DEV Community

Cover image for 12 Dicas NÃO TECNICAS para você que está buscando seu Primeiro Emprego na área de Desenvolvimento de Software
Felippe Regazio
Felippe Regazio

Posted on

12 Dicas NÃO TECNICAS para você que está buscando seu Primeiro Emprego na área de Desenvolvimento de Software

Conseguir uma primeira vaga pode ser difícil. Embora a minha tenha sido há uns bons anos atrás, acho que tenho alguns centavos de conhecimento pra compartilhar sobre o assunto.

1. Estágio ou Self-Taught?

Muitas empresas contratam apenas estagiários no começo por motivos burocraticos, se vc (assim como eu) é auto didata, pode demorar mais ou ter que se provar mais no comecinho. Minha dica: Envie currículo mesmo assim. Tenha um projetinho pra mostrar.

2. Disposição é mais importante que conhecimento

NESSE MOMENTO INICIAL, uma empresa sensata não vai te cobrar uma toneladas de coisas. Espera-se que vc demonstre familiariedade (não esteja perdido na maionese) e demonstre curiosidade, vontade e disposição pra aprender e evoluir. Ninguém espera que vc esteja 100% habituado a conceitos sólidos de desenvolvimento, senão vc não seria um/a iniciante.

3. Faça parte de uma comunidade

Fazer parte de uma comunidade (mesmo que como expectador/a). vai te manter atualizado/a, vai moldar seu olhar e sua linguagem e te dará uma pequena imersão no mundo tech que, mais tarde, se converterá em senso de direção.

4. Se preocupe em aprender, não em aparecer

Vc não precisa chegar produzindo conteudo, enviando PR pra FOSS (Free and Open Source Software), questionando velhas práticas. Na verdade se vc tá fazendo isso, provavelmente
vc já teve seu primeiro emprego (?). Caso vc seja um beginner mesmo: Vc está aprendendo, então se preocupe em aprender.

5. Não finja ser o que vc AINDA não é

Um/a Dev experiente consegue sacar numa conversa se vc sabe mesmo do que está falando. Lembre-se, todo mundo já foi iniciante um dia, vc não é menos que ninguém por isso. Não precisa citar livro avançado fodão se ainda não é o seu tempo. Na verdade vc não deveria nem estar lendo livro avançado fodão, já que provavelmente não irá entender nada e ainda vai perder tempo. Digo novamente: se vc está aprendendo, se preocupe em aprender.

6. Não atire pra todo lado

Procure ser conciso/a. Aprenda o basico e siga estudando assuntos relevantes pro seu momento e meta de aprender o básico. Não pare do nada pra aprender Assembly Avançado (?) só porque você conseguiu fazer uma função recursiva por ex. É muito comum nos empolgarmos no meio do caminho e nos perdermos. Aprenda o que tem que aprender primeiro: foundations!

7. Aceite os ciclos do seu aprendizado

Cada um aprende de um jeito diferente, num tempo diferente. O que vai ditar a sua pressa será sua ansiedade e sua necessidade. Sabendo disso, corra atras das SUAS informações, baseando-se NA SUA necessidade e NOS SEUS planos. Não caia nesses papos milagrosos de cursos que te tornarão Dev foda em 6 meses. Isso não existe. Não queira burlar ou se entupir de coisas porque vc vai terminar cansado e achando que tudo é uma farsa. Procure se divertir nesse processo, aceite que vc "está começando", e realmente comece pelo começo.

8. Analise o mercado, trace SUAS metas

Busque vagas que vc gostaria de concorrer, ou que acha que é capaz de passar e analise os requisitos pra essas vagas. Agora ecolha 2 ou 3 tópicos e os estude afim de se aperfeiçoar pra enquanto vai se aplicando pra elas.

Enquanto corre atrás da meta sempre reavalie sua estrategia e suas escolhas enquanto as executa. Pesquise sobre suas decisões e se observe: eu to gostando disso? isso faz sentido pra mim? é mesmo como me fizeram acreditar que seria? Mantenha-se nesse loop de: executar e analisar. Para cada analise vc ajusta sua direção.

9. Mantenha o foco

Se vc resolver estudar tudo o que chamou a sua atenção ou tudo que estão dizendo que é legal, vc pode se perder num mar de tecnologias novas e chegar ao fim de 1 ano sabendo nada sobre nada, ou nada útil pra uma vaga factível. Escolha 2 ou 3 tópicos por vez e aprenda-os.

10. Cuidado com os cagadores de regras

Vc vai ver muita gente cagando regra por aí. Não se importe. Vc gosta de PHP? Estude com ele. Gosta de JS, daora. Sua praia é Python? Legal pra caralho. O importante é: encontre o que te estimula e estude essa porra, fodam-se os outros.

11. Estude os fundamentos, e estude uma tecnologia de necessidade

Mantenha-se sempre estudando os fundamentos, e em paralelo busque saber o básico sobre uma tecnologia de necessidade (react, no-sql, vue, sei lá). Não precisa mestrar no assunto, mas saber vai acelerar o processo. Pra descobrir a tecnologia de necessidade vc precisa unir duas coisas: o tópico 8 e o 11 desse post: Descuba o que te instiga, depois analise o mercado para descobrir se isso é uma necessidade mínima pra te colocar em um emprego em breve, se a resposta for sim: go ahead!

12. As coisas travam mesmo

De vez em quando vc vai demorar meses tentando entender algo de verdade. Diversifique a forma com que aprender: texto, video, exercicio, video, texto. É normal, uma hora vai. Fale sobre como venceu essas dificuldades na sua entrevista :D

Conclusão

O começo é foda. É normal, não desanime, continue a nadar, mova seu network, esteja presente na comunidade e aprendendo todo dia, sua hora vai chegar. Boa sorte!

Discussion (0)