DEV Community

Vinícius Neto
Vinícius Neto

Posted on

Aprender em Público

A primeira vez que eu tive contato com esse tema, foi através do Twitter do Sibelius e depois de ler alguns artigos dele sobre isso, nas referências encontrei o blog do Shawn Wang onde ele explica um pouco mais a fundo sobre o que se trata o Learn in Public, ou Aprender em Público.

A maioria das pessoas aprendem em 'privado', ou seja, independente se essas pessoas cursam uma universidade, curso técnico, YouTube, Udemy, etc, elas consomem o conteúdo e guardam para si, sem compartilhar tanto dúvidas que surgiram durante algum estudo ou mesmo quanto compartilhar o que a pessoa aprendeu após estudar determinado assunto.

O processo de aprender algo pode deixar de ser complexo, estudar em silêncio ou no privado, pode não ser a melhor forma para todas as pessoas, pois se você tem diversas dúvidas e é uma pessoa que gosta de compartilhar ideias, debater sobre conteúdos, por qual motivo não está Aprendendo em Púbico durante seus estudos?

Uma das melhores formas de estudar, é ensinando. Por exemplo, digamos que eu estou aprendendo sobre X, nunca vi sobre X na minha vida então é tudo novo para mim, se eu estudar todo o assunto e guardar tudo para mim no privado, provavelmente alguns tópicos não foram compreendidos e poderiam ter sido melhor aproveitados, quando eu passo a escrever sobre aquilo que aprendo e a compartilhar com outras pessoas publicamente, se abre um espaço para debater sobre determinado assunto e com isso receber formas diferentes de enxergar as coisas.

Nem sempre você vai entender pela abordagem de um artigo A, pode ser que alguma pessoa acabe te explicando usando outra linguagem ou usando exemplos diferentes que façam sentido para você, por isso é importante compartilhar o que você está aprendendo e também tirar dúvidas publicamente para ter mais 'pontos de vista' sobre algo, quanto mais formas de se enxergar algo você tiver, melhor é, pois as coisas começam a fazer sentido ao ter várias formas de aprender um assunto.

Um tempo atrás eu resolvia as coisas no privado, em grande parte, no máximo trocava alguma ideia com pessoas próximas, mas nunca publicamente. Me deparava com um problema, corria pro Stack Overflow, dezenas de abas no navegador, assistia vídeos, lia artigos, mas não comentava nada com ninguém, passava pelo trajeto sozinho, sendo que provavelmente alguma outra pessoa já havia passado pelo mesmo problema e se compartilhado em público, poderia reunir dezenas de pessoas para comentarem sobre a dúvida.

Algumas dicas que deixo aqui sobre como começar a aprender em público, escolha redes sociais públicas, como o Twitter, e comece a se conectar com pessoas por aí, escrevendo sobre seus aprendizados, dúvidas, e também inicie discussões para que fortaleça o entendimento do assunto. Escreva artigos como este no DEV Community, ou no Substack, Medium, existem centenas de locais para se fazer isso. Você pode também gravar vídeos, se gosta desse formato de comunicação, o importante é compartilhar o conhecimento publicamente e começar a praticar o Aprender em Público!

Espero que essa leitura tenha feito algum sentido para você, sinta-se a vontade para comentar sobre, pontuar alguma discordância ou dar mais dicas sobre esse tema! Continue em frente, aproveite as redes sociais para se comunicar com o máximo de pessoas que puder, compartilhe o conhecimento sempre!

Discussion (0)