Escrito por Danielle Clericuz especialmente para o Elas Programam
Quando escutamos a palavra algoritmo de cara pensamos em algo complexo, milhões de telas, códigos, etc e tal. A gente usa algoritmo o tempo todo, de forma tão intuitiva e automática, que nem percebemos! Sério! Uma receita de bolo, os passos para atravessar a rua e trocar uma lâmpada, são exemplos de algoritmo. É isso mesmo!
O conceito de algoritmo vai muito além da programação. O algoritmo pode ser descrito como uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa. Então, olha aí o algoritmo para trocar uma lâmpada:
1 – Pegar uma escada;
2 – Posicionar a escada debaixo da lâmpada;
3 - Buscar a lâmpada nova;
4 – Subir na escada;
5 – Retirar a lâmpada velha;
6 – Colocar a lâmpada nova.
Claro, iremos nos deparar com situações bem mais complexas no nosso dia a dia, mas por que não começar com algo mais simples? No caso da computação, uma soma de dois números é o exemplo mais clássico de um algoritmo simples e, que envolve os mesmos elementos: entrada de dados, processamento e saída.
Precisamos quebrar esse mito de que mulheres não são boas em exatas!
Bora estudar mais sobre Algoritmo e Lógica de Programação? Seguem links de cursos sugeridos por mulheres que fazem parte do grupo Elas Programam:
Introdução a Algoritmos: Curso em Vídeo do Gustavo Guanabara
Lógica de Programação: SENAI
Lógica de Programação: NodeStudio
Fundamentos de Lógica de Programação: Fundação Bradesco
Logica de Programação: Prime Cursos
Introdução à Lógica (legendas em Português): Coursera
E ó! Não esqueçam: “Não faça todos. Escolhe um e faz muito bem feito. Depois pratique com exercícios de matemática aplicada, projetos pessoais e aos poucos vá construindo seu portfólio”
Caso tenham mais dicas e sugestões, fiquem à vontade para deixar links nos comentários.
Top comments (0)