DEV Community

Cover image for 006/100 Days of Code: Strapi CMS
Alexandre Bekor
Alexandre Bekor

Posted on

006/100 Days of Code: Strapi CMS

Ontem foi dia de explorar mais a fundo a versão atualizada do Strapi e tudo o que encontrei me deixou bastante empolgado!


CMS

Um CMS (Content Management System) é, como o próprio nome já diz, um Sistema de Gestão de Conteúdo, para nós desenvolvedores é como a implementação de um CRUD dinâmico onde você define os tipos de conteúdos e os relacionamentos entre eles e o próprio sistema se responsabiliza por implementá-los com a capacidade de Criação, Leitura, Atualização e Deleção.

Strapi

O Strapi é um CMS, e do tipo headless, ou seja, ele fornece apenas o backend, que pode ser consumido por diferentes front-ends, agilizando a configuração de produtos que requerem apenas as clássicas tarefas de um CRUD ao mesmo tempo que mantém a liberdade para o desenvolvedor caprichar no design!

Apesar de já ter utilizado essa ferramenta algumas vezes no passado, as últimas atualizações conseguiram me surpreender, além da mudança visual, que agora apresenta um conceito mais clean, temos um suporte muito melhor ao desenvolvido com GraphQL e uma capacidade de extensão de componentes também melhoradas!

Entendo que a explicação completa de cada uma dessas melhorias e como elas podem ser utilizadas só pode ser compreendida em sua totalidade quando aplicada em um projeto, por isso já estou preparando um material que, com certeza, incluirá esse CMS no seu próximo projeto!😉

Hoje

A meta é explorar um pouco mais essa ferramenta para entender melhor como se dão os relacionamentos entre os componentes criados na aplicação e até onde chega o poder do GraphQL para gerenciamento desses dados.

Outros Canais

Fique à vontade para entrar em contato comigo por essas outras mídias sociais também:

Top comments (0)