DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Elas Programam
Elas Programam

Posted on • Updated on

Dicas de carreira para mulheres na TI - parte 2: Portfólio

Esse artigo foi escrito por Silvia Coelho e @daniclericuzi especialmente para o Elas Programam.

Na segunda parte do artigo Dicas de Carreira para mulheres na TI vamos abordar outra questão que tira o sono de quem está iniciando em qualquer área: “Como posso ter experiência profissional se não consigo entrar no mercado. E se não entro, como vou adquirir experiência”. Aproveite para rever a primeira parte desse artigo

Segura aí a aflição que vamos te ajudar a CRIAR experiência, usando as dicas compartilhadas no grupo Elas Programam.

A melhor maneira de criar experiência é a partir da construção de um Portfólio - a principal ferramenta de divulgação dos seus trabalhos profissionais. Entenda que trabalho profissional não é apenas aquele registrado em carteira.

Alt Text

Existem algumas opções e é importante ter em mente que a escolha depende da área que você busca, seguindo uma trilha, uma história pra contar.
A Nathalia Monalisa, de forma hiper didática e direta nos presenteou com o seguinte passo a passo, explicando o que é e como você pode criar seu Portfólio (sobretudo para desenvolvedores, mas aplicável a outras áreas):

  1. Portfólio não é a mesma coisa que currículo. Procure entender bem sobre a diferença entre as duas coisas! (:

  2. Se possível, cause um impacto visual em quem está visitando seu portfólio. Ele é seu cartão de visitas e diz muito sobre o seu cuidado com detalhes!

  3. É possível criar e divulgar um portfólio em diversas plataformas: GitHub e GitLab, Behance, WordPress, páginas pessoais e afins!

  4. No seu portfólio, faça links para suas redes profissionais, como LinkedIn, Medium e aqui mesmo no Dev.to.

  5. Na hora de criar seu portfólio, lembre-se de algo básico: ele precisa ser impecável (inclusive em relação à redação do texto). Afinal de contas, seu trabalho gira em torno disso.

  6. Se você está iniciando e não tem projetos reais para alimentar seu portfólio, crie projetos fictícios e deixe isso claro na descrição dos trabalhos. Você pode desenvolver e expor pequenas aplicações para resolver problemas do seu dia-a-dia. Recriar funcionalidades e páginas já existentes (como por exemplo, recriar o site de uma marca famosa e inserir ajustes que você considera que melhorariam o visual ou a funcionalidade da aplicação. Mas NÃO se esqueça de dar os créditos à fonte original!). Também pode colocar atividades desenvolvidas durante as aulas dos cursos que você frequenta e afins. O importante é que os visitantes do seu portfólio percebam suas habilidades (efetivas e potenciais!) de trabalhar sobre projetos, mesmo que eles não sejam fruto de uma demanda real.

Daqui já ouvimos o seu pensamento

"MAS O QUE EU COLOCO NO PORTFÓLIO?"

Você pode começar com coisas simples, aqueles exercícios básicos que você fez de cursos online e bootcamps, projetos realizados hackthons, desafios, trabalho em grupo ou por conta própria, etc. Use a imaginação e crie!

Também ouvimos seu outro “MAS”

“Mas é realmente possível construir um portfólio do zero e a partir daí descolar o tão sonhado emprego?”

Grande parte do impacto do Elas Programam vem do compartilhamento de histórias de sucesso. Não à toa criamos o Elas Programam Podcast para que mais mulheres possam se inspirar. E para responder esses "MAS" trazemos as histórias de algumas mulheres incríveis da nossa comunidade que compartilharam com a gente seus portfólios, que foram decisivos para conquistar a vaga tão desejada:

Carolina Brito: é Desenvolvedora de Software Front End na Procenge Tecnologia e Entusiata de Python e Ruby

Jennifer Martins: é Web Designer e Front-end Developer

Paula Pithon: é Desenvolvedora Mobile na AlayaCare e mora no Canadá.

Ana Carolina Paula: é Engenheira Mecânica apaixonada por Qualidade de software. Hoje, analista de teste, com foco em automação

Viviane Souza: PhD em Turismo atualmente Desenvolvedora Web.

Daniela Duarte: é Desenvolvedora front-end, apaixonada por Tecnologia desde a infância.

"Esperamos nossas dicas de carreira possam inspirar vocês a seguir em frente trilhando uma jornada de sucesso no mercado de tecnologia."

Sintam-se à vontade para compartilhar mais sugestões aqui nos comentários.
E seus GitHubs também!

E mão na massa! #coragemmulher

Top comments (0)

Create an Account! The only reason people scroll to the bottom...  
is because they want to read more.

Create an account to bookmark, comment, and react to articles that interest you.