DEV Community

Cover image for 8 Dicas para conseguir o seu primeiro estágio como desenvolvedor(a)
Francielle Dellamora
Francielle Dellamora

Posted on • Updated on

8 Dicas para conseguir o seu primeiro estágio como desenvolvedor(a)

Olá Pessoal!

Conseguir o primeiro estágio pode parecer difícil, muitas vezes nem sabemos por onde começar e é por isso que escolhi compartilhar algumas dicas e um poquinho da minha expêriencia como estagiária.

  1. Quando não se tem experiência, a melhor opção é arriscar.

    Há 8 meses eu me candidatei para uma vaga de desenvolvedora front-end sabendo quase nada de programação e sem qualquer preparo. Esperava pelo "não" e estava tudo bem, visto que a minha intenção na época era entender mais sobre os processos seletivos e criar expêriencia em entrevistas. Por fim, acabou que alguns dias depois da entrevista recebi uma ligação avisando que fui selecionada.

  2. Ninguém realmente importa se você faz faculdade em Harvard ou se aprende a programar pelo youtube.

    Como estagiário o que as empresas procuram são pessoas que querem aprender e uma das melhores formas de mostrar interesse na área é tendo projetinhos pessoais no github.

  3. Redes sociais são importantes!

    Foi por meio de um retweet que achei a vaga na qual trabalho e também é através do twitter que atualmente recebo propostas de emprego.

  4. A primeira impressão é a que fica.

    Geralmente o currículo é o primeiro contato que a empresa tem com o estagiário e por isso você deve manter o seu o mais limpo e objetivo possível.

  5. Sua atitude é muito mais importante que o seu conhecimento técnico.

    Tenha em mente que muito mais importante do que saber escrever um algortimo é a sua postura diante de problemas e relacionamentos interpessoais, ou seja, invista nas soft skills.

  6. Foque em descobrir um método de aprendizagem bom e comece pela base.

    Antes de sair estudando os frameworks ou libs da modinha, lembre-se que você recém está entrando no mercado de trabalho. Primeiro procure saber sobre estruturas de dados, programação orientada a objetos e algoritmos.

  7. Pesquise sobre a empresa para a qual você está se candidatando.

    Para você se destacar na entrevista uma das formas de mostrar verdadeiro interesse é fazendo perguntas sobre como seria o seu dia-a-dia de trabalho, se existe plano de carreira e pequenos comentários sobre o que você achou legal na cultura da empresa.

  8. Participe de Hackathons.

    Com toda certeza eu ter comentado que já participei de maratona de programação na faculdade influenciou a minha contratação, logo, a próxima dica é que mesmo se você não se achar bom(a) o suficiente para competir, vá mesmo assim. Hackathons são muito mais sobre aprender, fazer networking e ter um momento divertido do que ganhar.

E por fim não desanime com os “nãos” que irá receber nessa caminhada. Eles são necessários para te tornar antifragil e te mostrar que as vezes as coisas não vão ter o melhor resultado.
Dependendo do local, um retorno do seu currículo ao banco de dados da empresa acaba sendo melhor do que você ser aceito para um local que não é a sua cara! Empresas assim não serão agradáveis, e impedirão com que você desenvolva da maneira que você precisa!

Espero que esse artigo tenha ajudado e, se você tiver mais alguma dica, não deixe de comentar!

Boa sorte na jornada!

Top comments (5)

Collapse
 
heavybr profile image
Matheus Cumpian

Na minha opinião as dicas 5, 6 e 7 são as melhores, acredito que seguindo elas você passa em qualquer processo de estágio, sempre fui assim e até então tudo deu certo. É claro que nesses processos concorridos você precisa de um pouquinho de sorte também, mas é a vida :(

Parabéns pelo texto 👏

Collapse
 
dellamora profile image
Francielle Dellamora

Obrigada ☺️

Collapse
 
raafas profile image
Rafael Leandro • Edited

Quando eu tava treinando os estagiários, passava um desafio e eles ficavam a semana fazendo, eu ia revisando os PRs e na sexta tirava as dúvidas com eles. Eles foram selecionados sem experiência nenhuma, só sabiam lógica, mas ambos eram muito comprometidos.

Quem te acompanha nas tuas redes sociais vê o quanto tu é dedicada e se esforça pra aprender. Expor isso é muito bom, quando não se tem experiência é legal mostrar o que anda estudando pelo menos. Deixar um repositório publico no GitHub mostra que tu já mexeu um pouco com Git, mostra o que tu tá estudando e participar de hackathon é uma idéia realmente muito boa.

Parabéns pelo texto, Fran.

Collapse
 
dellamora profile image
Francielle Dellamora

Tenho certeza de que tu é um ótimo mentor e tenho maior orgulho disso!!

Obrigada por ter lido, sério, tua opinião é importante pra mim e fico feliz que tenha gostado ☺️

Collapse
 
fernandoperigolo profile image
Fernando Souza

Realmente o ponto 5 é bem importante. Pelo menos pra mim, que estou contratando, ao avaliar tecnicamente o candidato, já sei das limitações técnicas, o que acaba fazendo a diferença é todo o resto, atitude, postura, relacionamento.

Postar o que está descobrindo no LinkedIn é algo que vejo com bons olhos também, eu usei esta técnica pra conseguir meu emprego. Demonstra, ao meu ver, humildade, mostra que está interessado, evoluindo e sabe se expressar. Uma postagem tipo, “pessoal, hoje aprendi a usar o reduce, fez muita diferença no meu código, bem mais fácil que a forma antiga que eu fazia” me chama atenção.

A parte da cultura da empresa é legal também por que no final do dia a ideia é que o estagiário cresça na empresa, se ele se demonstra alinhado com a cultura da empresa, da a entender que ele pode ficar lá por muito tempo, que é o que a gente quer.

Putz, dá pra ficar o dia todo falando sobre este assunto.