Esse artigo foi escrito por Silvia Coelho e @daniclericuzi especialmente para o Elas Programam.
Na segunda parte do artigo Dicas de Carreira para mulheres na TI vamos abordar outra questão que tira o sono de quem está iniciando em qualquer área: “Como posso ter experiência profissional se não consigo entrar no mercado. E se não entro, como vou adquirir experiência”. Aproveite para rever a primeira parte desse artigo
Segura aí a aflição que vamos te ajudar a CRIAR experiência, usando as dicas compartilhadas no grupo Elas Programam.
A melhor maneira de criar experiência é a partir da construção de um Portfólio - a principal ferramenta de divulgação dos seus trabalhos profissionais. Entenda que trabalho profissional não é apenas aquele registrado em carteira.
Existem algumas opções e é importante ter em mente que a escolha depende da área que você busca, seguindo uma trilha, uma história pra contar.
A Nathalia Monalisa, de forma hiper didática e direta nos presenteou com o seguinte passo a passo, explicando o que é e como você pode criar seu Portfólio (sobretudo para desenvolvedores, mas aplicável a outras áreas):
Portfólio não é a mesma coisa que currículo. Procure entender bem sobre a diferença entre as duas coisas! (:
Se possível, cause um impacto visual em quem está visitando seu portfólio. Ele é seu cartão de visitas e diz muito sobre o seu cuidado com detalhes!
É possível criar e divulgar um portfólio em diversas plataformas: GitHub e GitLab, Behance, WordPress, páginas pessoais e afins!
No seu portfólio, faça links para suas redes profissionais, como LinkedIn, Medium e aqui mesmo no Dev.to.
Na hora de criar seu portfólio, lembre-se de algo básico: ele precisa ser impecável (inclusive em relação à redação do texto). Afinal de contas, seu trabalho gira em torno disso.
Se você está iniciando e não tem projetos reais para alimentar seu portfólio, crie projetos fictícios e deixe isso claro na descrição dos trabalhos. Você pode desenvolver e expor pequenas aplicações para resolver problemas do seu dia-a-dia. Recriar funcionalidades e páginas já existentes (como por exemplo, recriar o site de uma marca famosa e inserir ajustes que você considera que melhorariam o visual ou a funcionalidade da aplicação. Mas NÃO se esqueça de dar os créditos à fonte original!). Também pode colocar atividades desenvolvidas durante as aulas dos cursos que você frequenta e afins. O importante é que os visitantes do seu portfólio percebam suas habilidades (efetivas e potenciais!) de trabalhar sobre projetos, mesmo que eles não sejam fruto de uma demanda real.
Daqui já ouvimos o seu pensamento
"MAS O QUE EU COLOCO NO PORTFÓLIO?"
Você pode começar com coisas simples, aqueles exercícios básicos que você fez de cursos online e bootcamps, projetos realizados hackthons, desafios, trabalho em grupo ou por conta própria, etc. Use a imaginação e crie!
Também ouvimos seu outro “MAS”
“Mas é realmente possível construir um portfólio do zero e a partir daí descolar o tão sonhado emprego?”
Grande parte do impacto do Elas Programam vem do compartilhamento de histórias de sucesso. Não à toa criamos o Elas Programam Podcast para que mais mulheres possam se inspirar. E para responder esses "MAS" trazemos as histórias de algumas mulheres incríveis da nossa comunidade que compartilharam com a gente seus portfólios, que foram decisivos para conquistar a vaga tão desejada:
Carolina Brito: é Desenvolvedora de Software Front End na Procenge Tecnologia e Entusiata de Python e Ruby
Jennifer Martins: é Web Designer e Front-end Developer
Paula Pithon: é Desenvolvedora Mobile na AlayaCare e mora no Canadá.
Ana Carolina Paula: é Engenheira Mecânica apaixonada por Qualidade de software. Hoje, analista de teste, com foco em automação
Viviane Souza: PhD em Turismo atualmente Desenvolvedora Web.
Daniela Duarte: é Desenvolvedora front-end, apaixonada por Tecnologia desde a infância.
"Esperamos nossas dicas de carreira possam inspirar vocês a seguir em frente trilhando uma jornada de sucesso no mercado de tecnologia."
Sintam-se à vontade para compartilhar mais sugestões aqui nos comentários.
E seus GitHubs também!
E mão na massa! #coragemmulher
Top comments (0)