DEV Community

Cover image for [pt-BR] Preciso de um super setup para ser um bom dev?
Thomas Ribeiro
Thomas Ribeiro

Posted on

[pt-BR] Preciso de um super setup para ser um bom dev?

Você já deve imaginar que uma resposta simples, curta e grossa seria

Não!

Mas, porque não? Então, esse questionamento é um dos que alguns amigos e conhecidos vêm me perguntando, então resolvi falar um pouco mais, sobre...

Sonho de todo dev

Então, não dá pra negar que uma boa máquina, ferramentas e apetrechos legais deixam o Batman muito mais divertido né, mas só basta isso para ele combater o crime? Não, então da mesma forma que ele, é o nosso caso como desenvolvedores, qualquer bom profissional almeja sim montar o seu setup ideal e estar mais confortável, mas tudo é questão de gosto, tempo e investimento.

As vezes outras situações pesam mais e são mais urgentes na caminhada de um bom dev, seja ele de qualquer tecnologia, então o melhor a se fazer é sempre pesquisar, estudar, investir tempo no que realmente agrega.

O que realmente precisa um dev ou almejante a dev?

Notebook ou Desktop

Qual a diferença de ambos? Então, apenas o transporte e manuseio, onde o notebook você terá flexibilidade de levar para onde bem entender e o desktop, é mais trabalhoso de transportar, com tudo, não existem barreiras quando se tem vontade de aprender e evoluir.

Monitor

Esse é um item um tanto quanto opcional, pois sim, ele facilita no quesito de testes e também possibilita melhores visualizações, é de fato uma mão na roda, mas não é obrigatório, então jamais deixe de tentar evoluir por não ter algum recurso ou material que você vê em vídeos ou na internet, o fundamental é sua vontade de aprender e pesquisar.

Considerações

Ter um setup do momento é sem dúvidas maravilhoso para qualquer desenvolvedor, pois é com isso que todos os dias podemos executar nosso trabalho de forma mais confortável.

Mas assim como nós seres humaninhos, isso é um sonho que podemos ir melhorando com o tempo, bem tranquilo e de boa, o que vai te destacar é justamente não ficar estagnado esperando a oportunidade cair do céu, levanta e corre atrás, aprendizado é muito importante, tanto tecnicamente como para uma vida melhor e mais leve. De acordo com o crescimento da carreira, o setup vai se adequando a isso de forma bem natural.

Discussion (2)

Collapse
guithomas profile image
Guilherme Thomas

Muito bacana o post, queria só complementar que existe bastante diferença entre desktop e notebook além da portabilidade. Geralmente o note sempre vai ter bem menos performance, mesmo com o mesmo processador, comparado ao desktop, pelo fato de precisar consumir menos energia.
Não vou entrar no mérito dos chips M1/M2 pois estamos falando de um setup para iniciantes hehe.

Hoje também temos opções bacanas como IDEs online, tipo a Replit que funciona muito bem para o que foi projetada.

Collapse
thribeiro8 profile image
Thomas Ribeiro Author

Muito bem observado Guilherme, comentário bastante construtivo mestre!