"A maior de todas as fraquezas é o medo de parecer fraco".
Quem disse essa frase foi J.B Bossuet em A politica tirada da Sagrada Escritura.
Não me pergunte o porquê mais eu leio coisas assim. E sim, adoro saber e aprender sobre politica e desenvolvimento humano.
As pessoas por natureza são ótimas para transmitir conhecimento até que elas se sintam ameaçadas.
Enquanto as pessoas não conseguem uma relação de ganha-a-ganha nesse processo, elas se retraem de maneira assustadora, inclusive para elas mesmas.
Nunca é fácil a escolha do não compartilhamento.
Voce já deve ter ouvido dizer que alguns Devs naturalmente não realizam esses movimentos de compartilhar, por serem pessoas introvertida, pode até ser se voce achar que as pessoas desenvolvedoras precisam ser palestrantes.
Mas no momento que alguém escreve um código, que revisa ou escreve um pull request, o como testar ou a regra de negócio, ou responde um questionamento, ele está compartilhando conhecimento.
Todo nosso processo evolutivo foi baseado em criar formas de transmissão de conhecimento.
A própria cultura ágil de software tem muito disso.
Quando voce se sente ameaçado por compartilhar conhecimento, impressões, vivências ou tarefas, talvez seja porque você ainda não tenha percebido o quanto voce ganha nessa escolha.
Ter a noção clara de que cada conhecimento transmitido permite que a gente fique pronto para novos aprendizados e tem muito mais a se evoluir do que imaginamos.
Caixas quando estão cheias precisam remover itens para dar espaço para que novos itens ocupem e complete o "vazio" criado.
É muito bom abrir a internet encontrar uma documentação, um relato de um problema que alguém superou, é bom diante de um novo desafio encontrar uma literatura que te ajude a trilhar o caminho, não é? Então, o que te impede de ser parte disso?
Quando a gente se encontra em posição que outros ainda poderão precisar superar, nada mais humano que a gente pavimente esse caminho.
Pavimentar o caminho é não ter medo de passar suas impressões em determinadas situações, não ter medo é sinal de confiança em você e nas pessoas.
Preparar o caminho para quem vem depois é aceitar ser mentor de alguém que sofrem por situações que voce ja vivenciou ou tem conhecimento acumulado que os ajudem a superar mais facilmente que você, pois essa é a grandeza de quem é desbravador.
A humanidade se desenvolve ao pensar novos problemas e não em esperar dias na busca por uma solução já existente e que uma resposta sua na rede social já teria ajudo muito.
Ter tempo de aprender a aprender é justo, ter a dor do crescimento é justo, injusto é o silêncio, o ignorar, as respostas vazias que não colaboram, injusto é fingir apoio e nunca ficar disponível.
Enfim, devaneios de um sábado nublado e sem pedais por sp.
Top comments (0)