DEV Community

Cover image for Chatbot, bot e RPA: quais as diferenças?
Morganna for BotCity

Posted on • Edited on

Chatbot, bot e RPA: quais as diferenças?

en-us: link

É bastante comum acontecer algumas confusões com esses termos. A ideia aqui é entendermos melhor o que cada um deles significa e, até mesmo, como se relacionam. Então, vamos por partes.

O que é um bot?

Um bot, que podemos dizer que é a abreviação de "robot", que significa robô, é um programa de computador que é criado para executar tarefas automatizadas, muitas das vezes de forma autônoma e independente, de acordo com os parâmetros e especificações que são configurados para ele.
Podem ser usados ​​para automatizar tarefas repetitivas e manuais, trazendo diversos benefícios. Você pode ler um pouco mais sobre os benefícios neste outro artigo.
Para termos alguns exemplos de bots para comparação: bots de gerenciamento de estoque, tratativa de planilhas ou outros tipos de documentos, bots para enviar dados ou arquivos para diferentes sistemas etc.
Ou seja, um bot faz aquilo que foi programado para fazer.

O que é um chatbot?

Um chatbot é um tipo específico de bot que é criado para interagir com as pessoas, sejam em conversas por texto ou até mesmo por voz.
São programados para executar tarefas como fazer reservas de hotel, fazer pedidos de comida ou responder a perguntas sobre algum determinado produto ou serviço.
Existem diversos canais em que podemos utilizá-los, como os aplicativos de mensagens, sites e diferentes redes sociais.
O chatbot vai fazer o que foi programado para fazer, mas pode exigir treinamentos (machine learning) para aprender como se comportar e como interagir, dependendo de seus objetivos. Afinal existe a complexidade de que uma pergunta, por exemplo, pode ser feita das mais diversas formas por pessoas diferentes, com línguas diferentes e até mesmo palavras diferentes.

O que é RPA?

RPA (Robotic Process Automation, ou seja, automação de processos robóticos) é uma tecnologia que usa os bots para automatizar processos de negócios e nas mais diversas áreas, como de finanças, RH, atendimento ao cliente, testes de software etc.
Ao contrário dos chatbots, os bots de RPA não são criados com o objetivo de interagir com pessoas, mas sim para executar tarefas repetitivas e rotineiras, mesmo que tenham pouca ou muita complexidade, como inserir dados em um sistema, copiar e colar informações ou atualizar registros.
São especialmente úteis para automatizar tarefas que envolvem várias etapas em mais de um sistema diferente, como o processamento de pedidos. E pode ser feito com aplicações desktop e também web.

Comparando

E se criarmos um bot para automatizar respostas e envios de e-mails?

Ainda assim o objetivo aqui não é interagir com seres humanos, mas sim automatizar o processo de gerenciamento dos e-mails, uma tarefa que pode ser bem repetitiva.

Mas não é tudo utilizado para automatizar tarefas?

Sim, mas de qualquer forma, cada uma dessas tecnologias tem sua finalidade de automatizar coisas diferentes e seus próprios escopos.

Entendendo visualmente

Na figura abaixo, temos a explicação de como cada uma dessas tecnologias agem e como se relacionam entre elas.
Por exemplo, mostramos que o RPA utiliza bots para fazer o que é necessário. E que chatbot é um tipo específico de bots que existem.

No centro um círculo maior identificado como


Compartilhe também seus pontos sobre esse assunto para colaborar com o conteúdo.

Obrigada por ter lido o artigo e deixo o canal aberto para troca de ideias e feedbacks.

Top comments (0)