DEV Community 👩‍💻👨‍💻

Francisco Zanfranceschi
Francisco Zanfranceschi

Posted on • Updated on

[Sobre Mim] - Fracassos me Fortaleceram e Ensinaram

Conteúdo original em https://twitter.com/zanfranceschi/status/1557734983879385088


Ei dev,

Acho que algumas pessoas se identificam comigo por eu mostrar vulnerabilidade e insegurança nesse mundo de faz-de-conta onde todo mundo é bem sucedido, perfeito e feliz.

Queria contar alguns fracassos pra te lembrar que o mundo real às vezes é difícil e feio mesmo.

Image


❌ Um dos meus primeiros trampos de TI foi num quartinho, atrás duma loja de informática. Na entrevista eu disse que não tinha experiência, mas o cara gostou de mim aparentemente por eu ter sido honesto. Uma semana depois, ele me demitiu por eu não estar produzindo como esperado.


Eu já morava sozinho, me sustentava e tinha largado um trampo que odiava como tradutor de manuais técnicos pra aceitar esse.

Fiquei muito mal. Eu era ruim, e o moleque muito mais novo que eu que já trabalhava lá era bem melhor/experiente que eu.


❌ Um dos meus ápices profissionais foi ter liderado tecnicamente um projeto internacional. Acabei conhecendo o Japão, China e Índia por causa dele.

Numa fase posterior desse projeto, meu gerente estimou uma evolução em 3 semanas, mas não alinhou comigo.


Resultado: trabalhei 316 horas num mês de fevereiro (teve uma vez que entrei numa sexta às 08:30 da manhã e saí num domingo às 16:00 da tarde ─ dormi no chão da empresa), recebi um feedback horrível e ouvi que quase fui demitido.


❌ Eu era muito fã duma empresa – mais da metade dos meus professores (muito bons) da pós-graduação que fiz eram de lá. Recebi uma proposta de um deles pra trabalhar como arquiteto lá. Fiquei feliz, mas com receio. Tanto é que pedi uma grana super alta pra ver se melava.


Acabou que estava dentro do orçamento :)
Pedi demissão do meu trampo e, no primeiro dia nessa nova empresa, a gerente do cliente (era pra ficar alocado) resolveu fazer uma entrevista comigo e tudo que ela queria era alguém que manjasse de governança. Eu não manjava de governança.


Nunca tinha ficado tão nervoso numa entrevista.

Claro, não passei nessa entrevista no meu 1º dia de trampo :)

Essa empresa da qual era fã então me jogou em qualquer cliente pra lidar com uma tecnologia que nunca tinha mexido na vida e durei um mês lá. Demitido.


❌ Há mais de 10 anos eu tinha um preconceito idiota de que se eu não virasse gerente era pq não tinha ascendido na vida. Eu estava numa empresa que não tinha carreira em Y. Pois bem, insisti muito para virar gerente e por isso me deram um projeto pra conduzir como gestor.


Foi uma das piores fases da minha vida. Ninguém me respeitava como gerente, uma outra pessoa que estava me acompanhando me atravessava em tudo e me senti um lixo. Me lembro pensar que eu não era nem um bom dev e nem um bom gerente – eu era um inútil apenas.


✅ Tenho outras histórias assim. Mas no final das contas, queria deixar uma mensagem positiva pra vc que leu até aqui. Todos esses episódios ruins que vivi me fortaleceram demais – mais do que qualquer projeto bem sucedido, mais do que qualquer elogio.


A cada pancada que tomei, me fortaleci e aprendi depois do mal-estar do fracasso ter passado.

Tem uma frase do Içami Tiba em que ele diz algo como quem é feliz é porque sabe lidar com frustrações – eu entendo na prática o que ele quiz dizer.


Pra vc que está começando e ainda não fracassou: te desejo que lide bem com os certeiros fracassos que irá enfrentar.

Pra vc que está fracassando: vc está aprendendo – dói, mas passa e vc vai ser uma pessoa melhor.

Pra vc que fracassou: tmj 🥲

💕

Top comments (0)

🌚 Browsing with dark mode makes you a better developer by a factor of exactly 40.

It's a scientific fact.