DEV Community

loading...

Docker compose - servidor FTP

Alexandre Fernandes dos Santos
Um apaixonado em transformar tecnologia em algo que mude e facilite a vida das pessoas
・2 min read

Oi pessoal vindo com mais um script de docker-compose que eu fiz pra compartilhar e salvar alguns arquivos aqui em casa com um pc antigo que tava de canto aqui, então se você tem um pczinho aí que não tá fazendo nada e quer usar de backup ou só pra algumas coisas pra não encher o disco sem depender de internet acho uma boa.

Eu usei o proftpd foi o serviço ftp mais fácil e simples que achei tinha o vsftpd também mas era um pouco mais complexo.

version: '3.7'

services:
  ftp-container:
    image: kibatic/proftpd
    scale: 3
    network_mode: "host"
    restart: always
    environment:
      FTP_LIST: "usuario:senha"
      USERADD_OPTIONS: "-o --gid 33 --uid 33"
    volumes:
      - "./files:/home/casa"
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Agora vou explicar algumas configurações que podem ser interessantes vocês mexerem e adaptarem para seu uso:

  • scale - Nesse script tá usando 3 réplicas mas você usar quantas preferir ou nem mesmo usar, nesse caso é interessante porque se um cair por algum motivo um cair tem mais 2 que podem ser usados.

  • network_mode - É para o container usando a network do computador hospedeiro no caso o pc que está rodando o FTP, é usado para expor na rede local o serviço então você pode acessar pelo celular ou qualquer outro dispositivo que estiver na sua rede com essa configuração.

  • FTP_LIST - Aqui é colocado o usuário e a senha dessa forma usuário:senha, pode ser colocado mais de um basta separar cada conta com uma ; detalhe que a senha não pode ter caracteres especiais.

  • USERADD_OPTIONS - Seta o grupo dos usuários criados, desse jeito que está cria e lê arquivos normalmente.

  • volumes - A primeira parte é só a pasta que vai ser compartilhada com o FTP, então os arquivos vão pra ela, recomendo criar uma pasta vazia na pasta do script e colocar o nome dela aí, a segunda parte é a pasta que os arquivos vão ficar dentro do container isso é indiferente pode ser qualquer nome.

E tchau qualquer dúvida só chamar 👋

Discussion (0)