DEV Community

Cover image for Por que começar pelo Front end e não pelo Back end?
Arthur Nascimento Assunção
Arthur Nascimento Assunção

Posted on • Updated on

Por que começar pelo Front end e não pelo Back end?

Você quer trabalhar como desenvolvedor, mas deve começar pelo Front-end ou pelo Back-end? Vou explicar por que prefiro começar pelo Front-end.

Quando você decide estudar desenvolvimento de software, precisa escolher por onde começar e existem muitas opções, como:

  • Ciência de dados;
  • Desenvolvimento web;
    • Front-end;
    • Back-end;
  • Desenvolvimento mobile;
  • Desenvolvimento embarcado;
  • Algum outro tipo de desenvolvimento.

Se você deseja ser um desenvolvedor web, sugiro o desenvolvimento Front-end. Mas, por quê?

O desenvolvimento Front-end é mais fácil do que o Back-end

No começo, no Front-end, você aprende HTML e CSS, duas linguagens simples, a primeira é uma linguagem de marcação e a segunda é usada para estilos, como bold, margin, align e position dos elementos. Em outras palavras, HTML e CSS utilizam pouca lógica de programação, tornando-os mais fáceis. Em contraste, o Back-end começa com uma linguagem de programação, como Python, JavaScript (NodeJS), Ruby ou outra linguagem. Por exemplo, o Python é muito simples, mas requer muita lógica de programação. Como resultado, o Front-end pode ser mais fácil.

O Front-end é mais visual e motivador

Além disso, o HTML e o CSS são muito visuais e é possível ver os resultados instantaneamente no navegador e receber um feedback rápido. Em outras palavras, enquanto você desenvolve a página, você vê a página gerada com erros, se houver. Todas essas coisas tornam o Front-end mais motivador. Infelizmente, embora o Python, uma linguagem Back-end tradicional, por exemplo, seja fácil, ele não é visual. Todos os códigos são executados no terminal ou prompt de comando, a famosa tela preta. Isso pode ser um pouco entediante para iniciantes.

Fácil de começar

Para começar a aprender e codificar Front-end, como HTML, CSS, JavaScript ou outra tecnologia, você precisa apenas de um computador simples e um editor de texto. Não é necessário ter um computador de alto desempenho ou configurações complexas em seu sistema operacional. Além disso, é possível codificar em HTML, CSS, JS, etc. em serviços online e obter excelentes resultados.

Comunidade maior

Na internet, parece haver muito mais cursos, tutoriais e pessoas falando sobre Front-end do que Back-end. Por esse motivo, é mais fácil obter suporte e ajuda.

Criatividade

O Front-end permite que os desenvolvedores melhorem e usem sua criatividade ao definir design, cores, layouts e animações. Para muitas pessoas, isso é fascinante e envolvente.

É fácil migrar para o Back-end

Após aprender JavaScript, incluindo abordagens como Orientação a Objetos e Programação Funcional, você é capaz de migrar para qualquer outra linguagem, facilitando a migração para uma tecnologia de back-end. É importante lembrar que é possível usar JavaScript no Back-end, você só precisa aprender um framework de back-end, como o Express.
Além disso, como um engenheiro de Front-end, você sabe como a internet funciona, tem contato com APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos), tem contato com ideias semelhantes a banco de dados e, finalmente, já trabalha com a lógica das regras de negócio em seu aplicativo de Front-end.
Em outras palavras, você é completamente capaz de entender como o Back-end funciona e migrar para uma linguagem ou tecnologia de back-end.

Vamos além

Nos próximos artigos, ensinarei sobre conceitos importantes da internet.

Créditos

Vetor no canto superior direito da capa: por Freepik.

Top comments (0)