DEV Community

loading...
Cover image for O que é API?
WoMakersCode

O que é API?

Ana Beatriz
Software Engineer, Java Full Stack Developer, Tech Speaker and Comunity Co-Organizer
Updated on ・3 min read

Sumario:

Estamos vivendo num mundo onde tudo é on-line e tudo se conecta de alguma forma, hoje é possível fazer pagamentos num piscar de olhos, mas uma questão sempre fica na mente de quem está iniciando na área: Como que tudo isso se conecta? Como que o dado passa do ponto A para o ponto B.

Na área de tecnologia mais especifícamente em desenvolvimento nos deparamos muito com essa palavra: API.

Porém muitas pessoas desenvolvedoras que estão iniciando tem um pouco de dificuldade de realmente entender o propósito desta sigla de fato.

Este é o objetivo desse artigo, clarear um pouco o conceito de API através de exemplos e de forma simples. Espero que ajude você!

A Sigla API

Como dito na introdução API é um acrônimo vindo da língua inglesa na qual significa Interface de Programação de Aplicações

API acaba sendo um compilado de definições e protocolos que são usados no mundo do desenvolvimento e principalmente na integração de software de aplicações nas empresas, por isso é muito comum ouvir sobre API's em reuniões desde max-level corporativas até numa roda de conversa de amigos em T.I.

Boas API's tornam mais fácil desenvolver um programa de um computador fornecendo todos os blocos de construção possíveis que são reunidos pelo programador.

O que de fato uma API faz?

API faz de maneira simplificada a conexão com a infraestrutura por meio do desenvolvimento de aplicações que são nativas em nuvem.

image

Imagem tirada do artigo "O que é API" - RedHat

API é nada mais nada menos do que o código escrito necessário para atingir o objetivo do ponto A ir ao ponto B.

"Ao entrar no restaurante, o consumidor (site ou mobile), após conferir o cardápio e decidir o que vai querer comer, vai efetuar seu pedido para o Garçom (API). Em seguida, o Garçom vai até a cozinha (servidor) solicitar o pedido do Consumidor. Dependendo do gerenciamento da comunicação do pedido, estrutura da Cozinha, agilidade dos Cozinheiros, o tempo para obter a Entrega do Pedido, no caso o Prato (Resposta) será rápido.
Também podemos adotar o cliente Delivery (Embarcado), no qual também poderá consumir os dados da nossa Cozinha através da mesma API."

Trecho retirado do MundoAPI

Um exemplo da vida real

Um exemplo bem bacana que podemos tirar do mundo real é o ato de comprar passagens áreas online.
O processo é basicamente o seguinte:
Tu vai até o site da companhia áerea e insere o local de destino e no processo de compra insere suas informações como - Nome, Cpf, Infos do Cartão de Crédito e depois disso você tem acesso ao seu ingresso online sendo o mesmo já autenticado para validação no aeroporto.

Mas o que acontece por debaixo dos panos entre inserir suas informações e receber sua passagem online?
É isso mesmo, as API's estão aí!! E as mesmas estão trabalhando num tipo de bastidores e staff com os outros recursos e aplicações para te entregar um resultado final!

Isso é possível por conta de uma ação chamada: Integração.

A integração de sistemas é uma técnica que promove uma grande melhoria no desempenho e na organização das operações de um negócio dentro de um software. ... Para permitir que as soluções de TI sejam empregadas para a circulação de informações entre vários setores, gestores podem implementar diversas técnicas.

Concluindo

API's estao muito presentes no dia a dia de uma pessoa desenvolvedora, e esta tudo bem nao entender tudo de início, conforme as tasks vão sendo passadas pra você, intrísicamente você irá entender o papel das API's.

Um dica de exercício é tentar criar uma regrinha de negócio: Biblioteca, Escola ou até mesmo um catálogo de músicas. E ir criando uma aquitetura para essa regra de negócio, você vai ver que com o tempo vai entender o papel da API.
Obs.: Peça sempre um feedback para entender onde melhorar e como evoluir.

Discussion (3)

Collapse
gilsondelrei profile image
Gilson DElrei

Artigo simples, claro, direto e sem frescuras! Parabéns!

Collapse
nataliawinter profile image
Natália Johann Winter

Super bem explicado, parabéns Ana!

Collapse
anabneri profile image
Ana Beatriz Author

Obrigadaaaa Nati <3