Para quem deseja ter uma interface gráfica para gerenciamento de containers o Portainer é uma boa escolha. Pelo navegador podemos acessar e gerenciar de recursos como imagens e containers Docker, networks e volumes.
O objetivo deste artigo é demonstrar a instalação, bem como os primeiros passos gerenciando localmente containers e outros recursos do Docker por meio do Portainer.
1 - Instalar Portainer com Docker no Linux
A instalação do Portainer é bem simples, primeiramente temos que baixar a imagem do Portainer pode ser baixada através do comando:
docker volume create portainer_data
O comando a seguir permitirá a criação de uma instância para execução do Portainer via container Docker:
docker run -d -p 8000:8000 -p 9000:9000 --name=portainer --restart=always -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v portainer_data:/data portainer/portainer-ce
Em que:
O parâmetro -d determina que o container em questão será executado como um serviço em background;
O atributo -p indica a porta (9000) através da qual acontecerá a comunicação com a aplicação Web correspondente ao Portainer, tendo neste caso se mapeado para o mesmo número da porta default (9000) deste gerenciador;
Já o atributo --name especifica o nome do container a ser gerado (portainer);
A instrução --restart always permite reiniciar o container do Portainer automaticamente;
A configuração -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock permitirá que se gerencie um ambiente Docker local;
Temos indicada ainda a imagem utilizada como base para a geração do container (portainer/portainer-ce);
Acessando a URL http://localhost:9000 no navegador aparecerá a tela inicial do Portainer, nesse primeiro acesso vai pedir a definição de um usuário e senha.
Cadastrado o usuário que atuará como administrador o próximo passo agora será escolher o ambiente de gerenciamento vamos escolher Docker.
Aparecerá então a tela inicial do Portainer:
Será exibido um resumo (Dashboard) contendo informações sobre containers, imagens, networks e volumes existentes no ambiente considerado:
Se acessamos os Containers temos a lista de diversos containers disponíveis no ambiente local, incluindo os status dos mesmos (ativos ou não):
Como podemos observar temos varias opções de gerenciamento do Docker, para quem procurar uma interface mais amigável o Portainer é uma boa escolha.
Top comments (0)