DEV Community

Tiago Euzebio Cordeiro
Tiago Euzebio Cordeiro

Posted on • Updated on

Como manipular variáveis locais utilizando SQL Server

O que são variáveis locais?
As variáveis locais são objetos que armazenam dados únicos de tipos primitivos do SQL, como INT, REAL, VARCHAR, entre outros. Elas são usadas em escopos locais e podem receber valores de tabelas do banco de dados ou através de comandos SET. Variáveis locais são úteis para realizar uma variedade de operações dentro do SQL, como contagem, cálculos e testes básicos.

Como eu manipulo essas variáveis locais?
É bem simples. Podemos criar uma variável local utilizando a instrução "DECLARE" do SQL, após isso colocamos um @ como prefixo no nome da variável, e por fim, colocamos o seu tipo.

Como por exemplo:

Declaração

Nesse exemplo, eu criei uma variável cujo o nome é "nome" e afirmei que a mesma é do tipo VARCHAR, com até 20 caracteres.

Para atribuir valores, podemos utilizar o SET, como no exemplo:

Atribuição

Com esse valor armazenado, podemos acessar este objeto, com um SELECT.

SELECT

Obviamente, esse é um jeito muito simples de manipular essas tais variáveis locais. Podemos trabalhar com elas de várias maneiras, como: atribuir o valor de uma coluna de uma tabela. Veja o exemplo:

ACESSO DIFERENTE

Conclusão
Neste artigo, exploramos os fundamentos da manipulação de variáveis locais no SQL Server. Essas variáveis são úteis para uma variedade de tarefas e podem ser facilmente manipuladas usando as instruções DECLARE e SET. Obviamente, existem diversas maneiras de aplicação dessas variáveis, como em Stored Procedures, por exemplo. Mas, neste artigo, exploramos as funcionalidades e fundamentos básicos. Dominar o uso de variáveis locais pode ajudar a simplificar e otimizar consultas SQL.

Top comments (0)