DEV Community

Cynthia Zanoni for WoMakersCode

Posted on • Originally published at Medium on

Speaker Tips: Criando uma proposta de palestra

Photo by Josh Applegate on Unsplash

Compartilhar conhecimento é algo incrível e importante, pois pode inspirar e abrir novas oportunidades para carreira outras pessoas. E se você gosta de eventos e decidiu que chegou a sua hora de contribuir, parabéns 🙂

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como selecionar tópicos (temas chave), escrever título, descrição e também a nossa biografia.

1. Escrevendo a sua biografia

a. Mantenha-o simples, limite a 25–200 palavras

b. Mantenha o texto na 3ª pessoa

c. Diga por que você é a pessoa certa para realizar a palestra que está propondo

Exemplo de uma estrutura de escrita que pode te ajudar a elaborar a sua biografia:

Atualmente___

Antes disso___

Além disso___

Após “completar” estas 3 sentenças, você terá mais facilidade para escrever sua biografia.

2. Sobre o que falar?

Encontrar tópicos para palestras nem sempre é fácil, principalmente considerando a quantidade de novas ferramentas e atualizações que temos acesso diariamente. Para e para ajudar no processo de escolha, crie uma lista, com ao menos 10 tópicos, para responder as seguintes perguntas:

🤩 O que realmente te inspira?

😤 O que pode te irritar?

🧠 O que você quer aprender?

Mantenha uma lista contínua de tópicos e veja o que é recorrente, o que é confortável e o que deve ser evitado. Mapear as áreas que você pode falar é fundamental para que você possa ter uma boa experiência preparando e apresentando, além de evitar “forçar” assuntos que não tenham nada haver com sua trajetória.

#DICA: tente ser o mais específico possível em sua listagem e evite palavras abertas ou que podem significar muitas coisas, como JavaScript e C#. Faça uma abordagem direta, com bases nestes temas, como Implementação de Testes em JavaScript com Mocha.

3. Escrevendo título e descrição

O título é engajador e curto, contendo um call to action (chamada para ação) ligada ao tópico principal da palestra.

A abordagem dos quatro “U” para escrever títulos

  • Seja ÚTIL ao leitor
  • Forneça ao leitor uma sensação de URGÊNCIA
  • Transmitir a ideia de que o principal benefício é de alguma forma ÚNICO
  • Faça todos os itens acima de maneira ULTRA-ESPECÍFICA

Exemplo:

Street Fighting Data Science

Já a descrição, deve conter um panorama do problema que a palestra aborda e o que os participantes aprenderão com ela.

Exemplo:

Novos analistas ou engenheiros são frequentemente perdidos quando as abordagens dos livros didáticos falham nos dados do mundo real. Inspirando-se nas técnicas de resolução de problemas em matemática e física, vamos percorrer exemplos que ilustram como chegar a soluções criativas e resolver problemas do mundo real com os dados.

Extra

Alguns call for papers solicitam um resumo / abstract da palestra e é nele que você pode vender o peixe da sua palestra. Diferente da descrição (que é a informação resumida e pública da sua palestra), o resumo fornece detalhes concretos adicionais sobre o que será coberto. Nele, você deverá apresentar um esboço (de forma textual) da sua palestra e também bullet points (lista de pontos abordados).

Exemplo:

A solução prática de problemas com dados envolve mais do que apenas visualização ou aplicação das mais recentes técnicas de aprendizado de máquina. Intuição, conhecimento de domínio e aproximações razoáveis podem significar a diferença entre um modelo de sucesso e uma falha catastrófica. Aprofundaremos em algumas práticas recomendadas extraídas da resolução de problemas do mundo real, como a computação de tópicos de tendências, a pesquisa relacionada, a limpeza de dados eleitorais e o ranking de especialistas em redes sociais.

Novos analistas ou engenheiros são frequentemente perdidos quando as abordagens dos livros didáticos falham nos dados do mundo real. Inspirando-se nas técnicas de resolução de problemas em matemática e física, vamos percorrer exemplos que ilustram como chegar a soluções criativas e resolver problemas com big data.

• Criando Modelos

• Testes

• Trabalhando com External Data & Crowdsourcing

• Transformando Erros em Melhorias

Seguindo este roteiro, você já conseguirá criar propostas de palestras e submeter para eventos :)

Até o próximo post da série!

Cynthia Zanoni (@cynthiazanoni) | Twitter


Discussion (0)