Olá comunidade! Estou no mundo do desenvolvimento desde o agora longínquo ano de 2012, durante esse tempo ouvi a pergunta do título acima inúmeras vezes, essa e muitas outras relacionadas como: Começo com qual linguagem? Preciso fazer faculdade? Qual linguagem é mais simples? Demora muito pra aprender? etc. Ainda durante esse período trabalhando com desenvolvimento necessitei migrar de linguagem várias vezes (O que para alguns é sempre um novo começo), passei pelo C na faculdade, Java, Php, Delphi, JavaScript, TypeScript, React, React Native. Sempre que estava fazendo essa migração me lembrava das palavras de um professor na faculdade: "Você não deve se preocupar em aprender a linguagem, preocupe-se em aprender a PROGRAMAR!". E, realmente é esse o segredo! Se aprendemos a programar, a linguagem passa a ser secundária, ela se transforma simplesmente em SINTAXE! Abaixo vou tentar responder algumas das perguntas que mais ouvi ok?
Por onde eu começo?
Hoje temos uma oferta gigante de conteúdos pagos e gratuitos sobre desenvolvimento na internet, muitas vezes o desenvolvedor iniciante sente-se perdido sem saber o que realmente tem importância, o que estudo primeiro? Outro fator que atrapalha é o fato de escolher um curso que vai ensinar a LINGUAGEM, não a programar! Antes de escolher um curso para aprender a "linguagem da moda", dê um passo atrás e aprenda a programar antes de aprender a linguagem. Estude lógica de programação, aprenda as estruturas básicas. Veja, se uma pessoa sabe dirigir, ela pode trocar de carro e conseguirá dirigir um carro diferente, mesmo que isso exija uma certa curva de aprendizado e adaptação. Com as linguagens acontece basicamente isso! (É, eu sei, a curva de aprendizado pode ser maior ao trocar de linguagem mas a metáfora ainda vale!)
Enfim, aprenda a lógica, as estruturas de dados, estruturas de repetição, estruturas de desvio de fluxo, tipos de dados pois no final das contas é isso que o programador utiliza no seu cotidiano independente da LINGUAGEM!
Preciso ter faculdade?
Bem gente, esse tema é polêmico e já adianto que, como eu fiz, não conheço muito o outro lado da força rs! Contudo trabalho com profissionais muito competentes que não cursaram faculdade, mas... acredito que a faculdade seja sim facilitador e se você aí iniciante puder FAÇA! Os cursos superiores oferecem aos alunos um encadeamento lógico dos conhecimentos além de focar bastante justamente nos aspectos mencionados no tópico anterior, criando uma base sólida de conhecimentos indispensáveis a todo dev, ou seja oferece uma trilha a ser percorrida durante o curso facilitando a assimilação do conhecimento. Além disso, o curso vai agregar conhecimentos em outras áreas, que também serão importantes na caminhada profissional de um desenvolvedor. É importante aprender sobre administração, matemática, inglês etc. Mas... CUIDADO os cursos superiores tem uma tendência de serem muito teóricos, então tenha em mente que será preciso colocar a mão na massa e praticar tudo que for visto durante o curso OK?
Mas afinal, qual linguagem escolher?
Bem, após adquirir os conhecimentos que mencionei acima, finalmente chega a hora de programar de VERDADE! E aí uma linguagem faz-se necessária! Aqui, meu conselho é realizar uma pesquisa no mercado, veja quais linguagens estão sendo mais utilizadas, veja as que as empresas mais utilizam e faça a sua escolha! Nesse ponto escolher uma linguagem com tipagem dinâmica e fraca pode ajudar o dev iniciante a enfrentar menos problemas e se frustrar menos no início. Hoje no mercado temos o JavaScript e o Python (tipagem dinâmica mas forte!) que na minha visão são excelentes portas de entrada por serem mais flexíveis e permissivas com pequenos deslizes do programador iniciante!
Finalizando
Agora um último conselho, seja qual for a linguagem PROGRAME! De nada adianta ter feito mil cursos apenas assistindo aulas, ou ter lido uma montanha de livros e artigos, o que vai te dar fluência em programação, aqui de novo INDEPENDENTE DA LINGUAGEM, é a prática! É na prática que você vai sentir as dores do dia a dia e aprender com elas para se tornar a cada dia um programador melhor.
Por hoje é isso pessoal, lembrando que o exposto nesse humilde post é minha OPINIÃO com base no que vivenciei ao longo da minha trajetória no desenvolvimento e tem o intuito de ajudar padawans iniciantes ! Até Mais!
Top comments (2)
Muito bom Thiago!! 👏🏻
boa Thiago, a prática é o caminho