DEV Community

Cover image for Técnicas e Métodos de Estudo para Estudar Programação
Torne-se Um Programador
Torne-se Um Programador

Posted on

Técnicas e Métodos de Estudo para Estudar Programação

Como estudar programação sozinho? Como aprender a programar? Como estudar? Técnicas de estudo como utilizar?
Aprenda as diferentes formas de estudar e como aplicar cada uma delas, se você já parou para pensar quais os métodos e técnicas deveria usar para começar a estudar programação esse artigo é para você.

Receba centenas de conteúdos sobre programação e carreira direto do nosso instagram, siga @torneseumprogramador ou copie o link: https://www.instagram.com/torneseumprogramador/

Tenha acesso ao artigo completo e aprenda agora aqui, copie e cole o link para ter acesso: http://bit.ly/tecnica-para-estudar-programacao

Quando terminar de ler tudo, você vai ter uma ideia de como pode aprender qualquer coisa mais rápido e de forma fácil.
O que vou encontrar nesse artigo?
Essa é uma série de artigos onde você pode consultar técnicas e métodos de estudo para aprender programação de forma mais eficiente e mais rápida, todas essas técnicas e métodos podem ser adaptados para outras áreas de estudo do seu interesse.

O que não vou encontrar nesse artigo?
Você não vai encontrar quais linguagens de programação estudar, qual a ordem de linguagens de programação deve dominar e etc, esses temas e vários outros você pode encontrar e receber diariamente direto do nosso Instagram @torneseumprogramador

Observação
Não existe a técnica ou método definitivo para se seguir, existe a técnica e o método certo que funcione para você, cada pessoa tem um estilo de estudo diferente e que melhor se adapta, por isso é de extrema importância que você volte aqui sempre para consultar a continuação desse artigo para obter mais informações sobre novas técnicas e métodos para você aplicar.

Passo 1, eliminando distrações
Você só consegue estudar de forma eficiente se você se manter focado por um período de tempo, por esse motivo você deve eliminar qualquer coisa que tire o seu foco, então elimine o que te tira a atenção, aqui vai alguns exemplos:

  • Desligue as notificações do smartphone (modo avião pode ajudar).
  • Feche as redes sociais.
  • Feche abas de internet que não tem conformidade com o que você estuda.
  • Avise a todas as pessoas ao seu redor que é seu momento de estudo, e que não quer ser chamado atenção.
  • Fique longe da televisão ou desligue.

Passo 2, tenha uma pré-visualização do conteúdo
Antes de efetivamente começar a se aprofundar no estudo, é de grande importância que você primeiro tenha uma prévia do que você está tentando entender, isso vai fazer com que seu cérebro grave em mais detalhes quando você for se aprofundar no que você está consumindo, essa técnica vai fazer você entender melhor.

Para que você possa ter uma ideia de como é importante aqui vai algumas situações em que a prévia de conteúdo é utilizada.
Sinopse de filmes e séries, em filmes e séries é muito usado a sinopse que é de certa forma um resumo com os aspectos essenciais sobre a história do filme ou série, é uma parte importante para você entender o desenrolar da história ou o que vai acontecer e até mesmo para despertar seu interesse, muitas pessoas quando vão ver algum filme ou serie, primeiro vão visualizar a sinopse para ter uma prévia sobre o que se trata para só então começar a assistir, tenho certeza que você já fez isso alguma vez.

Trailer de filmes, documentários e etc, o uso de trailers também é muito utilizado, é de certa forma um pouco parecido com a sinopse, as vezes quando você quer ver o filme, você visualiza o trailer, seja para entender o que vai acontecer no filme ou para ter uma ideia sobre os aspectos do filme, em casos específicos alguns trailers te ajudam a entender toda uma história se você nunca teve contato com ela.

