DEV Community

loading...

Por que aprender Java?

eddiescj profile image EddieSCJ ・3 min read

Estamos de volta meus queridos leitores para mais um artigo sobre o java pra iniciantes.

Java é multiplataforma

Bom, como vocês já sabem, java é multiplataforma, esse é o principal e indiscutível ponto de vantagem do java. Caso queira saber como o java consegue ser multiplataforma, leia o primeiro post da série.

Java é a personificação da Orientação a Objetos (Isso o torna ótimo para aprender O.O.)

Bom, provavelmente vocês ainda não sabem o que é isso, mas a orientação a objetos ou POO (vamos tratar disso mais a fundo mais à frente) é um paradigma famosíssimo e fortemente difundido no mundo da programação. Além de tudo, POO facilita bastante a reutilização de código (em termos leigos, dizer mais e falar menos), o que por ventura é requisito para uma boa codificação.

Tendo em vista estes dados, por que o Java é a personificação da orientação à objetos? Bom, tudo no java, desde um simples;

           System.out.println("Hello World");
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

à um

           System.out.println(Double.parseDouble("20.0"));
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Todas os códigos com notações ponto que você viu fazem referência à uma classe padrão do Java que importa um método, seja ele de saída de dados ou de transformação de um literal em um número de ponto flutuante (Type casting). Ou seja, o que melhor para aprender Orientação à Objeto que algo feito interiamente com isso?

Java é ótimo para construir APIs Rest

Você deve estar pensando em como aquele negócio verboso e feio pode ser bom para se comunicar com a WEB. SUPRESA!!! Graças ao Spring Framework a construção de APIs Rest tornou-se uma coisa extremamente fácil, versátil e limpa.

Algo útil e muito bom para desenvolver é decidir usar Hibernate ORM (Object Relational Mapping) com JPA (Java Persistence API) para construção e manipulação do seu Banco de dados. ORM é uma técnica sensacional onde você consegue manipular e criar seus dados à partir da sua estrutura de objetos :D, ou seja, todo o tempo que você gastaria traduzindo SQL para JAVA e vice versa pode ser aproveitado em novas features.

É uma boa linguagem para iniciantes aprenderem lógica de programação

O fato do java ser uma linguagem fortemente tipada e ter um compilador que te avisa dos possíveis erros e dos erros em tempo de execução (Runtime Errors) ajuda bastante na hora de aprender à programar, afinal, é comum que todo iniciante cometa bastante erros. Com um compilador forte e equiparado você vai ser obrigado a seguir um conjunto de regras para poder elaborar um código que funcione bem, logo, com o tempo estas regras vão se fixar e você vai ter base para construir um bom código em qualquer linguagem.

Java tem um mercado abrangente e forte mesmo nos dias de hoje

Até entre aqueles que hateiam fortemente o java é comum ouvir dizer que "se você programa Java, dificilmente ficará sem emprego." Isso ocorre devido ao grande pico de uso do java dos anos 1990 até 2000, muitos dos sistemas construídos no mundo ainda hoje rodam em cima da linguagem Java e por isso, muitos necessitam manutenções e implementação de novas features sem a opção de refazer todo o sistema em outra tecnologia, afinal, em time que está ganhando não se mexe.

Além de tudo apresentado, o Java é tem um forte potencial na construção backend de aplicações distribuídas e que necessitam de uma alta segurança.

Obrigado pela atenção jovens padawans, os próximos posts irão tratar do tão esperado COMO COMEÇAR A PROGRAMAR JAVA e TIPOS DE DADOS EM JAVA

Discussion (0)

pic
Editor guide