loading...
WoMakersCode

Descomplicando a Gestão de Tempo - aprendizados e dicas

larissadalimar profile image larissadalimar ・5 min read

Estava pensando de que forma falaria sobre isso. Já falei, li e ouvi tanto sobre o assunto. Mas tudo parecia tão superficial. Não conseguia transformar minhas novas ações em hábitos, nunca me sentia satisfeita com o que tava produzindo. Você se identifica? Então, continua que a gente se entende.

Nesse dias de quarentena passei por alguns dias em que estava mega insatisfeita. Pensei em vários cursos pra fazer, tinha vários planos e achei que conseguiria cumprir com todos. Tinha um hora certa para cada coisa na certeza que conseguiria fazer tudo naquele tempo. Em parte, me senti bem melhor, mas em outra, vi as falhas desse escolha e como isso seria a longo prazo. Então vou deixar aqui algumas dicas e aprendizados nesse tempinho, espero que ajuda vocês <3

1 - Entenda seu cenário atual (dentro e fora).

Entender as nossas fases, o nosso momento atual externo (estamos no meio de uma pandemia agora) e interno (como você se sente, quais são suas necessidades e expectativas) é extremamente importante para você decidir quais atividades você dará prioridade, pensando na pessoa que você deseja se tornar, o que você quer mudar a curto, médio ou longo prazo. Então, se dedique ao autoconhecimento e seja consciente com as suas decisões !!

2 - Você não pode ser tudo !!

Eu tenho a mania de querer aprender sobre tudo (Front, Back, UX, DevOps, ...) e quero ser aquela pessoa que se exercita, lê, descansa, estuda e trabalha, mas nem todos os dias eu consigo fazer tudo isso, e TUDO BEM. Ás vezes acontecem imprevistos, ás vezes não estou muito bem. O que importa é agir com consciência, por isso a questão do autoconhecimento é bem importante. Para entendermos quando estamos dando uma desculpa e quando de fato não dá pra fazer tudo.

3 - Atrele suas necessidades aos seus gostos pessoais

Esse ano estabeleci como meta que me exercitaria de uma vez por todas e eu amo me alongar. Foi na quarentena que eu comecei a praticar yoga e logo me encontrei. Percebeu? Eu sei que praticar exercícios físicos é super importante para nossa saúde física e mental e juntei isso a algo que eu gosto também. Agora é automático pra mim fazer yoga depois de tomar café.

Você está precisando estudar algo? Desenvolver um hábito? Atrele esse necessidade a algo que você gosta. Não posso mentir, nem sempre isso vai ser possível e é por isso que temos a próxima dica.

4 - Entenda o propósito

Nem sempre algo vai ser confortável, mas quando se tem bem claro o propósito daquela atividade, você pode continuar. Ainda falando de exercício físico, eu também pratico exercícios para definição muscular, eles me tiram mais da minha zona de conforto e mesmo que eu não goste tanto assim, sei que quando pratico estou saindo da minha zona de conforto, me tornando alguém melhor. E quando dói, eu sei que estou crescendo. Nem tudo é cômodo, mas quando você tem consciência e propósito, muda muito.

Posso parecer coaching falando tudo isso mas essas quatro dicas é para simplesmente comunicar algo a você: VOCÊ NÃO É UMA MAQUINA DE ATIVIDADES !!

Na vontade de ser super produtiva acabei deixando passar alguns prazeres do dia a dia e deixei de aprender lições valiosas da vida porque estava só focada naquilo que devia fazer, quando devia pensar em quem estava me tornando com tudo aquilo. Fica o aprendizado aí ;)

Agora vamos a dicas práticas:

1 - Tenha uma rotina com horários marcados

Vai parecer clichê mas é que tudo parte disso. Precisamos ter hora de dormir, acordar, se exercitar, estudar, etc. E se pergunte por que está fazendo essas coisas. O tempo é precioso e suas atividades trazem resultados, incluindo na sua saúde mental, então também é importante marcar um tempo pra lazer ;)

2 - Faça pausas e conte com imprevistos

Não conte seu tempo super certinho, ás vezes acontecem imprevistos. Além disso, pausas ao longo do dia são muuuuuito importantes. Essas pausas podem servir para conversar com alguém, pegar um solzinho, beber uma água, ouvir um podcast, etc. Ás vezes uso essas pausas para ver algum conteúdo, mas de forma descontraída, não de um jeito que me pressione mais. Vale uma dica aqui também: use o método pomodoro ou adapte ele a sua realidade!! Eu trabalho 50 minutos e descanso 10, isso me ajuda muito ;)

3 - Comecei com poucas metas

Fazendo um curso de inteligência emocional esses dias, ouvi uma dica que achei muita boa: coloque duas metas por dia. Parece pouco né? Mas são duas coisas que você não pode deixar de fazer naquele dia. No final você pode acabar fazendo um pouco mais e ainda ter aquele sensação de satisfação :)
Sou a prova viva que fazer muitas metas pode acabar nos tirando do foco e no final não conseguimos quase nada :(

4 - Vamos do necessário e aos poucos colocando novas atividades

Provavelmente não vai dar certo tentar colocar tantas metas e atividades de uma vez só, então vá encaixando aos poucos. Comece com o urgente, importante e assim vai.

5 - Durma bem

Produtividade tem a ver com qualidade mais do que quantidade, e isso tem a ver com o seu sono. Dormir bem ajuda demais no rendimento do seu dia, então conheça seu "horário bilógico" para ter noção do que é melhor para você, quando você rende mais no dia, o quanto você precisa dormir, etc.

Agora vai algumas dicas de apps para usar:

1 - Google Agenda: Coloque todos os seus compromissos nele, te ajuda a ter uma noção melhor dos compromissos e não se enrolar. Tudo mesmo. PS: ás vezes me pego passando muito tempo em algumas redes sociais, então uso ele pra marcar qual vai ser o meu tempo para ver algumas delas.

2 - Notion: Tô amando esse app e achei ele super completinho, principalmente se você adora uma agenda mas não tem uma agora como eu hahaha. Dá pra organizar tudo nele.

3 - Forest: falando em redes sociais, as vezes faço o meu pomodoro nele. Então marco 50 minutos, então ele desperta e se precisar tenho meus 10 minutos para ver algo no celular.

4 - Habits: Bom esse é um app bem basicão que te notifica na hora daquela atividade proposta te perguntando se você vai mesmo fazer aquilo naquele horário. Se o google agenda for o suficiente pra você nem precisa baixar, mas baixei porque ele dá um panorama dos hábitos que você conseguiu fazer. É bom pra perceber o que já entrou na rotina e o que tem sido mais complicado.

É isso galera, espero que tenham gostado. E vocês? Têm mais alguma dica? :)

WoMakersCode

WoMakersCode’s mission is empower women in technology, creating meetups and workshops designed to help you achieve new hard (technical) and soft skills and take the next step in your carrer.

Discussion

markdown guide