Se é tão importante, como colocar essa técnica no contexto do estudo da programação? A resposta é depende, depende de que forma você está consumindo o conteúdo para aplicar essa técnica, aqui vai alguns exemplos para você aplicar:
Em vídeo aulas, é muito comum aprender assistindo vídeos na internet, então sempre que você estiver prestes a começar um conteúdo, é importante que você primeiro veja a aula sem pretensão nem uma, apenas aperte o play e comece a assistir sem se esforçar pra tentar entender o que se passa na aula, apenas assista como se estivesse assistindo um vídeo de entretenimento, mesmo que você não entenda nada, depois volte todo o vídeo e comece a prestar atenção minuciosamente pra entender cada conceito da aula, isso vai fazer seu cérebro ter uma ideia melhor do conteúdo e você vai gravar muito mais detalhes, repetir várias vezes uma aula te ajuda ainda mais.

Em livros, dá para fazer algo bem parecido quando você estuda utilizando livros, mas não se preocupe, antes de iniciar um livro você não precisa ler todo o livro inteiro para só depois ler novamente para aprender tudo, faça algo pouco semelhante, ao iniciar um capítulo do livro, passe todas as páginas daquele determinado capítulo lendo brevemente apenas alguns aspectos, de certa forma dê apenas uma folheada visualizando algumas coisas de todo o capítulo, depois volte ao início do capítulo e comece a ler com máxima atenção a cada parágrafo, é bastante importante que você repita a leitura de alguns parágrafos que você não entendeu sempre antes de prosseguir para outro, você vai notar um grande avanço.

Em resumo seja por onde for que você esteja estudando, sempre tente criar um meio de ter uma prévia do conteúdo, isso vai te ajudar a entender tudo da melhor forma possível.

Passo 3, a auto explicação

Existe uma frase de Albert Einstein que diz “Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”. Então você pode aplicar isso aos seus estudos e ver seus resultados deslancharem, é muito simples de fazer e esse método vai te dar a certeza de que você ao menos entendeu o conteúdo minimamente para conseguir se auto explicar, veja como aplicar.

  • Primero consuma o tema que você tem desejo de aprender, seja uma aula em vídeo, ou um capítulo de um livro.
  • Segundo, abra um documento do Word, um bloco de notas, consiga um papel e caneta ou qualquer coisa que você possa anotar.
  • Terceiro, se desligue da fonte do conteúdo e faça sua auto explicação para si mesmo, ou seja, comece a escrever ou digitar sobre o que você aprendeu da aula sem consultar nada, anote tudo que você lembra e explique sempre da forma mais fácil e resumida possível, se você não lembra alguns aspectos da aula ou assunto que você tentou aprender quer dizer que você não aprendeu, então depois de você ter uma visualização do que você conseguiu anotar sem precisar consultar a fonte de onde você tentou aprender, veja o que falta e volte a aprender novamente o que você não conseguiu anotar, e depois da aula, leitura e etc, complemente sua anotação com o que faltava. Esse método vai te ajudar a você ter uma primeira impressão do que você conseguiu aprender, vai fazer com que você se force a pensar no tema ou assunto para pode fazer sua explicação, e vai fazer você anotar, assim ajudando você a memorizar ainda mais, e por fim você vai acabar tendo um documento com anotações que você pode ler para relembrar sempre que precisar, ou seja, quatro coelhos com uma cajadada só, uma mão na roda.

Passo 4, praticar, a mãe das habilidades

Existem várias formas de praticar algo e praticar vai te proporcionar colocar em prática o que você anda estudando e vai te ajudar a saber o que ficou na sua mente e o que não ficou e encontrar os erros e concertá-los.
Alguns estudos e algumas pessoas dizem que você precisa de determinadas horas de prática para definitivamente aprender, eu não vou te falar quantas horas determinadas você deve praticar, a verdade é que cada pessoa é diferente e algumas precisam praticar mais que outras.

