loading...

PowerShell Core | Raspberry Pi

ewertonjordao profile image Ewerton Jordão Originally published at Medium on ・2 min read

PowerShell Core| Raspberry Pi

Instalação PowerShell Core em um Raspberry Pi (Raspian).

Banner artigo PowerShell + Raspberry Pi. Ewerton Jordão

E ae, beleza pessoal? falando um pouco sobre PowerShell no Linux, só que dessa vez em um dispositivo que dispõem de 1Gb de memória RAM, falo do famoso Raspberry Pi, placa de prototipação muito utilizada para ensinar programação a todas as idades por ser um computador completo e de baixo custo.

Mãos a obra, após instalar o RASPBIAN (saiba mais em: https://projects.raspberrypi.org/en/projects/raspberry-pi-getting-started/2). Vamos instalar o PowerShell Core 😎 🚀.

No script abaixo exemplifico todos os comandos necessários para efetuar a instalação, primeiro devemos nos certificar que o sistema está atualizado e depois descobrir qual a arquitetura do processador do seu Raspberry Pi, no meu caso e 32-bit.

Obs: Nas imagens abaixo utilizo uma ferramenta chamada scrot ela realiza screen shots no Raspbian, desta forma no seu ambiente não é necessário executar o utilitário. Lembrando também que PowerShell Core para processadores ARM é uma versão experimental, ou seja, não existe um suporte oficial por enquanto.

Verificando a arquitetura do processador da Raspberry Pi 3 uname -m
Verificando a arquitetura do processador da Raspberry Pi 3

wget https://github.com/PowerShell/PowerShell/releases/download/v7.0.0-preview.2/powershell-7.0.0-preview.2-linux-arm32.tar.g
Resultado após o download utilizando o wget.

após o download (linha 7 do script), criamos um diretório chamado powershell no etc do SO. Utilizando o tar para descompactar o artefato e a mágica 🧙‍♂️ acontece, temos o PowerShell Core no Raspberry Pi.

Resultado após executar a ultima linha do script.

É isso, pessoal. Essa é uma demonstração de como é simples instalar o PowerShell em uma distribuição Linux baseada no Debian. Quer saber como instalar o PowerShell em distribuições RHEL? No link abaixo exemplifico o processo.

PowerShell Core | Instalação no CentOS

(☞゚ヮ゚)☞ Não se esqueça, *PS é vida * ☜(゚ヮ゚☜)

Posted on by:

ewertonjordao profile

Ewerton Jordão

@ewertonjordao

Microsoft MVP (Azure) | Speaker at .NetSP, DevOps Professionals , Azure Talks, SampaDevs. | Technical Author

Discussion

pic
Editor guide