Conteúdo original em https://twitter.com/zanfranceschi/status/1629686843930472455
Achei boa demais essa pergunta que me fizeram no Curiouscat ─ obrigado a quem a fez!
"O que caracteriza a fluência em uma linguagem de programação?"
cc @sseraphini
↓
Respondendo sinteticamente, acredito que a fluência numa linguagem de programação pode ser caracterizada quando o dispêndio da energia cognitiva com sua sintaxe for baixíssimo ─ análogo ao esforço que temos quando falamos em nossa língua mãe no dia a dia.
Acho importante mencionar que fluência numa linguagem de programação não necessariamente significa qualidade de código, lógica, etc., assim como a fluência num idioma não se traduz em qualidade de comunicação. Claro, linguagens de programação não são ambíguas ─ difícil comparar.
Indo ainda mais fundo, existe a fluência em domínios específicos. Se você está lendo isso, você fala português, mas se um médico começar a falar sobre seus estudos, provavelmente você vai entender quase nada e isso acontece com código também.
Você pode ser fluente em aplicações web, bibliotecas, frameworks, networking, segurança, etc. ─ mais ou menos em uns e outros espaços de problemas.
No final, acredito que a fluência numa linguagem de programação seja algo subjetivo de se caracterizar. Tem a ver com fluidez.
É isso ─ essa é a minha opinião. Qual é a sua?
Top comments (1)
Top! Agora me sinto seguro de dizer que tenho fluência em algumas línguas mas não manjo delas em todos os contextos/domínios.