DEV Community

Cover image for A nova rede social Bluesky
Albérico Junior
Albérico Junior

Posted on

A nova rede social Bluesky

Acredito que você já deve ter ouvido falar da Bluesky. Essa é a mais nova rede social de micro-blog que está se tornando uma das principais concorrentes do Twitter.

A Bluesky oferece aos seus usuários a oportunidade de criar conteúdos curtos em uma linha do tempo contínua, ele possui um visual bastante semelhante ao do Twitter.

Um dos principais diferenciais da Bluesky é a utilização do AT Protocol, um protocolo exclusivo que permite a comunicação entre diferentes redes sociais em um único espaço. É como os sistemas de e-mails ou números de telefone, nos quais é possível se comunicar livremente entre eles, independentemente da operadora, fabricante ou provedor de e-mails.

Além disso, a Bluesky adota uma abordagem de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode estudar os dados da plataforma e desenvolver soluções úteis com base neles. Sem um controle centralizado de uma empresa por trás, as decisões são tomadas de forma mais democrática pela comunidade.

Como surgiu a Bluesky

A Bluesky está intimamente ligada à evolução do Twitter, uma vez que o projeto foi incentivado pelo Twitter em 2019. No entanto, a ideia era investir em um sistema aberto que permitisse uma rede menos centralizada, preservando a essência do serviço.

O fundado da Bluesky é Jay Graber, uma especialista em redes sociais descentralizadas e crítica do poder concentrado nas mãos das Big Techs. Sendo assim, o conselho de administração da Bluesky conta com o Jack Dorsey, fundador e ex-CEO do Twitter, e Jeremie Miller, inventor das tecnologias Jabber/XMPP.

Dorsey se dedicou a criar o sucessor do Twitter logo após ter deixado o comando do Passarinho em 2021. Sua intenção era trazer de volta as raízes da rede social, como ocorria no final dos anos 2000. No entanto, a plataforma enfrentou ameaças quando Elon Musk anunciou a compra do Twitter, já que ele não iria certamente investir em um serviço concorrente, assim a equipe da Bluesky decidiu se desvincular do Twitter e seguir com uma nova empresa.

Como conseguir ter um convite da Bluesky?

Image description

Existem duas maneiras de poder obter um convite da Bluesky:

A primeira é se cadastra no site da Bluesky (bsky.app) e aguarda na lista de espera.

A segunda é receber um convite de algum usuário da Bluesky para acessar diretamente a plataforma.

Acredito que a segunda opção pode ser a mais difícil, mas é a mais eficaz, pois garante acesso imediato a plataforma, já que a primeira opção pode demora bastante, pois vai depender da lista de espera, pois você poder ter que esperar meses para ingressar na rede social.

Esse sistema de convite exige que alguém que já esteja cadastrado envie o código para você, semelhante ao modelo que era utilizado pelo Orkut e mais recentemente, pelo Clubhouse.

No entanto, a quantidade de convites liberados é limitada a apenas um por semana. Em 30 dias você provavelmente poderá convidar no máximo quatro pessoas, o que é muito pouco em comparação com as extensas listas de amigos das redes sociais convencionais.

Bluesky vs. Twitter

Visualmente a Bluesky se assemelha muito ao Twitter, especialmente às versões antigas do Twitter. Tudo o que você já conhece está presente as linhas do tempo, as quatro guias inferiores, o menu lateral, os posts curtos e as ferramentas de interação, como o curtir, repostar e comentar.

É importante ressaltar que a Bluesky ainda não possui tantos recursos quanto o Twitter. Não há suporte para vídeos, áudios ou GIFs, mas é possível anexar links externos e imagens. Ele também não oferece um sistema de assinaturas nem muitas opções de personalização de perfil.

Atualmente, a plataforma está em faze de testes e disponível apenas em inglês, embora seja possível fazer publicações em qualquer idioma.

Uma diferença que é notável entre as duas plataformas é a velocidade de carregamento dos posts.

A Bluesky leva alguns segundos para carregar, mesmo aqueles postes que você já leu antes, enquanto o Twitter realizar essa tarefa quase instantaneamente e atualiza rapidamente as novidades.

Vale apena ter uma conta no Bluesky?

A resposta para está pergunta é: depende. Se você usa uma rede social para interagir com amigos e eles também estiverem cadastrados na Bluesky ela pode ser perfeita.

No entanto, para empresas e marcas que precisam divulgar seus produtos talvez seja cedo demais para usar a plataforma.

Nessa fase inicial, as pessoas estão empolgadas em seguir todos os usuários, curtir todo tipo de conteúdo e buscar visibilidade na rede social. No entanto, essa empolgação pode diminuir com o tempo, e todo o esforço investido na plataforma pode ser desperdiçado.

Top comments (0)