DEV Community

Vinícius Sarmento Costa Siqueira
Vinícius Sarmento Costa Siqueira

Posted on • Updated on

Como se proteger na internet: Golpe do WhatsApp

Hoje sabemos que existem inúmeras formas de ataques, clones de números de telefones, golpes em WhatsApp, Fake News e sempre ficamos com aquela pergunta, E AGORA? QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?

O problema é que hoje no Brasil não se tem alguém que faça isso, que de fato resolva esse problema e a justificativa é simples, veja bem, para que um golpe pelo WhatsApp, sim, aquele que o meliante usa um número X se passando por uma pessoa que você conhece, seja seu pai, sua mãe, irmãos ou filhos, enfim, esse golpe é muito comum hoje em dia, porém, muito caro. Sim meus amigos, é caro pro estado abrir uma investigação para descobrir que o meliante já se encontra preso.

"Ah Vinícius, mas o cara tá solto, me aplicou um golpe de estelionato."

Nesse caso, por enquanto o que podemos fazer é cumprir três etapas, lembrando que independente se o golpista esta solto ou preso, é importante cumprir essas etapas.

Contatar o Banco

A primeira coisa é tentar estabelecer contato com o banco que recebeu aquela transferência bancária, ou até mesmo o banco que foi utilizado para realizar o pagamento daquele boleto que eventualmente foi falsificado.

Fazer um Boletim de Ocorrência

Em segundo lugar, devemos fazer um registro de ocorrência na delegacia de policia mais próxima. Primeiro porque você foi vítima de uma fraude, e essa fraude precisa ser investigada, até para que novas pessoas não sejam vitimas de fraudes semelhantes. Segundo porque, se na fraude você, por ventura, informou seu CPF ou qualquer outro dado que possa ser usado para te denegrir, seja usando seu nome, que pode ser utilizado em novos golpes, ou para o meliante usar seu CPF em cadastros de lojas.

Mover uma ação jurídica

Em terceiro lugar, dependendo da circunstância em que o golpe foi aplicado e o valor subtraído, você pode tentar mover uma ação para tentar reaver o prejuízo que sofrido em função desse golpe.

Mas então, qual o objetivo desse artigo? Se não tem muito o que ser feito. Se o golpista muitas vezes fica livre e continua aplicando golpes. Vem comigo que vou te explicar tudo.

Então para que serve esse POST?

Então esse POST serve para seus irmãos, filhos, amigos que trabalham em outra área e que não possuem o mesmo conhecimento que eu e você, que já estamos calejados de tecnologia e sabemos o que deve ser feito. Acredito que possamos ajudar pessoas de outras áreas. E pensando nisso, nessas pessoas, vou tentar passar para vocês um pouco do que aprendi, são passos simples que podem ajudar pessoas que não possuem o mesmo conhecimento a não cair em golpes como esses do WhatsApp.

1. Se atentem na informação

Muitas vezes nos deparamos com a seguinte mensagem: "Bom dia mãe, salva meu contato novo! Meu aparelho deu problema e precisei deixar na assistência.". Toda vez que seu telefone estraga você leva com você o chip, ninguém, repito, NINGUÉM fica com seu chip em assistência técnica, então se o número do seu familiar é 91234-5678 e você receber essa mensagem com essa informação de um número diferente, pode acender a luz de alerta. Esse é um caso comum, que simplesmente ao receber esse tipo de mensagem podemos com calma entrar em contato por mensagem ou ligação para o número ORIGINAL, no caso, o número do exemplo foi 91234-5678 e saber se a informação bate, e pasmem, 90% das vezes as informações vão ser distorcidas. Bora pro segundo ponto.

2. Pergunte algo inventado

Isso já vi muito, as vezes, o primeiro passo fica meio vago, talvez porque seu familiar ou amigo não atendeu para poder confirmar as informações, e o meliante já está importunando, não para de mandar mensagem, começa a tentar tirar alguma informação de você, e a gente precisa reagir fazer algo para saber se estamos ou não falando com a pessoa certa.

Nesse ponto podemos simplesmente fazer uma pergunta, veja o exemplo:

Meliante: "Bom dia mãe, salva meu contato novo! 
           Meu aparelho deu problema e precisei 
           deixar na assistência."

Mãe-Esperta: "Oh minha filha, tudo bem?
              Seu celular estragou na queda
              quando saía aqui de casa?"
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Aí uma observação importante da Mãe-Esperta, ela usou uma mentira, uma informação completamente inventada, essa queda nunca aconteceu, você sabe disso, mas o Meliante não, e ele vai responder "Sim, nessa queda meu celular estragou". Esse ponto é importante, porque você nota, com muita facilidade que tem algo errado, é a mesma coisa de você perguntar "Como está sua tia Fulana?", usando um nome que não existe na família.

Lembrem-se são pontos importantes que devem ser pensados com calma.

Mas Vinícius, você está usando exemplos fácies demais e se o meliante for audacioso e falar algo como

Meliante: "Bom dia mãe, me ajuda, sofri um acidente,
           fiquei sem bateria e estou usando o celular 
           de um amigo."
Enter fullscreen mode Exit fullscreen mode

Pessoal, já sofri em torno de 5 acidentes sendo 3 gravíssimos, NUNCA mandei uma mensagem para meus pais, sempre ligação. Então por lógica, e conversando com pessoas que sofreram acidentes e o mais provável, mais uma vez, NINGUÉM, envia mensagem falando de acidente grave, ainda mais usando o número de outra pessoa, seja amigo ou não. O instinto do ser humano é resolver o problema de forma rápida, então, a forma mais rápida seria uma ligação. Isso nos remete ao passo 1, se atentem a informação passada.

CONCLUSÃO

Sempre o Meliante vai estar em desvantagem se você seguir com esses passos e ficar calmo, porque da mesma forma que você não sabe quem é que está por trás do WhatsApp, o meliante também não sabe quem é você. E se a pessoa que estiver sendo vítima ficar calma e seguir os passos, consegue muito facilmente saber se é um golpe ou não.

Galera esse post já ficou muito grande quero agradecer a todos que tiraram um tempo para ler até o final, e principalmente aqueles que leram e compartilharam.

Então se cuidem e se tudo der certo vem parte 2, vou ajudar vocês nessa BlackFriday, vulgo conhecido como BlackFraude.

Que a força esteja com vocês!!

Discussion (0)