No artigo a seguir, vou abordar o seguinte tema: A nascimento da linguagem de programação Java, a leitura promove acontecimentos importantes na história da tecnologia, grandes nomes e também curiosidades. Espero que gostem!
O Java teve como seu polo inicial de desenvolvimento na empresa Sun Microsystemes, o desenvolvimento do Java em si, deu inicio entre 1990/1991, O projeto inicialmente se chamava 'Green Project' e teve como pessoas no seu desenvolvimento Patrick Naughton, Mike Sheridan, e por ultimo e não menos importante James Gosling que por muitos é considerado o pai do Java.
Divisão inicial do time era simples, Mike com o desenvolvimento de negócios, Patrick com o sistema gráfico e James (líder técnico do Projeto) ficou empenhado na parte de engenharia e nos estudos de caso, como por exemplo qual linguagem iria ser usadas no desenvolvimento do projeto.
O Green Project não tinha o objetivo de desenvolver uma linguagem de programação, a ideia inicial era ser algo inovador na época apostavam muito na tecnologia que iria interligar computadores e itens domésticos. Como primeira invenção a equipe trabalhou em um projeto chamado 'StarSeven' (*7), basicamente a ideia era ter um controle reomoto touchscreen, com interface gráfica que integrava uma casa com aparelhos domésticos de forma virtual, e possibilitava a interação de humanos fazendo trabalhos e operações rotineiras, esse mesmo projeto tinha como personagem o 'Duke' que era quem dava instruções das atividades realizadas no sistema, que depois de um tempo veio a se tornar o mascote do Java!
CURIOSIDADE:
O 'StarSeven' foi uma iniciativa importante, que anos depois com a evolução da tecnologia foi criado e estabelecido o controle remoto de televisões que conhecemos hoje em dia. Por ser uma ideia muito fora do seu tempo, a industria não abraçou muito a ideia, foram produzidos apenas 6 unidades do aparelho *7 e depois em 1992 o projeto veio a fechar, sem ter a repercussão esperada!
Durante o desenvolvimento do 'StarSeven' vale lembrar que eles tiham que desenvolver tudo aquilo em uma linguagem de programação, nesse processo decidiram por usar uma linguagem de programação independete de plataforma, para minimizar os custos, por esse e outros motivos o time decidiu criar a própria linguagem... Por se tratar de um sistema embarcado, Gosling modificou e trabalhou em algumas estruturas da linguagem C++. O que a equipe procurava era:
- Algo com a sintaxe parecida com C/C++: com o intúito de ser boa para se trabalhar e aprender.
- Confiável: por se tratar de um sistema delicado que executa operações em aparelhos eletrodomésticos
- Segura: proteção afiada contra sistemas mal intencionados
- Garbage Collected: algo com uma coleta de lixo, para proporcionar uma melhor eficiência ao trabalhar com a memória
- Multiplataforma: algo que funcione e rode em diversos aparelhos e sistemas diferentes
- Interpretada: trabalhando com uma arquitetura intermediária, usando (bytecodes) antes de executar o sistema dinamicamente no dispositivo real.
A linguagem inicialmente se chamava 'GreenTalk', esse nome durou pouco tempo. Foi subistiuido por 'Oak' (Carvalho em inglês), pelo simples motivo de ter um grande carvalho à vista da janela na sala de Goling...
Em 1994, Tim Berners Lee que no momento está desbravendo a internet que conhecemos hoje, mais especificamente desenvolvendo o HTML, se juntou com a equipe da Sun e iniciaram o projeto WebRunner, com a proposta de criar a interatividade do *7 em um ambiente Web, como se fosse um navegador!
No desenrolar do projeto tiveram um pequeno problema, foram registrar oficialmente o projeto e todo aqueles detalhes burocráticos e em meio isso tudo o nome 'Oak' já havia sido cadastrado, então de última hora o pessoal precisou elaborar outro nome para a linguagem. A situação foi a seguinte, Gosling convocou uma reunião geral aonde foi questionado: "O que mais te anima?" e a grande maioria das pessoas respondeu 'Café' e baseado na resposta seguiram a seguinte linha de raciocínio, para um café ser bom, ele precisa ser forte e um dos cafés mais fortes do mundo era o café cultivado nas ilhas de Java na Indonésia. E nos Estados Unidos tinha muito esse paradigma de classificar um café forte como sendo uma café java ou 'Java Coffee' e desse momento oficialmente a linguagem de programação teve o nome de Java. Agora pra você faz sentido a logo da tecnologia ser uma xícara de café quente?
Com tudo isso, a equipe decidiu renomear também o nome do projeto, trocando o 'WebRunner' para 'HotJava', que representava toda a interação que o Oak/Java fornecia dentro de um browser na Internet. Vale lembrar que nessa época tudo era muito novo então quando o 'HotJava' foi anunciado todo mundo enxergava um grande potêncial na linguagem e suas propostas, com isso levando o nome 'Java' no topo de audiência. Resumindamente em 1995 a linguagem Java é oficalmente lançada e usada para o desenvolvimento do projeto 'HotJava'. Com uma grande fama, na mesmo época o projeto NetScape estava criando algo também, uma tecnologia que iriam inicialmente patentiar como 'LiveScrip', mas por conta da popularidade do nosso querido Java, a equipe do NetScape faz uma jogada de Marketing, nomeando a nova tecnologia como 'JavaScript'. Então um alerta muito importante: JavaScript não tem nenhuma ligação com o Java, os nome semelhantes tem apenas um aproveitamento proposital em cima da fama do Java para promover uma outra nova tecnologia surgindo no mercado!
Depois desse tramite a linguagem Java foi introduzida na indústria e atende até hoje vários campos no mercado, desde aplicações Web, até embarcados e sistemas robustos de máquina! Um tempo depois em 2006 oficialmente a linguagem Java se torna open-source com a licença GPL (General Public License) e isso foi um marco muito grande. Sem deixar de falar que A empresa Sun Microsystemes, anos depois em 2009 a Sun foi comprada pela conhecida Oracle, por US$ 7,4 bi. Hoje o Java se tornou uma das linguagens de programação mais famosas e ultilizadas que você pode encontrar por ai, isso tudo pelo seu propósito, pela suas características e claro, pela sua história.
Levando em cosideração o tema do artigo acho válido apenas mostrar para vocês o nascimento, a origem da linguagem de programação Java e nada mais além, pois quando o assunto é Java temos um grande repertório, então prefiro me controlar... Espero que vocês tenham gostado da leitura, foi algo muito bom, um estudo simples mas que esclarece a percepção de muitas pessoas por ai, na ignorancia de sempre pensar algo sobre Java muitos não buscam informações válidas e sempre ficam com esse pré-conceito sobre a tecnologia, por isso faço questão de trazer boas informações, instruindo e inspirando cada vez mais as pessaos!
Referências:
Top comments (1)
Adorei essa curiosidade e a história do Javinha. Continue assim meu caro, tinha coisa que nunca vi.