Se o seu Github não é atraente, não se preocupe, é mais normal do que possa imaginar.
Vira e mexe vejo vagas com muitos requisitos um tanto quanto questionáveis na minha opinião.
Nesse post, falarei um pouco sobre o Github, a famosa rede social para programadores.
Se você não sabe o que é Github, uma sugestão é ler esse post da Hostinger que explica de uma maneira super clara e didática.
Voltemos ao assunto principal: Github não atraente.
Em algumas oportunidades de trabalho, frisando que não estou generalizando, vejo que é quesito de exclusão no processo seletivo pessoas que não tem:
- Contribuições em projetos open source
- Serem ativos na comunidade de desenvolvimento de software
- Perfil atraente no Github
Poxa vida, então se eu não for um Githuber commiter eu não sou um bom programador/desenvolvedor?
Em grande parte das companhias em que passei, os projetos ficavam em repositórios privados, em alguns casos utilizávamos alternativas ao Github, como por exemplo, Gitlab.
Sendo assim, ninguém consegue acessar os códigos que faço diariamente, muito menos meus commits.
Agora, se uma pessoa contribuir ativamente em projetos open source, é ativo na comunidade de software, é palestrante/divulgador e outros títulos que podemos ver por ai e ainda assim ter um Github atraente, ótimo, isso é sensacional, eu tento entrar nesse grupo sempre, são essas pessoas que deixam a essência da comunidade de desenvolvimento viva, admiro-os, porém, isso não os torna melhor tecnicamente do que outras pessoas, e claro, essas pessoas podem ter acesso a oportunidades mais interessantes do que os outros, não só pelo fato do Github atraente, mas sim por estar em evidência.
Em minha trajetória profissional, trabalhei com pessoas incríveis e que não tinham sequer nenhum projeto no Github, e fico pensando, caso eles se candidatassem em alguma oportunidade, e fossem automaticamente excluídos do processo por não ter Github atraente, logo eu penso: “Perderam excelentes profissionais”.
Na grande maioria dos processos seletivos atuais, temos testes práticos, na minha opinião pouco importa se a pessoa tem um Github atraente ou não.
São muitas variáveis a serem observadas e analisadas em um processo seletivo, muitas vezes essa pessoa que não tem um Github atraente talvez não goste de aparecer, ou não tenha tempo para contribuir em projetos open source, podemos ir até mais longe, talvez programar seja apenas sua profissão, e não existe nenhum problema com isso, ninguém precisa programar 24 horas por dia, não é mesmo?
As pessoas tem outras atividades, estudar idiomas, tocar algum instrumento musical, jogar video game, fazer exercícios, ficar com sua família e por ai vai..
A mensagem que gostaria de passar aqui é: Ter um Github atraente não significa que você é ser superior aos outros, e meus amigos de Recursos Humanos, por favor, não excluam pessoas de processos seletivos pelo fato de não terem um Github atraente, se fizerem isso, podem perder excelentes profissionais.
Se puder, compartilhe conhecimento, crie posts técnicos, responda perguntas no stackoverflow, quem nunca precisou de ajuda quando estava passando apuros com o próprio código?
Obrigado pelo seu precioso tempo para essa leitura.
Estamos juntos!
Top comments (0)