DEV Community

Uriel dos Santos Souza
Uriel dos Santos Souza

Posted on

 

WOT! Web das coisas. A web vai dominar tudo!

Mas primeiro vamos definir IoT

A Internet das Coisas é a rede de objetos físicos ou "coisas" incorporadas com eletrônicos, software, sensores, atuadores e conectividade para permitir que os objetos troquem dados com o fabricante, operador e/ou outros dispositivos conectados.

IETF

A internet das coisas veio pra revolucionar o mundo. Fazer com que tudo seja conectado e gere quinquilhões de dados! O problema esta na interoperalidade entre todos esses dispositivos.

WOT?

Web of Things (WoT) refere-se a um conjunto de padrões formado pelo World Wide Web Consortium (W3C) para facilitar a interoperabilidade, fragmentação e usabilidade da Internet das Coisas (IoT). Em outras palavras, é um subconjunto da Internet das Coisas (IoT) e é construído em torno de padrões de software como REST, HTTP e URIs para permitir que os dispositivos interajam entre si.

Imagine a seguinte situação, você tem em sua casa 3 dispositivos de detecção, cada um detecta uma coisa, água, vento e luz solar.

Mas cada um deles é de uma marca. E cada um deles usa protocolos de comunição próprios.

Você vai ter que contruir(ou instalar 3 ou mais aplicativos no seu celular) algo que se conecte a cada um deles, so jeito que eles aceitam.
Um trabalhão se forem 3. Imagina 10.

A WoT vem pra nos salvar disso.
É como se fosse um framework, que todos os dispositivos aceitam se conectar e o framework se comunica em formato rest, http e URIs.
Pronto, simples e fácil.

WoT são padrões para dispositivos se conectarem a internet tentar garantir a compatibilidade com a origem e o destino.

Depois disso Só a criatividade será um obstaculo.

WoT não substitui a IoT, é apenas um subconjunto, faz parte da IoT.

WoT é composto por muitos padrões arquitetônicos progressivos diferentes que podemos definir em 4 camadas!

Camada 1- Acessibilidade:
Essa camada converte qualquer dispositivo IoT em dispositivo da web "coisa da web". Isso nos permitirá interagir com dispositivo da web convertido com solicitações HTTP. Para simplificar, um dispositivo da web é uma API REST que nos permite nos comunicar com qualquer coisa no mundo real.

  • HTML
  • API REST
  • URL/URI
  • Porta de entrada
  • HTTP

Camada 2 - Encontrabilidade:
Uma coisa é tornar os dados mais acessíveis, mas é totalmente diferente do que os aplicativos podem entender o que são os dados ou a finalidade. Para isso, a segunda camada entra em ação.

Ele garante que outros usuários HTTP possam usar seu dispositivo e é facilmente detectável e funcional por diferentes aplicativos WoT. Isso é feito ressoando os padrões da web semântica para explicar as coisas e seu propósito de existir.

  • Rastreador REST
  • Dados vinculados
  • Link Header
  • Motores de busca
  • JSON

Camada 3 - Compartilhamento:
O trabalho dessa camada é encontrar uma maneira segura de transferir os dados entre serviços com segurança. Diferentes protocolos são usados ​​nesse nível, como TLS, OAuth, etc.

  • Redes sociais
  • OAuth
  • RDFa
  • Criptografia
  • Autenticação

Camada 4 - Composição:
O quarto passo é encontrar uma maneira e ferramentas para construir um aplicativo para a web das coisas. Na camada de composição, as ferramentas da web vão desde kits de ferramentas da web (JavaScript SDKs) que fornecem uma abstração de nível superior para painéis com widgets programáveis ​​e, por último, ferramentas de mashup físico como Node-RED.

  • Integração de Sistemas
  • Node-RED
  • Geração de IU automatizada
  • Aplicativo da Web
  • IFTTT

Voltando ao exemplo da sua casa com 3 dispositivos IoT, agora imagine que mais bens são todos IoT, geladeira, fogão, luzes, TV, as portas e as cameras de segurança.
Fazer algo para usar tudo isso facilmente será um inferno e dependerá de muita mão de obra qualificada o que farão os custos serem proibitivos.

Tudo isso pode ser interligado por meio de WoT. Se te roubarem, seu sistema pode te avisar exatamente quais aparelhos foram.

WoT vem para facilitar a interoperabilidade entre diferentes marcas de dispositovs, fazendo tudo ser tão simples como navegar na internet.

Já temos como começar a usar?

O gateway Mozilla WebThing (https://webthings.io/) é um gateway de IoT inteligente que pode ser usado para integrar dispositivos inteligentes de maneira neutra em relação ao fornecedor e fornecer uma interface da Web para monitorar e controlar dispositivos pela Web.

O projeto Mozilla IoT(https://labs.mozilla.org/learn/iot/)
fornece muitos complementos para integração com diferentes dispositivos inteligentes, APIs de terceiros, nuvem etc. Sendo um projeto de código aberto, qualquer pessoa pode adicionar novos plug-ins a este projeto.
O projeto Mozilla IoT fornece API REST aderente ao padrão Web of Things para comunicação com dispositivos inteligentes.

Os projetos da Mozilla pode ser usados com várias linguagens de programação!

Existem outros projetos para você brincar!

A web vai dominar tudo!

Fontes: https://embeddedcomputing.com/technology/iot/introduction-to-web-of-things-wot-heres-everything-you-need-to-know

http://www.tocadotux.com.br/2018/02/uma-arquitetura-para-web-of-things-wot.html

https://internetofthings.technicacuriosa.com/2017/03/09/hello-world-wide-web-of-things/

https://webofthings.org/

http://www.nce.ufrj.br/labnet/pesquisa/cidadesinteligentes/minicurso-wot-final.pdf

https://blog.gft.com/br/2014/10/28/a-internet-das-coisas-das-origens-ao-futuro/

https://embarcados.com.br/project-things-mozilla/

https://www.infoq.com/articles/web-of-things-iot-apps/

Oldest comments (0)

50 CLI Tools You Can't Live Without

The top 50 must-have CLI tools, including some scripts to help you automate the installation and updating of these tools on various systems/distros.