DEV Community

Cássio Morais
Cássio Morais

Posted on

Você não recebe pelo código que escreve!

Há alguns anos trabalho com tecnologia, durante esse tempo não trabalhei só com desenvolvimento de software, também me envolvi com field service, infra, redes, cloud... enfim, tive contato com várias áreas de TI. Inclusive pude ter a experiência de ser sócio durante um tempo em uma micro empresa que ajudei a criar para prestar serviço diretamente a empresas de instalação, suporte e gerenciamento de serviços de TI. Não ganhamos muito dinheiro e ela nem obteve o sucesso desejado mas algo ficou claro pra mim desde então:

Eu não ganho pelo que faço, e sim pelo resultado do que faço.

Por quê eu estou falando isso?

Então, tenho a sensação que vários de nossa área até compreendem o valor do que fazem em coisas que realmente tem valor no nosso trabalho, mas não necessariamente no resultado direto, no motivo pelo qual eles são contratados.

Tirando questões ÓBVIAS de manutenabilidade, performance, escolhas de engenharia e boas práticas. Sua API usando arquitetura hexagonal ou aquelas 12 camadas desacopladas não fazem a menor diferença para o seu cliente (aquele que paga as contas, não outra api - sic).

Imagine-se dono de empresa.

Você pede uma landing page. Ele não quer saber se seus componentes são reusáveis ou se seu código é um daqueles belos exemplos de cabeceira do que significa clean code. ELE QUER A PÁGINA QUE PEDIU!

"Cássio, mas você está jogando fora o profissionalismo e a qualidade em prol do sobrinho?"

absolutely-no

Não! Pelamor de Deus, estou só te (re)lembrando um fato.

Eu e você precisamos continuar "tentando" escrever software da melhor forma sempre que possível.

O estado da arte, aquele pelo qual você lê um artigo do Martin Fowler ou um livro do Uncle Bob que você comprou ou vê aquela vídeo aula de 4 horas no domingo ou estuda aqueles algorítmos mágicos que te levam a arranjar um emprego numa FAANG da vida. Eles, EM ABSOLUTO, não são o que garantem nosso salário e nosso emprego - obviamente te posicionam como um profissional valioso e antenado, que por fim, entrega software com maior qualidade.

Mas se sua startup que viveu alavancada esse tempo todo está a beira da falência e agora precisa diminuir o custo e tentar viver do próprio caixa ao invés de rodadas de investimento, não vai ser teste automatizado que vai salvar seu emprego desse "bug".

Gosto muito de uma frase que já ouvi do Alberto Souza - DevEficiente no seu excelente canal no Youtube:

"Software é a automação do desejo de alguém".

É o desejo dela que algo seja automatizado, entendeu? Não do seu de usar aquele design pattern foda que você aprendeu ontem.

Aprenda tudo que puder e for necessário ao seu escopo para produzir software da melhor qualidade possível, porém...

  • conheça suas restrições
  • seu tempo
  • suas necessidades
  • e o valor que você está entregando

enfim, respeite o MOMENTO DO SEU PROJETO.

Em resumo:

Claro que meu texto está descrevendo em alto nível um assunto que merece muito mais profundidade (!disclaimer) e vou me arrepender do que disse aqui em algum momento, mas o que eu quero passar é que a tomada de decisão é algo que tem MUITO VALOR. Aprendemos escrever software melhor com boas práticas, arquiteturas, designs, testes automatizados... tudo isso são ferramentas, saiba a hora de usar. Saiba quando é necessário usar. E usar de forma ÚTIL.

Ninguém paga por arquivos .JS (ou qualquer outra linguagem).

Top comments (3)

Collapse
 
guithomas profile image
Guilherme Thomas • Edited

Muito bom texto, o equilíbrio perfeito acredito ser saber usar o conhecimento técnico denso, daquele livro pica das galáxias, aquele workshop de 4 horas com um Jedi da linguagem X ou framework Y e ter o conhecimento do negócio em si pra poder aplicar da melhor maneira.
Eu leio bastante o twitter, principalmente a #bolhadev, e a galera em geral foca MUITO no código, fato é que o desenvolvedor que conhece do core do business que trabalha, se destaca e cresce muito mais.
Interdisciplinaridade é tudo.

Collapse
 
cassiomoraisdev profile image
Cássio Morais

Sem dúvidas. Quando vc vende mão de obra é um negócio. Tudo é negócio!

Collapse
 
guithomas profile image
Guilherme Thomas

Inclusive por isso gosto bastante das aulas da faculdade que envolvem empreendedorismo e regras de negócio. Entender os requisitos de um software vai muito além da plataforma tecnológica!