Bom dia devs e aspirantes a dev como eu. Ontem foi um dia glorioso, eu terminei o curso de introdução ao Git e GitHub do Willian Justen. Recomendo!
O curso me ensinou a usar o Git localmente, como clonar e sincronizar de e para o GitHub, como usar o VIM para editar arquivos rapidamente. Esse curso é principalmente pensado para ensinar sobre versionamento de arquivos e projetos, algo que eu não sabia o que era, ou melhor dizendo, sabia mas fazia da pior forma possível: fazendo sites em pastas na localhost como site1, site1-1, site 1-2, etc, formando um lixo desnecessário e trabalhando tudo de novo apenas para mudar algo aqui e ali.
Então hoje pensei: tá, qual a melhor forma de subir um arquivo de imagem para um repositório na GitHub? E caí em um vídeo de youtube ensinando a fazer justamente o que não quero fazer: usando o gitHub desktop como se fosse um cliente FTP, mas botando a imagem no diretório local e sincronizando com a GitHub. Até aqui tudo bem. Mas o vídeo segue mostrando a pessoa entrando diretamente no arquivo .html do repositório na GitHub e editando esse arquivo para adicionar a imagem diretamente de lá. Em respeito ao meu aprendizado e ao interesse dos colegas ao meu pequeno e despretensioso blog eu não vou linkar esse vídeo aqui.
Gambiarras: pensando agora, vejo que minha incursão à web muitos anos atrás foi bem assim, colando um código aqui, bugando ali, copiando o site todo (backup) antes de fazer bobeira, testar, mandar para produção. Fico bem feliz em ter me obrigado a conhecer e estudar .git mesmo não sabendo se serei obrigada a usar essa ferramenta na 42 São Paulo. Sugeriram o estudo nos grupos de espera. Agradeço demais, pois minha mente se abriu a aprender a fazer as coisas direito.
Mais do dia de ontem:
Também hospedei um template site em Gatsby e Netlify CMS na Netlify, usando o GitHub como diretório: como o Gatsby tem plataforma de design, por enquanto não mexi via repositório (mas estou preocupada em como mudar as imagens do tema, daí meu questionamento que originou a pergunta lá em cima). Ainda não brinquei muito nele.
Falei que participei de um Hackathon? Pois é, eu fiz um totem de atendimento em HTML e javascript. Fiz um novo repositório, coloquei esse meu protótipo dentro, criei um CNAME e fiz assim, mais uma página HTML dentro do meu GitHub. Como? Nomeia o repositório com o nome , vai nos settings e marca o uso de GitHub pages nele, cria o CNAME com o subdomínio que vc quer usar (o subdomínio criado em github.io tbm irá funcionar), dá as permissões no seu painel de domínio e pronto. Fiquei bem feliz em ver um uso prático para meu domínio.
Top comments (0)