DEV Community

camilamaschion
camilamaschion

Posted on

1 ano depois da transição de carreira. Sobrevivi? Rs

Algumas pessoas tem me perguntado sobre como comecei na área de tecnologia, e eu já falei um pouco nesse texto aqui, mas outras tem perguntado coisas sobre o “to be continued” da vida, sabe? Rs. Como tem sido meu dia a dia. Se eu sou boa na lógica..kkkkkrying, como me sinto nas entrevistas, e por ai vai.

Então, pega a pipoquinha que eu vou tentar explicar em algumas linhas de texto como anda minha vida depois dessa mudança radical, será que eu to curtindo?

Meu dia a dia é basicamente fazer a tela do aplicativo que tá aí na sua mão, é dar comportamento pra ela, deixar bonitinha e acessível. O fluxo é: a área de negócio pede, a galera de UX desenha e os devs desenvolvem, fim! Achou que eu ia dizer o que? “Eu fiquei rica!! Ganho rios de dinheiro e minha vida tem sido uma aventura like Mr. Robot” ? rs.

Sobre a lógica, pensa em um Ser que chorou pra entender algoritmos! Sou o puro meme da Nazaré e um dos motivos que me faz amar o trabalho remoto é porque ninguém vê minhas lágrimas #brinks...será?

Sei que tenho muita coisa pra entender ainda, e sigo o lema: “aceita que dói menos”!
Eu não fiz uma facul na área e eu comecei nisso recentemente, poxa! Tô em um trabalho psicológico daqueles pra não me cobrar tanto. O que me tranquiliza também é que todo mundo me orienta a focar na base, então to correndo átras do preju todo dia (sério, TODO DIA MESMO, no estilo No Pain, No Gain!), eu faço exercícios de algoritmo no caderno, com diagramas e portugol. Aos poucos vou alimentando meu github com resoluções em Kotlin https://github.com/CaMaschion/exercicios-kotlin.

Eu vejo muitas pessoas falando que tem que estudar muito pra ser Dev, mas gente, você tem que estudar muito pra ser bom em qualquer coisa que quiser fazer!

Quando eu era advogada eu tinha que estudar demais também. Ainda mais em um país que sai um entendimento diferente das leis cada vez que vou até a cozinha pegar um copo d’água.

Ok, posso ter exagerado aqui, mas esse é o espírito hehe.

Sobre as entrevistas…não! Eu não me sinto segura fazendo entrevista e também não fiz muitas. O que posso falar é sobre a última. Quando decidi mudar de emprego, eu tive que fazer um teste e foi basicamente um relacionamento sério com o google! Muitas pesquisas por lá pra conseguir fazer. No dia da entrevista me perguntaram algumas coisas sobre o teste: como eu fiz e como pensei pra fazer daquela forma. Eu fui muito sincera. Mas também acho que quando se é Júnior tem a vantagem de pegarem "leve" nas entrevistas, ainda mais quando a pessoa vem de uma área totalmente aleatória rs.

Bom, isso foi um bom resumo sobre as perguntas que me fizeram ultimamente. E acho que na verdade tem mais de 1 ano que estou na área, mas parecem 5 anos de tanta informação que eu fui absorvendo com o tempo e de como tudo é extremente dinâmico. O que eu adoro! Mas confesso que às vezes bate um surtinho do tipo: “crendeuspai, como vou aprender tudo isso…”, mas é “SÓ” manter a calma, respirar fundo, rezar 3 Ave Maria que no final provavelmente dá tudo certo, mas como eu disse, tô no começo ainda rsrs.

Brincadeiras à parte, continuo dizendo pra todo mundo que essa foi a melhor decisão que eu tomei na vida!! =)

Ah, em breve vou compartilhar com vocês aqui um outro texto de como eu to estudando, quais os livros e sites que to usando, e também como faço para não cair no desespero de estudar cada novidade que surge por aí! Mas já adianto que não tenho nenhum super segredo rs.

Discussion (2)

Collapse
nitramchips profile image
Martin Sch

Bem bacana o seu texto! Uau! De advogada para programadora, que virada hahahha Seja bem-vinda na área! Não sei se vc já conhece, mas tem a comunidade do Android Dev Br no slack, vc pode trocar uma idéia com a galera por lá.

Collapse
camaschion profile image
camilamaschion Author

Obrigada !!
Conheço sim, entrei nesse grupo logo que mudei de área =)