Então como praticar o que estudo sobre programação? Alguns acham que repetir o que é mostrado em um vídeo ou livro é suficiente, a verdade é que na maioria das vezes você só está transcrevendo o que viu e tem a falsa sensação de estar praticando, então veja como praticar de forma mais eficiente agora:
Primeiro, repita junto com o vídeo ou livro que você está consultando, isso mesmo, repita consultando a fonte do seu estudo, se é alguém explicando um conteúdo em um vídeo faça junto com ele vendo o passo a passo, se é um livro, veja cada detalhe e vá REPETINDO, repita em conjunto algumas vezes até tudo dá certo e vá para o segundo passo.

Segundo, agora que você já repetiu e sabe como funciona chegou a hora de você fazer a mesma coisa só que sozinho, sem consultar a fonte do seu estudo, tente replicar o que você fez em conjunto mas, faça isso sozinho, ou seja, sem consultar nada, apenas com o que você conseguiu memorizar, pratique com tudo que você lembra, mesmo que você não lembre de tudo pratique apenas com o que você lembra, se para chegar em um resultado satisfatório você tiver que adaptar a prática, isso quer dizer, não seguir o mesmo caminho que você seguiu repetindo, faça sem medos, isso vai ajudar também, no final compare com o que você repetiu antes, com o do professor da aula do vídeo que você viu, ou com o livro que você consultou e vá corrigindo, siga para o passo terceiro.

Terceiro, chegou a hora de você criar novas ideias com o que você praticou, como assim? Segue uma analogia para você entender melhor, se você aprendeu a fabricar uma moto, com o que você aprendeu tente fazer um triciclo, entendeu? O que eu quero dizer é, se você aprendeu a construir um algoritmo para cadastrar carros por exemplo, faça um novo para cadastrar aviões por conta própria e veja até onde você consegue avançar, se você aprendeu a fazer um tipo de site, tente fazer um site por contra própria com um tema diferente do que você fez em aula, esse método é um dos mais importantes, você vai utilizar o que você aprendeu para criar novas coisas, isso vai colocar em prova o que você aprendeu e do que falta você aprender, também vai te deixar motivado sempre que conseguir criar novas ideias, e o mais importante, você vai aprender de fato, e vai conseguir ter a ideia do poder que tem nas mãos.

Seguindo todos os passos você vai:

  • Ficar mais focado eliminando as distrações.
    • Você vai entender mais rápido o conteúdo tendo uma pré-visualização dele.
    • Você vai saber o que você conseguiu armazenar na cabeça se auto explicando e vai saber o que não aprendeu direito.
    • E por último você vai conseguir colocar de fato em prática tudo que aprendeu, tendo definitivamente a prova de que conseguiu aprender simplesmente praticando o que aprendeu e aplicando e criando novos modos de aplicar a prática.

Vou te mostrar várias outras técnicas e métodos para você aprender de forma eficiente sempre, e aplicar na sua vida, você vai ver grandes resultados aplicando tudo que estou te passando, essa foi apenas a parte 1 do conteúdo, se você deseja que eu faça a parte 2 com técnicas mais eficientes deixe um comentário ou me envie uma mensagem no meu Instagram @torneseumprogramador me marque também em Stories ou publicações se você colocar em prática o que te passei, e me conte como foi seus resultados, tenho certeza que você vai aprender de forma mais rápida e eficiente com todo esse conteúdo. Me incentive a continuar comentando o que achou, vou me sentir muito mais motivado para colocar a parte 2 o mais rápido possível. ;)

Veja conteúdo complementar:
Dicas eficazes para manter o foco nos estudos de programação:
http://bit.ly/dicas-para-manter-o-foco-no-estudo
Por que você não consegue aprender a programar? E como você vai conseguir:
http://bit.ly/porque-voce-n-aprende-a-programar
Técnica para focar nos estudos de programação:
http://bit.ly/tecnica-para-focar-no-estudo-de-programacao
A incrível pirâmide do aprendizado:
http://bit.ly/a-incrivel-piramide-do-aprendizado

Discussion (0)