DEV Community

loading...

Lógica de programação: essencial

elasprogramam profile image Elas Programam ・3 min read

por @alegalliard

Se aprender uma linguagem de programação é o mesmo que conhecer as palavras soltas de uma outra língua, a lógica é o equivalente à gramática: somente ordenando as palavras em uma determinada sequência e usando as regras corretas é que você conseguirá escrever um programa.

Escrever um bom programa depende de como a comunicadora - você - "conversa" com o computador.

Se você passar as instruções gramaticais erradas ou dúbias, o computador vai fazer o que você não esperava gerando assim um bug. Se a instrução não estiver com o formato que o computador espera aparecerá um erro como quem diz "não entendi isso que você quis dizer, estou parando aqui até você corrigir seu comando".

Então pense em um computador como um gringo com um português muito básico e que ainda por cima interpreta as coisas muito literalmente. Se você disser a ele:

Traga 12 ovos. Se tiver batatas, traga 6.

Não se assuste mas ele vai trazer 6 ovos e 0 batatas. Porque ele interpretou que a condição para trazer 6 ovos é encontrar batatas, e não pegar as batatas junto com os ovos. Se quiser passar a instrução corretamente você deveria dizer algo como:

Traga 6 batatas caso você as encontre, e também 12 ovos.

Independente da linguagem que você escolher, estudar lógica de programação é fundamental, pois é a base de tudo.

Mão na massa - começando do zero

Há vários cursos ótimos e baratos em plataformas pagas, como na Udemy, Alura, Devmedia e outras. No Youtube tem programadores dando vídeo-aulas da graça. Também dá pra achar livros em PDF e artigos usando o Google.

Uma playlist legal: introdução à lógica de programação do Gustavo Guanabara no Youtube.

Ferramentas para treinar sem se preocupar com a linguagem:

  • Portugol
  • Visualg3

Esses programas te permitem fazer exercícios de lógica, só que em português. Pode ser um bom começo para quem tem dificuldades com inglês.

Se você prefere treinar lógica direto com sua linguagem favorita é bem fácil encontrar cursos e exercícios pagos ou gratuitos. Basta procurar assim:

Lógica de programação com {linguagem}.

Para quem quer entrar no detalhe, tem livros também:

  • Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores - Jayr Figueiredo de Oliveira e José Augusto N. G. Manzano
  • Algoritmos: Teoria e Prática - Thomas Cormen
  • Introdução à Programação: 500 Algoritmos Resolvidos - Carlos Assis

Solidifique esse conhecimento com bastante prática, pois isso vai permitir que você se desenvolva na linguagem que escolheu e que adapte a qualquer outra com muito mais facilidade.

Extra: por que o computador é tão literal?

Por debaixo dos panos, computador - ou melhor, o hardware - só consegue lidar instruções binárias de sim e não (ou melhor, 0 e 1). Há diversas limitações num contexto assim.

Quando programamos estamos na verdade escrevendo uma série de instruções utilizando uma linguagem que foi escrita para que humanos consigam entender.

Entre a sua linguagem e o que o computador consegue interpretar, existe um terceiro personagem que age como tradutor e intérprete (que pode ser um compilador ou um interpretador) responsável por pegar seus comandos e repassar para o computador numa linguagem binária que ele consiga entender.

Por isso nossas instruções precisam ser claras para que a "comunicação entre você e o hardware" funcione bem. Se o computador não estiver fazendo o que você está esperando é porque você escreveu um "comando com a gramática errada", digamos assim. E certamente o computador vai "gritar" que está errado e você precisa corrigir.

Discussion (0)

pic
Editor guide