DEV Community

camilamaschion
camilamaschion

Posted on

De advogada a desenvolvedora de software

Alerta textão….
Mentira, prometo que não vai ser tão longo assim =)

Minha trajetória na área de tecnologia é bem curta, até agora. A decisão de mudar de carreira não foi de uma hora para outra, não tive nenhum sinal divino, nem foi na base do “se tiver que ser será”. Eu só sabia que não queria mais ser advogada e me preparei pra largar a profissão o quanto antes.

Desde 2017 eu já estava infeliz na advocacia, Direito é uma maravilha nas séries da Netflix, mas na vida real não tem glamour nenhum, via mais injustiças que justiça e a cada audiência a vontade de viver da minha arte na praia só aumentava.

E então, veio a primeira oportunidade de conhecer o mundo da programação “de perto” através do serumaninho que mais sou fã neste planeta: minha irmã! Em 2018 minha irmã entrou para um bootcamp, a Reprograma, ela me mostrou como eram os projetos, a dinâmica, as oportunidades na área, e me incentivou a tentar algo do tipo também. E então, em março de 2019 ela me enviou o link de um outro bootcamp, a Laboratória, mas eu que adoro uma autossabotagem não me achava capaz de fazer parte disso, achava que não ia passar, que não era pra mim, que ia ser complicado com 29 anos mudar de carreira. E que a coisa doida, né? Poxa, não era isso que eu queria? Largar o Direito? Não estava me preparando pra mudar de vida radicalmente? “Por que tantas perguntas, Camila? Por que tantas dúvidas?”.
Bom, isso, nem Freud explica…

Com cara e coragem em março de 2019 me inscrevi para a Laboratória, e foi a melhor decisão da minha vida!

O processo seletivo da Lab é bem longo, nos tempos de aglomerações humanas as etapas eram presenciais, só a primeira parte que era online, a inscrição e uma prova, mas o material para estudar foi enviado então não é nada tão difícil se fizer com atenção e foco!!
Depois que eu passei nessa prova teve a entrevista presencial,e uns dias depois participei da “ambientação” (pra saber se isso mesmo que a pessoa quer, se não vai achar muito difícil e desistir) foram 3 dias indo até a Lab e participando de dinâmicas, prova e mais uma entrevista. E depois veio o tão esperado e-mail de boas vindas!!

E em agosto de 2019 minha jornada na programação estava só começando.

Após 6 meses de muito HTML, CSS e Javascript foi chegada a hora de ir para o mundo real, e foi perfeito, o mundo fora do bootcamp é mara, saiu tudo como planejado, nem nos meus melhores sonhos eu podia imaginar que….obviamente eu to sendo irônica aqui, né? Voltando para o papo sério, a Laboratória te ensina o básico do desenvolvimento front-end e o famoso “aprender a aprender”, mas que raios é isso, Cá? Muito simples, você aprende a pesquisar os termos que você vai ver no bootcamp, vai se aprofundar por você mesma. E posso te garantir que aqui fora isso é muito útil, já que nada vem prontinho.

Eu sai da Lab para o meu primeiro emprego na área em uma empresa muito bacana, onde coloquei em prática um pouco do conhecimento Front-end, mas tive que me virar no Backend e também conheci um pouco de Android.

Viu como o mundo aqui fora é bem diferente? Rs

Porém, tudo isso me proporcionou conhecer um pouquinho de cada área e definir que caminho seguir, e hoje sou desenvolvedora Android em uma outra empresa e consigo me aprofundar mais ainda na tecnologia que escolhi seguir.

Ah, lembra que eu falei que foi em 2017 que eu tava infeliz? Pois bem, em 2017 eu conheci a pessoa que hoje é o meu maior fã (hehe), porém a gente não conversava muito, mas como esse mundo dá voltas, não é mesmo? Hoje, meu namorado que é desenvolvedor backend tem uma parcela enorme de participação em toda essa caminhada, e me ajuda a evoluir cada dia mais.

E o grande resumo de tudo isso e umas infos a mais são:

  • Nunca é tarde pra começar algo novo, mas se planeje pra isso;
  • Estudar, estudar e estudar. Você vai estudar muito, mas vai valer a pena;
  • Lágrimas, achar que não é boa o suficiente e querer desistir a cada task não entregue, tudo isso faz parte do processo, mas fica firme, respira fundo e continua;
  • Ter pessoas que torcem por você é maravilhoso. Não só minha irmã e meu namorado, mas conheci pessoas maravilhosas na Lab que levo pra vida.
  • Seja muito legal com seus coleguinhas, o mundo de TI é um ovo, vocês podem ser esbarrar por aí.

E mulherada se vocês sentirem que querem tentar, que essa área pode ser a mais nova oportunidade de mudar a vida de vocês, segue os links de inscrição dos bootcamps, a Reprograma e a Laboratória estão com inscrições abertas.

https://selecao.laboratoria.la/

https://reprograma.com.br/#courses

E acho que é isso, para dúvidas, críticas, sugestões e muitos elogios, claro, podem me adicionar nas redes e bora papear.

Discussion (5)

Collapse
alessandrarezende profile image
alessandrarezende

Parabéns!!! Muito, muito, muito bom ler isso, pq estou na mesma vibe. A diferença é que tenho já 39, e formação técnica em informática! Mas tb advogada, louca pra voltar pra área de origem! E decidi que esse é o ano!

Collapse
giuliabriao profile image
Giulia Brião

Camila, amei ler sua história pois estou na mesma situação! Me formei em Ciência Ambiental no começo de 2020, a pandemia gongou tudo, vieram muitas reflexões de vida e da área tech eu me identificava mais com front. Aconteceu deu entrar num bootcamp também, a Resilia Educação, e com quase metade do curso feito (são 6 meses no total), aprendi horrores, estou muito feliz pela minha coragem e escolha em continuar (mesmo que muitas vezes a vontade de desistir seja imensa!). Parabéns e muito obrigada pelo seu relato! =D

Collapse
jeanpdt profile image
Jean Rodrigo Santos

Parabéns! Fico feliz por você ter se encontrado.

Collapse
camaschion profile image
camilamaschion Author

Obrigada =)

Collapse
gustavogarciapereira profile image
Gustavo Garcia Pereira • Edited on

Muito bom, parabéns