Em outro texto compartilhei como foi meu processo recente para iniciar como Developer Advocate.
Nesse texto vou compartilhar alguns pontos dos meus 3 primeiros meses de atuação.
Contexto
Como vou relatar a minha experiência, acredito que ter um pouco do meu contexto ajuda no entendimento e leitura.
Licença Paternidade
Durante minha mudança para Dev Advocate fiz o deploy do meu projeto mais importante: Minha filha Laura <3, com isso eu tinha minha licença paternidade programada para tirar em Outubro.
Por que acho importante compartilhar isso? Porque eu ia mudar de papel em Julho e em Outubro sairia de licença por 100 dias, ou seja, seriam 3 meses de atuação antes de me ausentar. Além claro do fato de ter uma linda bebê em casa mudando toda a rotina.
Depois quero escrever sobre a licença paternidade, e como a política do Nubank fez diferença.
Conhecimento prévio
No momento da minha mudança eu completava 2 anos e meio de atuação no Nubank, e isso faz toda a diferença. Afinal, não tive que lidar com questões como:
- onboarding de empresa;
- entender ferramentas/rituais organizacionais;
- conhecer pessoas (num geral, as pessoas do meu time novo tive que conhecer hehehehe);
- linguagem/arquitetura utilizada;
Objetivo definido
Conversando com outras pessoas que também fizeram migração para atuar com Dev Rel percebi que ter um objetivo muito bem definido para minha atuação foi um diferencial.
Quando fui chamado para essa oportunidade o foco da minha atuação já estava bem definido, e sabiam que iriamos passar por um processo de aprendizado e experimentação.
Deixar isso explícito desde o início fez toda a diferença! (Valeu Caldeira <3)
Atuação
Fui contratado para atuar internamente como Dev Advocate de uma plataforma de Server Driven UI.
Diferente do que eu tinha visto nas minhas pesquisas, eu iria atuar totalmente voltado para a comunidade interna, mas isso não foi muito um problema, acho que na real foi até uma coisa boa!
Primeiros passos
Uma dica muito boa que recebi do Ricardo Ferreira foi de pensar como user zero, ou seja, ser o usuário zero (antes do primeiro) a usar features, documentações, etc...
Então comecei literalmente do zero:
- Participei de uma das sessões de Mob que o time já fazia para ensinar a usar a plataforma;
- Li e executei os tutoriais que existiam, seguindo passo-a-passo, para aprender a usar;
Uma vantagem grande de fazer isso é que você consegue colaborar durante o próprio processo de aprendizagem: lugares no tutorial que precisou de uma informação a mais, alguma informação que está desatualizada, etc...
Comunidade
Acredito que a parte mais importante do trabalho é conhecer quem usa o que você está trabalhando, para isso estar presente na comunidade é imprescindível. E caso não tenha uma comunidade, acho que a primeira coisa a se fazer é criar uma.
E quando falo sobre comunidade, é um fórum onde as pessoas trocam conhecimento sobre, no meu caso por exemplo é um canal do slack.
Seja um facilitador para que a comunidade cresça e tenha cada vez mais engajamento.
Comecei a participar vendo o que já tinha sido falado, identificando pessoas chaves, principais dúvidas, e interagindo, seja respondendo ou fazendo perguntas para entender melhor.
Organização
Esse foi o ponto mais difícil para mim, com o passar das semanas eu estava pegando mais responsabilidades e começando a produzir conteúdo, liderar sessões de mob, parear com outras equipes, ver novas features, entre outras...
Eu estava acostumado a organizar minhas tarefas de desenvolvedor, priorizar e executá-las.
Agora, muitas das minhas tarefas eram assíncronas e paralelas. Envolviam outras pessoas e equipes. Além de serem muito mais criativas! Eu ficava exausto mentalmente no final do dia, e percebi que isso atrapalhava para ter ideias sobre conteúdo ou códigos de exemplos.
Então resolvi reservar espaços na minha agenda para cada tipo de atividade, deixando espaços de manhã para poder escrever.
Ainda tenho dificuldade na organização, mas acredito que isso virá com o passar do tempo.
Curtiu? Atua como Advocate ou algum papel semelhante e fez algo diferente? Comenta aí :)
Photo by Jukan Tateisi on Unsplash
Top comments (0)