DEV Community

Cover image for [Série] Governança de API
Pode me chamar de Juscélio Reis for DEVz Wiz

Posted on • Edited on

[Série] Governança de API

Nos últimos meses tenho notado um aumento substancial da utilização do termo API. Empresas estão cada dia mais criando e consumindo APIs e a procura por desenvolvedores que sabem construir APIs também tem crescido. Existem inúmeras maneiras de construir e fornecer uma API, para isso podemos citar grandes empresas que possuem soluções prontas e de alto custo visando entregar uma API no menor tempo possível, ou podemos construir do zero a um baixo custo nossas próprias soluções e entregar uma API gastando um tempo razoável.

Mas a maioria dessas soluções não são capazes de entregar um recurso fundamental: Gerenciamento do Ciclo de vida do desenvolvimento. Um desenvolvedor passa algum tempo criando APIs úteis e robustas, mas acaba lutando com a evolução orgânica do seu código e com as mudanças que o meio negocial pode impor no desenvolvimento, como a famosa frase: precisamos dessa alteração para amanhã. Será se esse desenvolvedor é capaz de informa qual o verdadeiro impacto que uma simples mudança de parâmetro pode trazer para todos os clientes?

👾🎤 Isso não faz sentido, o que mais existe por ai são ferramentas de ALM, DevOps ou acompanhamento de projeto.
-- Leitor ansioso

Para esses leitores, só posso responder que continuem lendo. E que o foco desse artigo é Governança de APIs. E por ser um tema bem especifico, precisamos de ferramentas bem especificas. É diferente do que construir um software que vai rodar apenas no navegador ou no desktop. Deixa apresentar como é a construção de uma API sem o gerenciamento do ciclo de vida do desenvolvimento.

Alt Text

Para as empresas cuja a estratégia de negócio tem como objetivo entregar API para um mercado em potencial, a governança é uma necessidade. Não sabe do que estou falando sugiro que naveguem no site ProgrammableWeb ou procure pelos temas Open Banking ou Open Insurance.

Atividades da governança de API

Foi falado um monte sobre governança de API e gerenciamento do ciclo de vida do desenvolvimento focando na entra de API. Mas afinal o que seria isso, quais são as atividades que diferenciam de uma construção de software para web ou desktop.

Primeiro preciso fazer uma pergunta a você; você sabe onde estão todas as APIs da sua empresa? Nesse exato momento consegue informar quais clientes estão consumindo suas APIs?

Nesse momento consigo definir a Governança de API como a disciplina que vai desenvolver um trabalho para entender onde as pessoas estão, ferramentas, serviços, habilidades, melhores e piores práticas. E cruzar com o anseio e desejos dos outros setores da empresa, com o objetivo de construir uma ponte entre o momento atual da empresa com o que pode acabar sendo uma futura estratégia de governança de API.

De nada adianta implantar uma solução completa e robusta que já foi validada em outros times, se não trabalhar pessoas, ferramentas, processos e cultura dos envolvidos.

A cultura come a estratégia no café da manhã
-- Peter Drucker

A governança é especialmente benéfica para organizações que possuem um trabalho de construção de API ou arquiteturas de microsserviços, entregando consistência dos seus serviços para toda a organização. Além de ajudar a evitar problemas como código duplicado, acoplamento rígido entre componentes, falta de confiabilidade e economia.

Afinal o desejo de quem trabalha no time de governança é que as pessoas se importem com o design da API e estejam abertas a aprender como outras pessoas estão projetando suas APIs. E que os próprio time consiga defender o valor que um bom projeto pode agregar ao negocio em vez de simplesmente responder um ticket do JIRA. Pois o ticket não diz nada sobre a API ser bem projetada e consistente com outras equipes, a governança entre aqui.

Esse foi apenas o primeiro artigo da serie sobre Governança de API. Para os próximos episódios vamos abordar os seguintes temas com a visão da governança.

  1. Introdução
  2. Centralização
  3. Contrato da API
  4. Diretrizes de estilo
  5. Reutilização
  6. Automação
  7. Versionamento
  8. Política de descontinuação
  9. Rastreamento / Observabilidade
  10. Descoberta de API

Referencial


Top comments (0)