DEV Community

loading...
Cover image for Como utilizar a VanHack para iniciar sua carreira no exterior

Como utilizar a VanHack para iniciar sua carreira no exterior

Fabrícia Diniz
I am a self-taught developer. I love the challenges that programming brings and that motivates me to always study and become a better developer.
Updated on ・4 min read

Esse texto foi inicialmente publicado no meu LinkedIn, mas eu gostaria de compartilhar ele aqui também.

Assim como muitas pessoas da área de tecnologia eu também sonho em trabalhar para uma empresa gringa e eventualmente mudar de país. Esse foi um sonho que sempre esteve presente na minha mente e ao longo dos anos eu busquei novas formas e recursos de atingi-lo. Uma das ferramentas que mais me cativou foi a VanHack, tanto pela atenção que eles têm com os candidatos quanto pela diversidade de recursos que oferecem na plataforma.

Aqui estão alguns dos motivos pelos quais eu acho a VanHack um ótimo recurso para quem deseja uma carreira internacional:

  • Todas as vagas disponíveis na plataforma são de empresas que estão dispostas a ajudar com obtenção do visto e com os custos de realocação do candidato;
  • Ter um perfil na plataforma e aplicar para qualquer vaga é ✨ de graça ✨;
  • A própria VanHack oferece um suporte enorme na parte burocrática da realocação;
  • Além de disponibilizar as vagas, a plataforma realiza diversos eventos de contratação ao longo do ano. Em setembro houve um específico para mulheres e esse mês, novembro de 2020, está acontecendo um específico para Devops;
  • Existe bastante conteúdo na plataforma para auxiliar os candidatos a melhorarem o seu perfil e se prepararem para as entrevistas. Uma parte está disponível apenas para usuários premium, mas durante alguns períodos todo o conteúdo fica aberto;
  • Há um workspace do slack onde você pode receber notificações de vagas novas e interagir com pessoas da Vanhack e candidatos do mundo todo, além de um workspace exclusivo para mulheres interagirem e se aprimorarem dentro da plataforma.
  • O VanHack Premium Academy oferece aulas de tudo que você precisa para se destacar nas entrevistas, como inglês e mock interviews, e também uma ferramenta de revisão do seu perfil, para determinar pontos que podem ser melhorados e aumentar as suas chances de ser contratade.

Bem legal né?

Como ter um perfil mais atrativo para as empresas

Exemplo de perfil no site
Ao criar um perfil, você tem a possibilidade de fazer um teste de inglês e um teste de código. O teste de inglês é obrigatório para que o seu perfil seja considerado para vagas e você pode refazer ele quantas vezes quiser. Já o teste de código não é obrigatório, mas ter uma boa nota pode ser um diferencial.

Sobre o teste de código, quer saber mais uma coisa legal? Existem diversas linguagens de programação que podem ser escolhidas e a sua nota não é exibida no perfil a menos que ela tenha sido maior do que 7! Então você pode refazer quantas vezes quiser sem medo da empresa ver que você tirou um 5 no teste de Javascript e possivelmente não te contratar por isso.

Além dos testes de inglês e de código, é importante preencher o perfil completo, adicionando todas as informações necessárias, um link para o seu currículo e uma boa foto de perfil.

E você, que é júnior, tem alguma chance?

Embora a maioria das vagas seja para desenvolvedores sênior, existem vagas esporádicas para desenvolvedores com menos experiência. Se você é júnior e já sabe que quer ter uma carreira fora do Brasil, existe muito valor em estar presente numa plataforma onde você pode continuamente aprender e desenvolver skills na direção que você quer seguir.

Eu sou beeem júnior, tenho menos de um ano de experiência formal no mercado de trabalho, mas eu estou lá com o meu perfil ativo e atualizado, participando de todos os eventos que eu consigo e constantemente aprendendo coisas novas que me deixam mais próximo de conseguir uma vaga.

Falando em eventos...

No final do mês acontecerá o VanHackCON, um evento visando trazer informações para você estar ainda mais preparade para tirar os sonhos do papel. O evento possui 3 pilares - Mercado, Preparação e Inspiração - e vai trazer CEOs, CTOs, profissionais de RH e VanHackers que conseguiram o seu emprego fora do país para compartilhar ferramentas que vão te ajudar a conquistar o seu trabalho dos sonhos.

Imagem de divulgação da VanhackCON

E por fim

Isso era o que eu tinha para falar sobre a plataforma nesse artigo. Eu realmente curto bastante a VanHack e gostaria de espalhar a palavra para que mais pessoas (especialmente mulheres ok) possam dar mais uns passinhos na direção do futuro que elas sempre sonharam.

Se você se interessou e quer trocar uma ideia sobre, pode entrar em contato comigo que eu vou adorar conversar. Se você se interessou e vai criar um perfil, é só clicar no link que tá no começo do texto ou aqui.

Esse texto é uma parceria com a VanHack, eu fui notada hahaha. Criando seu perfil a partir dos links presentes nessa publicação você me ajuda a fortalecer essa parceria e apoia a sua produtora de conteúdo favorita <3

Discussion (1)

Collapse
wallacesilva09 profile image
Wallace Silva

Eu desejo no futuro trabalhar fora do Brasil. Hoje tenho esposa e filha fica mais difícil, mas não impossível. Eu né cadastrei no VanHack um tempo atrás, mas depois vi, como você mesma falou, muitas vagas pra senior o que eu até era em PHP (laravel, codeigniter, wordpress, etc), porém na mesma época tinha migrado minha carreira mais pra python, que ainda me considero entre Júnior e pleno python (na Stack web, django, flask, fastapi e outros) e agora tenho estudando muito mais cloud architecture e de data science pra aumentar meu pool de conhecimentos e ferramentas. Até pós graduação em business intelligence e data science estou fazendo pra me ajudar. Sem falar do mais importante que é o inglês e finalmente estou muito mais focado e estudando muito pra melhorar minha pronúncia e construção de frases em inglês. Até pra me ajudar mais em breve espero começar a pegar uns freela fora do Brasil pra ajudar a melhorar minha comunicação em inglês e ficar ainda mais fácil e confiante.

No futuro espero que esteja bem mais capacitado para van hack ajudar a minha e minha família a irmos pra fora do Brasil, ainda não decidimos 100% onde será,as vamos.

Enfim, muito obrigado por seu artigo. Gostei muito da leitura, ajuda a manter o foco e motivação. 😁👍🏽