma descrição a ela. Isso facilitará que pessoas com deficiência visual compreendam o que há na imagem que você incluiu.

1) Após adicionar a imagem, você pode clicar sobre ela com o botão esquerdo do seu mouse. Ao fazer esse procedimento, você notará que existem algumas opções. Uma delas será "Propriedades".

Print da tela do confluence com uma foto adicionada ao documento. Logo abaixo da foto, há um pequeno menu com diversas opções. A última opção é a que está em destaque e se chama

2) Quando você clicar nessa opção "Propriedades", uma nova janela se abrirá com alguns campos para preencher. Um deles se chama "Alt texto" e dentro deste espaço, você poderá adicionar a descrição da imagem.

Print da janela que se abriu chamada

3) Depois dessa etapa, basta clicar no botão "Guardar" e as informações adicionadas serão salvas na imagem para que o leitor de tela consiga descrever do que se trata.

Dica de ordem de descrição

Em conversas com um amigo de trabalho chamado Daniel Meneses, recebi mais algumas dicas de como deixar a descrição de maneira que fique mais fácil compreender. Ele disse que o ideal é que a descrição da imagem seja feita da esquerda para a direita e de cima para baixo.


Espero que as dicas sejam úteis e, caso você também tenha dicas de acessibilidade que podem ajudar, compartilhe! Pretendo trazer outras dicas também que tenho aprendido no dia-a-dia, então continue acompanhando as próximas postagens.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.

Top comments (0)