DEV Community

Cover image for As 5 Linguagens mais amadas de 2023
Terminal Coffee
Terminal Coffee

Posted on

As 5 Linguagens mais amadas de 2023

Introdução

Como vimos no ranking da semana anterior sobre as linguagens mais usadas de 2023, hoje veremos as linguagens mais amadas, segundo novamente o grande StackOverflow. E será que as linguagens que apareceram na lista anterior vão figurar na lista desta semana (espero que tenham sentido o suspense)? Independente de sim ou não, esse é o tema do post de hoje. Então, sem mais introduções longas e mistérios que ninguém se importa!

1- Rust

Para abrir nossa lista, temos Rust, a linguagem que se consagrou como a mais amada pela comunidade em 2023, com 84,66% dos votos. No quesito popularidade, ela não fica nada mal, sendo a 14ª linguagem mais popular do ano de 2022/23. Isso mostra que é possível ser popular e ainda assim ser muito amada por seus usuários. Rust conquistou quase uma unanimidade, com quase 85% de aprovação. Os motivos que fundamentam essa aprovação são: linguagem e features modernas inspiradas em linguagens funcionais, execução rápida (ótima para sistemas que requerem performance de memória), sistema seguro e intuitivo que evita erros comuns por parte do usuário (ideal para iniciantes, pois é mais simples que outras do mesmo nicho como C++) e para finalizar é uma linguagem extremamente versátil, podendo ser usada desde sistemas embarcados, back-end, front-end até assembly e servidores de redes. Um verdadeiro "pau para toda obra" fazendo de tudo um pouco e mesmo não sendo a perfeita ou a melhor em tudo compete bem com as linguagens de alto nível. Feitos esse que devem ser respeitados e que são para poucos. Colocação mais que merecida em primeiro lugar para o Rust. Uma salva de palmas ao nosso guerreiro!

2- Elixir

A segunda colocada de nossa lista é o Elixir, com 73,13% de aprovação da comunidade. Ao contrário de nossa campeã Rust, o Elixir não é muito popular na comunidade, sendo mais underground e de nicho, ficando impressionantes 16 posições abaixo do Rust na lista das mais populares do ano. Mesmo assim, é uma linguagem muito amada, provando que quantidade não diz respeito à qualidade, mostrando que possui um público muito fiel. E por motivos óbvios, é uma linguagem funcional que finalmente trouxe a popularidade merecida a esse paradigma antigo e esquecido (sem clubismo, é claro). Foi desenvolvida por um brasileiro, então ganha pontos porque sim (aqui é Brasil, p... Censurado pois aqui é uma página de familia!). Se você discorda, não é brasileiro de verdade (brincadeira). Sucessor moderno e herdeiro do Erlang, pois herdou grandes características como sistemas de baixa latência, distribuídos e altamente tolerantes a falhas, sintaxe fina e muito elegante (apenas para verdadeiros gentlemen) e muito utilizada em bancos novos como o Nubank (adeus COBOL, não sentiremos falta). Características que mostram os motivos do Elixir ser tão popular. Vai, Brasil!

3- Zig

No terceiro lugar, com a medalha de bronze de nossa lista, temos Zig, a linguagem que possui dois mascotes, o grande lagarto espacial. Ela possui 71,33% de admiração de seus usuários, e os motivos são simples e fáceis de entender. Possui um sistema seguro e com alto desempenho, minimizando erros comuns de programadores e controle detalhado de recursos. Semântica bem definida e direta, evitando armadilhas comuns em outras linguagens, com foco na simplicidade. Possui compatibilidade com C, sistema de compilação integrada, suporte a múltiplas plataformas, tipagem forte e o "molho" que a faz ser tão amada é uma comunidade bem ativa e em expansão, o que torna sua colocação nessa lista muito justa.

4- Clojure

Sendo a primeira a ficar de fora do nosso pódio, temos o Clojure com 68,51%. Seguindo a linha mais underground do nosso segundo colocado Elixir, o Clojure definitivamente não é uma das linguagens conhecidas do momento. Mesmo assim, mais da metade do público que a usa ou conhece gosta muito dessa linguagem. Os motivos são simples: é uma linguagem funcional (Ora, Ora, parece que estamos começando a ver uma tendência por aqui), não só funcional, mas funcional dinâmica, seguindo os passos do já citado Elixir, mostrando que ser FP está guardado com carinho no coração dos Devs.

5- TypeScript

E para fechar nossa lista com chave de ouro, temos TypeScript, que também aparece no nosso top 5 das linguagens mais populares/conhecidas de 2023. Essa linguagem sem dúvidas mostra que é possível ser muito conhecida e ainda sim muito amada pelo público, sendo a única desta lista que está em ambos os posts. Linguagem perfeita não existe, mas o TypeScript está muito próximo de ser o mais perto da perfeição, segundo seus usuários, deixando o Tio Bill muito orgulhoso.

Conclusão

No ano de 2023, essas foram as grandes campeãs do amor de grande parte dos Devs. Eu sei que tinha sido prometido falar das mais odiadas, mas o amor sempre vence o ódio, por isso, isso ficou para a semana que vem. Então, deixem nos comentários as linguagens mais odiadas por vocês, e nos encontramos no próximo post.

Top comments (0)