DEV Community

loading...
Cover image for Por que nós mulheres temos dificuldade de nos candidatarmos às vagas de emprego?
WoMakersCode

Por que nós mulheres temos dificuldade de nos candidatarmos às vagas de emprego?

oliviaresende profile image Olívia Resende ・2 min read

Um estudo realizado pelo LinkedIn, chamado “Gender Insights Report” (Informe de Percepção de Gênero) mostrou que embora ambos os sexos busquem empregos de maneira semelhante, eles se aplicam às vagas de forma diferente. Mulheres são 16% mais propensas a não se candidatarem a um emprego depois de lerem os pré-requisitos e se inscrevem 20% a menos que homens às vagas. O motivo? A pesquisa revela que, a fim de se candidatar a um emprego, as mulheres sentem que precisam atender 100% dos critérios, enquanto os homens geralmente se aplicam após atingir cerca de 60%.

Isto acontece porque desde muito cedo, as meninas aprendem que devem ser educadas e controladas. São ensinadas a agradar, a ter um sorriso bonito, a tirar boas notas, a tomar cuidado para não cair e se machucar. Ao serem criadas nessa bolha de super proteção acaba minando a vontade das mulheres de se exporem a risco e fracassos.

Pensando nessa construção social, percebe-se que isto faz com que a mulher se cobre demais e se valorize menos, às vezes até relativizando ou diminuindo conquistas, esforços e competências. Com isso, ao avaliar os requisitos para vagas de emprego, tende a calcular a probabilidade de ser aceita e quando perceber que é baixa, nem arrisca, pois é melhor desistir do que esperar e se frustrar.

Por outro lado, analisando a forma como os meninos são criados, eles são ensinados a explorar, apostar alto, se arriscar, por exemplo, subir até o topo dos brinquedos e então se jogar com tudo. E, quando se tornam adultos, ao negociar um aumento ou até mesmo chamar alguém para sair, estão acostumados a assumir riscos e sabem que serão recompensados por isso. Podemos concluir que, estamos criando meninas para serem perfeitas e meninos para serem corajosos.

Estes são os principais motivos que dificultam ou impedem que nós mulheres nos candidatemos às vagas de emprego, mas como podemos reverter isso?

  • Tendo autocompaixão, nos tratando com a mesma gentileza e cuidado que temos com as outras pessoas.
  • Aproveitando o processo, sabendo que vamos falhar e que está tudo bem. Quando entendemos que o fracasso faz parte do processo o tornamos mais leve e conseguimos aproveitá-lo da melhor forma.
  • Construindo uma rede de apoio, é muito importante estar cercada de pessoas que te mostram todos os dias o quanto você é capaz ou quem você pode procurar quando pensar em se autossabotar.
  • E, por fim, entendendo que quando nos arriscamos temos mais chances de sermos recompensadas, mesmo tendo que enfrentar alguns fracassos pelo caminho.

Sugestão de TED:
https://www.youtube.com/watch?v=fC9da6eqaqg

Referência:
https://business.linkedin.com/content/dam/me/business/en-us/talent-solutions-lodestone/body/pdf/Gender-Insights-Report.pdf

Discussion (0)

pic
Editor guide