DEV Community

Beatriz Gomes
Beatriz Gomes

Posted on

Iniciando um projeto de Business Intelligence

Introdução:

Você com certeza já deve ter ouvido esse termo que está sendo tão falado ultimamente, Business Intelligence, ou em português, Inteligência de Negócios, ele nada mais é do que a transformação de Dados em Informações, o que possibilita melhores Tomadas de Decisões.

Mas Bia, qual a diferença entre Informações e Dados?

Eu gosto de dizer que o Dado é a informação bruta, ou seja, tudo o que diz respeito a empresa, seja faturamento, despesa, investimento, etc., absolutamente todos os números que estão armazenados dentro de um banco de dados. É possível ter acesso a todos esses números, mas sem o tratamento prévio ele não passará de apenas mais um número inteligível.

Já a Informação é o Dado pós tratamento ou seja, são todos esses números listados acima, organizados de forma estratégica, de forma que o usuário final possa ler e enxergar muito mais que um simples número, ele vê tudo o que está acontecendo com o negócio dele e tudo o que pode acontecer, assim é formada a Tomada de Decisão.

Um profissional de BI é responsável por coletar todos esses dados e transformá-los em informações, sempre respondendo as seguintes perguntas:

  • Que história eu quero contar com esses números?
  • Para quem eu preciso contar essa história?
  • Qual é a melhor forma de contar essa história?

Transformando Dados em Informações:

Para fazermos um projeto de BI, precisamos passar primeiramente por 5 etapas muito importantes para garantir que tudo que for apresentado seja confiável.

1. ETL (Extract, Transform, Load):

É a etapa em que os dados são coletados de diversas fontes e reunidos em um só lugar para o relatório poder tomar forma.

Extrair: É o processo de identificar e coletar os dados de seu local de armazenamento, aqui os números ainda não são informações, e sim dados.

Transformar: Etapa de transformação dos dados em informações.

Carregar: É nessa etapa que os dados são carregados e daí por diante, já podem ser usados para apresentá-los ao usuário final.

2. Modelagem de Dados:

A modelagem de dados é de extrema importância para manter sua base de dados organizada, ela é feita através das seguintes etapas:

Entendimento do Problema: Aqui respondemos uma pergunta muito importante, Qual é a dor da empresa?

Uma análise de dados é sempre feita com o intuito de resolver um problema, certo? É nesse momento aqui que entendemos que problema é esse.

Modelo Entidade Relacionamento (MER): É nessa etapa que identificamos quem são nossas entidades, quais são nossos atributos e os relacionamentos a serem feitos.

OK, ok, Bia, falou grego, o que são entidades, atributos e relacionamentos??

Entidades: O elemento principal da tabela a ser modelada.

Atributos: São as características da entidade.

Image description

Relacionamento: É o que há de comum entre duas entidades, o que interliga uma na outra.

Diagrama Entidade Relacionamento (DER): Depois de definir o MER, precisamos organizá-los em um diagrama que dê para compreender esses relacionamentos.

Definição das Cardinalidades: A cardinalidade define o tipo de relacionamento que vai ser criado entre duas entidades.

As cardinalidades podem ser:

1 x 1: (Um para Um) Quando um elemento da entidade da tabela A só pode se relacionar com um único elemento da entidade da tabela B, e vice-versa.

Um cliente tem um único endereço, e esse endereço só pertence a esse cliente.

Image description

1 x N: (Um para Muitos) Quando um elemento da entidade da tabela A pode se relacionar a mais de um elemento da entidade da tabela B.

Uma loja pode ter vários vendedores, mas um vendedor só pode vender em uma loja.

Image description

N x N: (Muitos para Muitos) Quando vários elementos de uma entidade da tabela A podem se relacionar a vários elementos de uma entidade da tabela B.

Um cliente pode comprar diversos produtos, assim como um produto pode ser comprado por vários clientes.

Image description

Definição do Modelo Lógico: O Modelo Lógico serve como um modelo para os dados usados. Ele agrega mais informações e detalhes antes da implementação do banco.

Implementação do Modelo Físico: É a última etapa da Modelagem, nela se une todas as tabelas, depois de todas as etapas anteriores, para a criação do banco de dados. Demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

3. Cálculos e Análises:

Para criarmos as visualizações de dados, como os gráficos e tabelas, precisamos criar alguns cálculos prévios (que não foram possíveis de serem criados no banco de dados), e analisarmos cada número com calma, antes de disponibilizar-los para o usuário final.

4.Relatórios:

É nesse momento que começamos a organizar os dados de forma estratégica, definindo os melhores gráficos, cores, tabelas e cartões para auxiliar nas Tomadas de Decisões dos líderes da empresa.

5. Compartilhamento do dashboard de forma Online:

É nessa etapa que compartilhamos o dashboard com o usuário final.

Top comments (0)