Introdução
A área da tecnologia é conhecida por ter uma pequena representatividade feminina em sua grande gama de colaboradores. Porém, você sabia que o primeiro programa de computador interpretado por uma máquina foi feito por uma mulher? E não por qualquer mulher; o mesmo foi desenvolvido pela escritora, matemática e Condessa de Lovelace, Augusta Ada Byron King, para os mais íntimos, Ada Lovelace. E como nós do Terminal Coffee não poderíamos deixar essa data passar, hoje vamos resumir de forma simples sua história e a criação desse marco da tecnologia. Então, sente-se que lá vem história.
Quem foi?
Nascida em 10 de dezembro de 1815 em Londres, Ada era filha do grande poeta romântico George Gordon Byron e da baronesa Anne Isabella Milbanke. O casamento de seus pais era muito instável e por isso não durou muito, logo, eles se divorciaram. Mesmo com todo esse drama em sua vida, Ada tinha inúmeros privilégios, pois sua mãe era parte da corte da rainha Vitória. Esses privilégios bancaram sua vida de estudos desde cedo, pois sua mãe acreditava que se ela tivesse muito tempo livre, acabaria como seu pai, Lord Byron, que era conhecido por ser muito talentoso, mas uma pessoa não muito equilibrada mentalmente. Por isso, teve a mentoria de grandes pensadores da época, Mary Somerville e Augustus De Morgan, com o intuito de distanciá-la das artes e inseri-la nas ciências.
Trajetória
Em sua trajetória, Ada acreditava que a metafísica era tão importante quanto a matemática e que juntas eram necessárias para se ver "mundos invisíveis ao nosso redor". Esse pensamento se tornou fundamental em sua carreira e desenvolvimento como profissional. Mais velha, tornou-se amiga do matemático britânico Charles Babbage, onde trabalharam juntos na criação de uma máquina analítica capaz de realizar cálculos através de funções determinadas. Com essa curiosidade e experiência adquiridas com o tempo e no projeto com Charles, no ano de 1842, Ada começa a traduzir um artigo de um promissor engenheiro italiano chamado Luigi Federico, mas não só o traduziu como adicionou anotações para melhorar a ideia inicial. Na última página de suas anotações, cria um algoritmo que a máquina pudesse computar a sequência de Bernoulli.
Este algoritmo, muitos anos depois, foi reconhecido como o primeiro algoritmo da história, eternizando o nome de Ada na história. Infelizmente, Ada morreu aos 36 anos de câncer de útero, deixando uma curta trajetória na tecnologia, mas, sem dúvidas, contribuições marcantes para o mundo.
O primeiro algoritmo de computador
O algoritmo de Ada Lovelace calculava a sequência de Bernoulli, que era uma fórmula da física compreendendo a ideia de fluidos e pressão, resumida por: "dentro de um fluxo de fluido horizontal, pontos de velocidade de fluido mais alta terão menos pressão do que pontos de velocidade de fluido mais baixa.". E possuía uma fórmula para sua resolução:
Nosso foco não é o conceito no qual Ada se inspirou, mas sim a forma como o fez. Agora que foi compreendido de forma superficial o conceito da fomula vamos as ideias de Ada Lovelace com suas anotações.
As ideias de Ada, apresentadas em suas anotações e algoritmos, foram as seguintes:
Conceito inicial de máquina de uso geral, descrita na nota A, também inclusa no apêndice do artigo, previa que "a máquina não estaria unicamente limitada aos números, mas que poderia atuar sobre qualquer objeto suscetível de ser adaptado à notação e mecanismo da máquina";
Previu a utilização dos computadores no desenvolvimento de músicas em qualquer grau de complexidade, como podemos ver na popularidade de IAs na criação de músicas atualmente, como o polêmico novo disco dos Beatles com as vozes instrumentais feitas por computador para reproduzir os membros originais já mortos;
Utilização de cartões perfurados, inspirados nos padrões algébricos do tear de Jacquard;
A ideia de loop ou laços de repetição de um sistema (for), conceito necessário para a resolução da sequência de Bernoulli;
A ideia de sub-rotinas de sistema;
Conceito precursor de estruturas condicionais (if-else);
Representação de elementos com símbolos (Maior >, menor <, igual =).
(Nota G contendo o primeiro algoritmo de computador da história. Fonte: Note G © Magdalen College Libraries and Archives, Daubeny 90.A.11)
Influência
Sua influência foi muito grande no mundo inteiro, pois na Inglaterra, sua terra natal, ela foi homenageada em 2016 com a inauguração da faculdade “Ada National College for Digital Skills”, uma faculdade com foco nos estudos da tecnologia. Em 27 de julho de 2018, o senador americano Ron Wyden estabeleceu 9 de outubro como “Dia Nacional Ada Lovelace“, formas essas de honrar e lembrar de sua vida e contribuições como uma das principais mulheres na ciência e matemática de toda a história.
Em sua homenagem em 1980 foi desenvolvida a linguagem Ada, linguagem hoje utilizada em aplicações como a aviação comercial, sistemas de comunicação, produção industrial.
Conclusão
Ada Lovelace, sem dúvidas, foi uma mulher excepcional, e nós do Terminal Coffee não poderíamos deixar de homenagear essa grande mulher e expoente da tecnologia. Caso interesse uma parte 2 explicando de forma mais detalhada como funcionava o seu algoritmo ou sobre outras personalidades da tecnologia, deixe nos comentários e até a próxima semana com mais postagens.
## Links de referência
https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/ada-lovelace-a-primeira-programadora-da-historia/
https://gec.proec.ufabc.edu.br/profissao-cientista/ada-lovelace/
ASS: Estagiário Mal Remunerado
Top comments (0)