DEV Community

Beatriz Gomes
Beatriz Gomes

Posted on

Tipos de análise de dados

A análise de dados pode ser realizada de várias maneiras, e neste artigo, vamos falar sobre os quatro tipos principais: análise descritiva, análise diagnóstica, análise preditiva e análise prescritiva.

Descritiva:
A análise descritiva é o ponto de partida de qualquer análise de dados. Ela é o tipo de análise mais usado na criação de um dashboard.
Seu objetivo é fornecer uma visão geral da empresa, aqui, respondemos a pergunta “O que está acontecendo?”.
Através de recursos visuais, como gráficos ou tabelas mostrando dados estatísticos, é possivel identificar e compreender o comportamento dos números da empresa e até mesmo encontrar outliers. Essa análise é imprescindível para que possamos prosseguir para análises mais avançadas.

Diagnóstica:
Enquanto a análise descritiva apresenta os dados para o analista, a análise diagnóstica faz, chocantemente, um diagnóstico daqueles dados e procura entender o que levou à aqueles resultados na descritiva, duas ferramentas muito utilizadas para essa etapa são o Excel e o Python.
“O que fez a empresa vender tanto?”, “O que fez a empresa gastar tanto?”, “O que fez tantos clientes entrarem na minha loja?”, são algumas das perguntas que a análise diagnóstica responde.

Preditiva:
Agora, já fazendo uma análise bem mais avançada, chegamos em uma etapa em que podemos prever ou estimar qual o futuro daqueles dados, com base em seus históricos.
“O que provavelmente vai acontecer com minha empresa no futuro?”. Esse futuro pode ser amanhã, mês que vem, ano que vem, etc. você decide, tudo isso graças ao histórico dos dados passados.
Aqui é hora de começar a tomar decisões estratégicas para o negócio, pois com base no histórico, a previsão pode ser positiva ou não, “Com base no que eu estou fazendo na minha empresa agora, o que provavelmente vai acontecer?”, a partir desse questionamento, a empresa pode se direcionar a novas ações com o intuito de melhorar os resultados obtidos na análise preditiva.

Prescritiva:
Depois de análisar com calma e cuidado as previsões obtidas anteriormente, podemos agora decidir o que fazer para melhorar os resultados, através da análise prescritiva.
“O que eu preciso fazer para meus resultados melhorarem?”, essa resposta é guiada por simulações matemáticas ou até mesmo Inteligência Artificial.
Essa análise é muito utilizada para criação de controles orçamentários, metas de vendas, melhores rotas de entregas, etc.

Em era de Big Data, é imprescídivel que possamos analisar todos os dados com calma e expertise.

Top comments (0)