DEV Community

loading...
Cover image for Programação: Por onde começar?
WoMakersCode

Programação: Por onde começar?

alliconstantino profile image Alícia Constantino Costa ・3 min read

Olá queridos, como estão? Hoje vou falar (ou escrever) sobre como iniciar no maravilhoso mundo da programação!

Como começar?

Faça uma lista de porquês. Por exemplo, comecei a programar quando estava no último ano do ensino médio porque eu adoro aprender coisas novas e também porque achei divertido e que poderia ajudar alguém com isso.
Assim, recomendo que você escreva uma lista das razões pelas quais deseja se tornar um(a) programador(a), porque já vi muitas pessoas que só querem entrar neste mundo por causa do dinheiro e do status, e isso não está errado, mas se você realmente deseja ter sucesso nessa área (ou em qualquer área, na verdade), precisa amar o que está fazendo e ter boas razões para fazer isso.

  • Aprenda lógica de programação

Bem, se você já fez sua lista e tem boas razões, pode começar. Para mim, o mais importante é aprender a lógica da programação , porque depois que você aprender, poderá entender como programar mais facilmente. Existem muitos vídeos e canais no Youtube que ensinam isso, então você não precisa comprar nenhum curso ou algo assim. E se você não gosta do Youtube, existe um site chamado Udemy, onde há vários cursos sobre, bem, tudo, incluindo programação. A maioria dos cursos é gratuita, mas há alguns que você precisa comprar, se quiser, mas eu realmente não recomendo, pois se você procurar direitinho, há muitos conteúdos gratuitos e de qualidade na internet.

Depois de entrar no mundo da programação, você entenderá que precisa ser muito autodidata ,portanto, não espere que a resposta esteja sempre pronta e embrulhada pra presente só esperando por você. Pesquise por si mesmo, corra atrás do conhecimento pois assim você aprenderá ainda mais.

Após isso, recomendo que você entenda o que é frontend, backend e fullstack, porque caso deseje trabalhar com programação eventualmente você terá que escolher um destes caminhos, mas não se preocupe, aqui vai uma breve explicação do que significam cada um destes termos para que você tenha uma ideia melhor de qual escolher:

  • Frontend X backend

Frontend
Tudo aquilo que o usuário vê e interage em um site pode ser chamado de frontend, logo, um programador desta categoria tem por responsabilidade desenvolver interfaces de sites usando HTML, CSS, Javascript e outros frameworks, como Bootstrap e Angular.

Backend
Diz respeito a tudo que está por trás de uma aplicação, como banco de dados por exemplo. Por isso, este tipo de desenvolvedor conhece linguagens como Java, Python, C++ entre outras.

Além dessas duas categorias, há também o fullstack, que é o profissional que possui conhecimento tanto em frontend como em backend e as vezes até mesmo mobile. Ou seja é profissional que consegue trabalhar em todas as partes do desenvolvimento. Costuma ser bastante disputado por ser difícil de encontrar no mercado de trabalho.

  • Onde aprender?

Então, como eu disse antes, Youtube e Udemy são ótimas plataformas de aprendizado para programação. Vou deixar abaixo alguns canais que eu costumo usar para aprender linguagens de programação que são ótimos para quem está iniciando:

Curso em vídeo: https://www.youtube.com/user/cursosemvideo
Bóson Treinamentos: https://www.youtube.com/user/bosontreinamentos
Node Studio Treinamentos: https://www.youtube.com/channel/UCZZ0NTtOgsLIT4Skr6GUpAw
Free Code Camp (em inglês) : https://www.youtube.com/channel/UC8butISFwT-Wl7EV0hUK0BQ

  • Conclusões finais

Com tudo isso dito, se você realmente quer entrar no mundo da programação então seja muito bem vindo(a). Não vai ser um mar de rosas sua jornada nesse mundo mas pode ter certeza que muitas pessoas lhe estenderão a mão no caminho caso precise. Além disso, se tiver alguma dúvida pode me chamar porque eu adoro ajudar. Então é isso pessoal, até o próximo post!

Discussion (8)

pic
Editor guide
Collapse
manuvinagre profile image
Manu Vinagre

Opa! Tudo anotadinho aqui!!! Muito obrigada!

Collapse
linafernandez2 profile image
Lina

Tudo muito bem explicado,para nós que estamos começando a entrar no mundo de T.I,obrigada..!!!

Collapse
alliconstantino profile image
Alícia Constantino Costa Author

Fico feliz que tenha gostado <3

Collapse
julianacjesus profile image
Juliana Campos

Post bem informativo! Obrigada por compartilhar seu conhecimento e experiência.

Collapse
alliconstantino profile image
Alícia Constantino Costa Author

Fico feliz que tenha gostado,obrigada por ter lido!

Collapse
tatianejanneu1 profile image
@tatianejanneu

Adorei as informações e o caminho compartilhado. Muito obrigada.

Collapse
alliconstantino profile image
Alícia Constantino Costa Author

Magina, fico feliz que tenha gostado!

Collapse
renatanunes03 profile image
renatanunes03

Obrigada por compartilhar!!!