Créditos da foto de capa: Érika Alves
No dia 01/02 aconteceu a nossa primeira oficina de lógica de programação da comunidade WoMakersCode RJ. O evento gratuito ocorreu no Sesc Tijuca e contou com o apoio da DigitalOcean e a Alura.
A oficina foi bastante especial para nós. Por conta das vagas limitadas precisávamos selecionar apenas 25 mulheres, mas recebemos no total 156 inscrições o que para nós foi uma grande - e feliz! - supresa. A escolha das participantes não foi fácil, pois a nossa vontade era de escolher todas! Ouvimos histórias incríveis de mulheres de advogadas, arquitetas a jornalistas, vendedoras e estudantes que estavam em busca de um novo aprendizado, mudança de carreira ou simplesmente complementando os seus estudos. Conhecimento nunca é demais!
Muita coisas legais aconteceram durante o dia e tivemos alguns destaques: duas mulheres que vieram de São Paulo para participar do evento - e que no final descobrimos que uma era da Colômbia e outra do Peru! Além disso, tivemos uma participante de 15 anos que nos contou que quer estudar programação e seguir por essa área quando terminar o ensino médio. Sua irmã veio apenas para acompanhar, mas no fim acabou sentando em um dos computadores e participou também. Por fim, uma das mulheres selecionadas veio do Acre, mas por sorte o evento aconteceu bem no período que a mesma estava de férias e simplesmente uniu o útil ao agradável :)
O evento começou às 9h30 com a apresentação da nossa voluntária Luanda Pereira sobre a comunidade e realizando uma pequena dinâmica entre as participantes e depois apresentando o time de voluntárias que estariam atuando naquele dia: Gabrielly de Andrade, Daiane Alves, Adrielle Ribeiro, Mariana Coelho, Hillary Sousa e Aline Bezzoco.
Depois da apresentação inicial tivemos um bate-papo com as voluntárias Gabrielly, Adriele e Hillary sobre as diversas vertentes da área de tecnologia. Em seguida, Daiane e Adriele apresentaram sobre o que é lógica de programação, sua importância na área de tecnologia e além de apresentar a pseudo-linguagem a ser utilizada na oficina, o Portugol, utilizando da IDE Portugol Studio.
Nisso, alguns exercícios foram sendo passados e as mentoras foram ajudando as participantes, tirando dúvidas e auxiliando-as em todos os momentos. No Dojo, a nossa voluntária Gabrielly conduziu o desafio com as participantes em desenvolver um programa chamado Megasena.
Vimos as participantes ajudando umas as outras algo que para nós mulheres é gratificante, já que prezamos pela união e protagonismo feminino na área de tecnologia.
Foto: Mariana Coelho
Por fim, tivemos a hora do sorteio! Sorteamos algumas camisetas cedidas pela DigitalOcean, dois cursos da Alura e um ingresso para o PHPWomen.
Agradecemos a todas as voluntárias que se disponibilizaram a organizar mais um evento da comunidade! Desde a parte da organização até conteúdo e mentorias! Vocês foram incríveis!
Por trás de todo código existem pessoas e essas tem suas histórias para contar. Esperamos que a WoMakersCode tenha sido um capítulo feliz na vida delas e as que se apaixonaram e escolheram a programação como forma de aprendizado possa continuar estudando e conseguir trabalhar como uma pessoa desenvolvedora.
Esperamos todas vocês novamente nos nossos próximos eventos!
Para quem não conseguiu participar desta primeira edição: fiquem atentas, pois estamos considerando fazer mais uma edição ainda este ano :) Acompanhe as novidades nas nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o acontece na comunidade!
Sobre a WoMakersCode
A WoMakersCode é uma iniciativa sem fins lucrativos, que busca o protagonismo feminino na tecnologia, através do desenvolvimento profissional e econômico. Acreditamos que empoderar é incentivar a participação, o aprendizado colaborativo e, acima de tudo, dar voz às mulheres.
Oferecemos para a comunidade workshops, eventos e debates com foco no mercado de tecnologia, orientados para capacitação técnica e fortalecimento de habilidades pessoais. Nós trabalhamos para prepará-las e incentivá-las a investir em suas carreiras e em realizar seus sonhos.
Top comments (1)
Why is this on the front page while not beeing in english
Some comments have been hidden by the post's author - find out more