Em quatro meses trabalhando como desenvolvedora front end com Angular, cheguei a conclusão que a gente sempre tem que aprender algo novo. Entender o framework é ok para o nosso dia a dia, mas e a base?
Eu tenho percebido que muitas vezes me pego com dificuldades na lógica com o JavaScript. Então, com o intuito de ajudar quem, assim como eu, está começando, resolvi estudar novamente ; agora com mais atenção e fazer alguns artigos semanalmente com dicas básicas que podem ser úteis.
Nos primeiros artigos, irei falar sobre variáveis e seus tipos.
Mas afinal, o que é uma variável?
Variáveis são responsáveis por salvar dados que podem ser acessados e manipulados posteriormente. No javascript temos os seguintes tipos de variáveis strings, number, boolean, null, undefined, symbol, object, function e array.
O primeiro tema abordado será sobre a manipulação de variáveis com o tipo string.
Variáveis do tipo string comportam textos que são "cadeias de carácteres" que são utilizadas para representar palavras, frases ou textos de um código.
Ao declarar uma string, podemos manipular as mesmas de diversas maneiras.
No primeiro exemplo vamos declarar uma variável qualquer e conferir o tamanho da mesma com a propriedade length:
O primeiro passo é declarar a variável myVar e atribuir um conteúdo. Logo após, declaramos outra variável recebendo a primeira variável como atribuição e utilizamos a propriedade . length. Essa propriedade é responsável por checar o tamanho da variável. Ao executar o console.log, temos como resultado o tamanho da variável:
Agora vamos separar uma váriavel definindo um limitador com a propriedade split:
Declaramos uma variável e inserimos o delimitador + no meio da variável. Em seguida chamamos o .split com o sinal + como parâmetro. Esse sinal diz que ao executar a variável, devemos separar a mesma com o que tem antes do + e depois do mesmo:
É possível substituir trechos das variáveis com a propriedade .replace. No exemplo criamos a variável 'substituindoJS' e vamos trocar a palavra 'substituindo' por 'aprendendo':
E se eu quiser pegar só um pedaço da variável, será que é possível? Sim, com a propriedade .slice.
Declaramos a variável 'aprendendoJS' e passamos como parâmetro ao .slice o -2. Esse número -2 diz ao console que eu quero somente as duas últimas posições da minha variável:
Para pegar trechos de variáveis podemos também utilizar a propriedade .substr. No exemplo e passamos como parâmetro o '0' e '2'. Esses números irão dizer que eu quero pegar do inicio da minha variavel até o caracter '2':
E se eu quiser pegar da segunda posição em diante?
Bom por hoje é isso, legal ver o quanto de coisas que podemos fazer com uma string né?
Gostou do artigo? Achou algo que eu posso melhorar ou até acrescentar no artigo? Deixa seu recadinho que estou super aberta.
Top comments (0)